Esfoliante Hidratante Corporal: dá para usar nos pés?

Esfoliante Hidratante Corporal: dá para usar nos pés?

Entre os cuidados com os pés, esfoliar pode ser um passo importante, sabia?

Quem aí sofre com calos, calosidades e ressecamento nos pés? Pois esse papo aqui é exatamente com vocês. Você sabia que a esfoliação dos pés pode contribuir para deixá-los mais lisinhos e macios? É verdade e a gente vai explicar tudo por aqui.

pés

Calos, pés ressecados e rachados

Muita gente fica incomodado com algumas questões nos pés. Pés e calcanhares rachados, por exemplo, são causados por um ressecamento excessivo da pele ou pelo atrito constante da região: "Quanto mais você andar descalço ou calçar sandálias desconfortáveis, maior a chance de ficar com os pés rachados", já contou a Dra. Monalisa Nunes, dermatologista.

+ Pele do corpo: as diferenças para se conhecer

Calos e calosidades (nome técnico: hiperqueratose) também podem ser um pesadelo. "Ambos são áreas de pele com excesso de queratina, o calo geralmente é mais superficial e maior, enquanto a calosidade é menor e mais profunda", explica ainda a Dra. Eles surgem devido ao atrito, pressão excessiva e constante em determinada região (geralmente sobre uma superfície óssea), deixando a pele mais grossa e rígida.

Esfoliação ajuda a cuidar dos pés?

Primeiro, é importante procurar um especialista. É ele que vai determinar o tipo de lesão e passar o tratamento adequado, claro. Mas temos dicas de cuidados gerais!

Um dos principais cuidados com os pés é, sem dúvida, a hidratação. É ela que vai evitar o ressecamento da região, deixá-los mais macios.

+ Esfoliação da pele: como fazer e qual a sua importância

E a esfoliação? "A esfoliação frequente nesses locais (1 a 3 vezes por semana) vai promover a gradual remoção de forma mecânica dessa pele mais grossa e endurecida que foi causada por atrito e pressão", explica Clara Amore, pesquisadora da equipe de Pesquisa e Desenvolvimento da Sallve.

A pesquisadora ainda explica que o processo de renovação da pele da sola dos pés é mais demorado, leva mais do que os 28 dias esperados no restante do corpo. "O que pede uma atenção maior no uso dos cosméticos. Há quem diga que a hidratação começa pelos pés. Para ajudar no processo de recuperação da cútis dos pés, devido às células mortas produzidas pelo atrito constante dos sapatos, é recomendável fazer uma esfoliação para potencializar a absorção do hidratante a ser usado. Esse cuidado vai acelerar a renovação celular e vai afinar a cútis da região."

+ Esfoliação e renovação celular: tem diferença?

Ao contrário de esfoliantes, utilizar lixa para melhorar o aspecto desidratado dos pés não é recomendado, como já nos explicou a Dra. Monalisa Nunes. "É mito essa ideia de que quanto mais você lixar os pés, mais lisos eles vão ficar. Quanto mais você lixar um calo ou uma rachadura, mais você vai precisar hidratar.”

Como a Sallve pode ajudar?

A grande estrela é o Esfoliante Hidratante Corporal. Que reúne esfoliação e hidratação em um só produto. Um esfoliante corporal que leva a sensação de pele macia, lisa e hidratada do esfoliante enzimático para a pele do corpo. 

+ Calcanhares e pés rachados: como tratar

Na fórmula, ácido lático, um alfa-hidroxiácido que vai ajudar muito no cuidado com os pés. Os AHA são conhecidos, primeiramente, por serem esfoliantes químicos (sem grânulos, sabe?). Eles agem diminuindo a adesão entre as células superficiais da pele, promovendo a renovação celular. Com isso, ajudam no afinamento da camada córnea, que está bem espessa nas calosidades, por exemplo.

O esfoliante ainda conta com partículas vegetais para promover uma esfoliação física, que vai retirar as células mortas a partir do atrito promovido por pequenas partículas de milho presentes no Esfoliante Corporal em contato com a pele. Também contribuindo para uma pele dos pés mais lisinha e macia.

+ Física, química, enzimática: os 3 tipos de esfoliação e as suas diferenças

Por fim, ainda temos dois super hidratantes: a manteiga de karité e o phytoesqualano.

Combinações dos sonhos para os pés

E não é só o Esfoliante Corporal que pode ajudar nos cuidados com os pés. O uso combinado dele com outros dois produtos da Sallve, pode ser o combo perfeito. Quem explica melhor é a Clara Amore:

"O uso combinado com o Tônico Renovador vai ajudar a acelerar o processo de renovação da pele dos pés, que já é mais lenta. Acho que uma boa forma de combinar os produtos é usar o Tônico nos dias que não for feita a esfoliação nos pés."

+ 8 regiões do corpo para usar os tônicos da Sallve

O nosso Tônico Renovador tem em sua fórmula 7% de AHAs, uma combinação dos ácidos láticomálico e glicólico, junto dos extratos de HamamélisAlcaçuz e Physalis. O Tônico Renovador ajuda no aspecto da textura, como também aumenta a absorção do hidratante, que é essencial nesses casos.

Por fim, após a esfoliação, a dica é seguir com um hidratante de ação cicatrizante, como o Hidratante Reparador, que promove uma hidratação profunda e poderosa, além de acalmar e reparar a barreira cutânea. Tudo isso graças a ativos como pantenol 5%manteiga de karité, ceramidaseletrólitos e alfa-bisabolol.

Voltar para o blog