Geladeira de beleza: elas funcionam mesmo? E valem a pena?

Você certamente já viu pela internet as beauty fridge, geladeiras de beleza. Nós por aqui ficamos tentadas. Mas e aí, vale a pena comprar uma? A Sallve te ajuda a decidir.

Outro dia aqui na Sallve a gente estava conversando sobre geladeira de beleza e se valia a pena comprar uma. São aquelas mesmo, as tais beauty fridge, geladeiras pequeneninhas criadas exclusivamente para armazenar seu skincare longe da luz e em um ambiente refrigerado, com temperatura entre 10ºC e 15ºC.

geladeirinhas de beleza: vale o investimento? Foto: Instagram @thecosmeticsfridge

Longe da luz e geladinho!

A ideia é ótima. Afinal de contas, estamos cansados de saber que tem muito cosmético que se beneficia de estar no escurinho (como perfumes). Daí vem a questão da temperatura: quem é que nunca ouviu aquele truque da Marilyn Monroe, que mergulhava o rosto numa bacia de gelo logo pela manhã, para desinchar os olhos, dar aquela esticada na pele e fechar os poros. Você fica pensando naquele rolinho de jade geladinho no seu rosto, aquelas sheet masks... Delícia, né? Especialmente no calor.

A geladeira de beleza parece mesmo acabar com todas aquelas questões sobre armazenamento de cosméticos. A gente já sabe, por exemplo, que não é uma boa deixar seu skincare dentro do mesmo banheiro que você toma banho por questões de umidade, entre outros.

Mas antes de sair correndo e dar aquele clique no botãozinho de COMPRE AGORA, PELO AMOR DE DEUS, vamos lá:

Antes de mais nada: não é a mesma coisa que uma geladeira convencional?

Não. A geladeira convencional tem temperaturas médias ajustáveis que vão de no mínimo 2ºC até 10ºC, no máximo. Abaixo de 10ºC, alguns produtos como óleo, tônicos, filtros em spray, podem sofrer com o que chamamos de cloud point (ponto de névoa), que é quando alguns componentes podem iniciar uma precipitação. Imagina um azeite de oliva que possui cadeias insaturadas, boas para pele. Em temperatura mais baixas, elas começam a solidificar (como acontece com a manteiga). Já temperaturas abaixo de 5ºC podem cristalizar filtros solares, precipitar o ácido salicílico no tônico, cristalizar cafeína nos produtos, formar uma gotinha de água em sérum, alterar a textura em gel ou maquiagem.

As sheet masks, por sua vez, não têm esse problema: você vai apenas potencializar o efeito geladinho, mas não deixe-a na sua geladeira por muito tempo. Alguns minutos já bastam.

geladeira de beleza Foto: The Cosmetics Fridge

A geladeira de beleza vale a pena?

Em geral, todos os produtos armazenados entre 10ºC e 15ºC nessas geladeiras se beneficiam, pois além de ficarem refrigerados automaticamente ficam ao abrigo da luz.  É uma proteção dupla, com um mecanismo muito parecido com o das as adegas climatizadas, que guardam vinhos entre 12ºC e 14ºC.

Mas a geladeira de beleza deve ser pensada como um luxo: você não precisa ter, mas se puder e quiser, bacana - especialmente para seus produtos de vitamina C pura e outros antioxidantes, que podem ficar instáveis quando expostos à luz, principalmente quando não são nanoencapsulados. Entre 10ºC e 15ºC, você não corre nenhum dos riscos citados acima.

Dermatologistas, inclusive, vêem a temperatura das beauty fridges como positiva para inibir a proliferação de fungos e bactérias nos cosméticos após abertos. Fora a sensação de geladinho no rosto, que pode sim ajudar com inchaço.

vamos conversar?

mais do blog

buscar

sua sacola

  • Loading