Nosso Limpador Enzimático chegou para ser um grande aliado se você tem cravos. Afinal, além de limpar profundamente sem ressecar, uniformizar textura da pele e controlar a oleosidade, ele também desobstrui poros e reduz cravos. Mas como? A gente explica aqui!
Afinal, o que são cravos?
Antes de começar, é sempre bom relembrar o básico. No interior da pele, existem folículos sebáceos (estrutura onde encontramos a raiz do pelo e a glândula sebácea). A glândula sebácea produz um sebo, que é liberado na pele para manter sua hidratação, lubrificação e proteção (o manto lipídico). A abertura do folículo piloso na pele é o que nós chamamos de poro da pele.
+ Cravos: o que são, como evitar, como tratar e remover
"Quando esse poro entope com o sebo liberado pela glândula sebácea, se forma o cravo", já contou por aqui a Dra. Paola Pomerantzaff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
Lembrando que temos cravos pretos e cravos brancos. Os pretos são aqueles em que o poro entupido é mais largo e, por isso, há maior contato com o sebo em seu interior com o ar do meio ambiente, levando a oxidação. Assim, a coloração fica escura, com a “tampinha preta”. Já nos poros mais estreitos, a secreção da glândula sebácea não tem contato com o ar do ambiente e por isso mantém sua coloração clara - são os cravos brancos, ou fechados.
Limpar a pele é muito importante!
Para quem sofre com cravos e poros obstruídos, limpar a pele pode ser uma etapa essencial. E por quê? Limpar a pele pode ajudar a prevenir o surgimento de cravos e espinhas, que acontecem quando há acúmulo de sebo e excesso de queratinização nos poros. Portanto, é uma etapa muito importante.
+ A importância de limpar a pele do nosso rosto
Ainda na etapa de limpeza: produtos que estimulem a renovação celular, como esfoliantes, também auxiliam na desobstrução de poros, trazendo viço e também contribuem para evitar o excesso de queratinização. Portanto, ajudando a prevenir o aparecimento de cravos.
E se você pudesse juntar os dois mundos: uma limpeza eficaz que já entrega um tratamento potente de esfoliação da pele? Olá, Limpador Enzimático!
Como o Limpador Enzimático reduz cravos?
O Limpador Enzimático é um produto em pó de limpeza diária, que forma uma espuma cremosa para um sensorial macio de limpeza. E como ele ajuda com poros obstruídos e redução de cravos, especificamente? É claro que tem tudo a ver com os ativos de sua fórmula:
- Papaína: uma enzima que tem ação de protease, ou seja, de quebrar proteínas. Com isso, consegue quebrar células de queratina, ajudando a manter poros desobstruídos. E o que isso tem a ver com cravos? Quando em excesso, o acúmulo de queratina no estrato córneo (queratinização), pode causar o entupimento de poros, causando cravos.
- Argila Branca: por sua estrutura mineral, absorve e adsorve substâncias hidrofílicas (solúvel em água) ou lipofílicas (solúvel em gordura, em óleo). Com isso, consegue remover da pele poluentes, toxinas, suor, excesso de oleosidade, entre outros. O que ajuda a manter os poros limpos e desobstruídos, também contribuindo para evitar cravos.
+ Esfoliação enzimática biológica: quais os benefícios?
Limpador Enzimático: eficácia comprovada
E é claro que temos testes que compravam a eficácia do Limpador Enzimático em cravos. Para começar, é legal dizer que ele é anticomedogênico. E o que é isso? Ana Paula Fonseca, da área de Segurança e Eficácia de Produtos da Sallve, já nos explicou por aqui:
"Um produto é considerado anticomedogênico quando há diminuição estatisticamente significativa de comedões na população do estudo. Falamos que o produto é anticomedogênico porque ele realmente diminuiu o número médio de comedões nas pessoas."
+ O que significa anticomedogênico?
E para que um produto seja considerado assim, ele é avaliado pelo método quantitativo Lucky, de 1996. No teste de comedogenicidade do Limpador Enzimático, 32 pessoas concluíram o estudo. Os participantes de pesquisa incluídos no estudo tinham no mínimo dez lesões não-inflamatórias, ou seja, cravos abertos e fechados, nas áreas frontal e malar.
Esses participantes tiveram os comedões abertos e fechados contados no rosto no dia 0 (D0), sem produto, e também depois de 28 dias de uso (D28), utilizado de acordo com o modo de uso, 1 vez ao dia. Tivemos excelentes resultados:
- O Limpador Enzimático é anti-comedogênico (valor de P<0,001) e apresentou redução estatisticamente significativa nas lesões não-inflamatórias (cravos abertos e fechados).
- 84,4% do painel apresentou redução no número de cravos com 7 dias de uso;
- 87,5% das pessoas apresentaram redução no número de cravos com 28 dias de uso.
Eficácia Percebida
Também fizemos a avaliação de eficácia percebida. Onde participantes de pesquisa usaram o produto por 28 dias, uma vez ao dia, e nos contaram o que perceberam:
- Após 1 dia de uso
84,4% sentiram que o produto limpa profundamente a pele;
84,4% notaram os poros menos aparentes;
87,5% disseram que o produto controlou a oleosidade da pele;
- Após 7 dias de uso
90,6% sentiram que o produto limpa profundamente a pele;
81,3% notaram os poros menos aparentes;
96,9% disseram que o produto controlou a oleosidade da pele;
78,1% sentiram redução no número de cravos;
- Após 28 dias de uso
100% sentiram que o produto limpa profundamente a pele;
93,8% notaram os poros menos aparentes;
100% disseram que o produto controlou a oleosidade da pele;
96,9% sentiram redução no número de cravos;
E aí, que tal incluir o Limpador Enzimático na sua rotina de cuidados?