Uau! Frete grátis para todo Brasil 😱

Geladeira de beleza: elas funcionam mesmo? E valem a pena?

Você certamente já viu pela internet as beauty fridge, geladeiras de beleza. Nós por aqui ficamos tentadas. Mas e aí, vale a pena comprar uma? A Sallve te ajuda a decidir.

Outro dia aqui na Sallve a gente estava conversando sobre geladeira de beleza e se valia a pena comprar uma. Sabe do que estou falando? São as tais beauty fridge, geladeiras pequeneninhas criadas exclusivamente para armazenar seu skincare longe da luz e em um ambiente refrigerado, com temperatura entre 10ºC e 15ºC.

geladeirinhas de beleza: vale o investimento? Foto: Instagram @thecosmeticsfridge

 

Longe da luz e geladinho!

A ideia é maravilhosa. Afinal de contas, estamos cansados de saber que tem muito cosmético que se beneficia de estar no escurinho (como perfumes). Daí vem a questão da temperatura: quem é que nunca ouviu aquele truque maravilhoso da Marilyn Monroe? A atriz mergulhava o rosto numa bacia de gelo logo pela manhã, para desinchar os olhos, dar aquela esticada na pele e fechar os poros. Até hoje muita gente faz igual. Você fica pensando naquele rolinho de jade geladinho no seu rosto, aquelas sheet masks... Delícia, né? Especialmente no calor.

A geladeira de beauté parece mesmo acabar com todas aquelas questões sobre armazenamento de cosméticos. A gente já sabe, por exemplo, que não é uma boa deixar seu skincare dentro do mesmo banheiro que você toma banho por questões de umidade, entre outros. Mas antes de sair correndo e dar aquele clique no botãozinho de COMPRE AGORA, PELO AMOR DE DEUS, calma. Vamos lá conversar com o Carlos Praes, responsável por pesquisa e desenvolvimento da Sallve.

Antes de mais nada: não é a mesma coisa que uma geladeira convencional?

Não. A geladeira convencional tem temperaturas médias ajustáveis que vão de no mínimo 2ºC até 10ºC, no máximo. Então antes de você descartar a geladeirinha de beleza achando que já guarda no seu refrigerador e tudo bem, não é bem assim, viu? "Abaixo de 10ºC alguns produtos como óleo, tônicos, filtros em spray, podem sofrer com o que chamamos de cloud point (ponto de névoa) quando alguns componentes podem iniciar uma precipitação. Imagina um azeite de oliva que possui cadeias insaturadas, boas para pele. Em temperatura mais baixas, elas começam a solidificar (como acontece com a manteiga). Já temperaturas abaixo de 5ºC podem cristalizar filtros solares, precipitar o ácido salicílico no tônico, cristalizar cafeína nos produtos, formar uma gotinha de água em sérum, alterar a textura em gel ou maquiagem… É igual congelar gelatina. A textura e o sabor nunca voltam o mesmo", explica Carlos.

Ele destaca ainda mais um motivo para deixar seus cosméticos longe da sua geladeira convencional: "Inclusive não recomendamos colocar cosmético na geladeira convencional pois a fragrância pode contaminar  os alimentos e os alimentos podem contaminar com microorganismos os cosméticos. Fora que crianças e idosos podem se confundir e acabar ingerido seus produtos".

As sheet masks são as únicas que Carlos não vê problema em armazenar em um refrigerador normal: "Em geral você vai potencializar efeito geladinho, mas deixe apenas por alguns minutos, lacrada. Fora isso, o uso é total, ou seja, elas não voltam para a geladeira abertas".

geladeira de beleza Foto: The Cosmetics Fridge

Então vamos lá: a geladeira de beleza vale a pena?

"Em geral, todos os produtos armazenados entre 10ºC e 15ºC nessas geladeiras se beneficiam, pois além de ficarem refrigerados automaticamente ficam ao abrigo da luz.  É uma proteção dupla", começa Carlos. "É muito parecido com as adegas climatizadas, que guardam vinhos entre 12ºC e 14ºC. Deve vir daí a ideia". Para Carlos, a geladeira de beleza é um luxo! Mas um luxo que vale a pena para quem pode comprar uma. Ou seja: você não precisa ter, mas se puder, é ótimo. Especialmente para seus produtos de vitamina C pura e outros antioxidantes, que podem ficar instáveis quando expostos à luz, principalmente quando não são nanoencapsulados.

"Entre 10ºC e 15ºC você não corre nenhum dos riscos que citei acima, continua Carlos, que vê a geladeirinha de beleza como algo positivo até para perfumes: "Você garante o olfato íntegro por mais tempo".

Concluindo: não é absolutamente essencial ter uma em casa, mas vale a pena se você puder investir. Dermatologistas, inclusive, veem a temperatura das beauty fridges como positiva para inibir a proliferação de fungos e bactérias nos cosméticos após abertos. Fora a sensação de geladinho no rosto, que pode sim ajudar com inchaço.

vamos conversar?