Trio do viço: o incrível poder de combinar vitamina C e ácidos

Cada um tem seus benefícios individualmente, mas juntos podem brilhar mais!

Se você é daqueles que ama uma pele cheia de viço, luminosidade e saúde, aqui é seu lugar. Queremos te contar um pouquinho sobre os benefícios de ter uma rotina de skincare que inclua vitamina C e ácidos, mais precisamente AHAs (alfa-hidroxiácidos) e BHA (beta-hidroxiácido).

Crédito: Park Street/ Unsplash

Os benefícios desse trio são muitos, individualmente. "Os alfa-hidroxiácidos são um grupo de ácidos orgânicos encontrados na natureza: ácido lático (leite), ácido glicólico (cana de açúcar), ácido málico (maçã), ácido cítrico (frutas cítricas), ácido tartárico (uva) e ácido acético (vinagre). Diminuem a coesão das células e reduzem a espessura da camada de queratina, o que se reflete numa pele com mais brilho e textura delicada", explica o Dr. Daniel Cassiano.

"O beta-hidroxiácido, representado pelo ácido salicílico, é indicado para pele oleosa e acneica. Promove esfoliação, o que também vai melhorar o brilho da pele. Já a vitamina C tem ação direta na proliferação de fibroblastos e no aumento da síntese de colágeno, o que vai determinar melhora do viço e linhas finas", completa ainda.

Mas e juntos: será que vitamina C e ácidos trazem tantas coisas boas assim? Bom, a resposta é: sim! O viço é um dos principais deles, mas não para por aí. Como explica a Dra. Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve, são ativos com propriedades antioxidantes, além de uniformizarem a pele melhorando aspecto de manchas e terem função de controle de oleosidade, deixando a pele mais luminosa.

Crédito: Pexels/ Cottonbro

Mas qual é a melhor maneira de usar a combinação ácidos + vitamina C?

Isso depende do tipo de pele, da idade do paciente e do tipo de produto, por isso é bacana consultar um especialista. “No geral, a vitamina C é excelente após a pele limpa e tonificada. Já os ácidos, após o hidratante ou na forma de tônicos faciais”, explica a Dra Monalisa.

Se os AHAS vierem na forma de tônicos faciais, como citou a dermatologista, a aplicação é: limpeza da pele, tônico e vitamina C. Em outros casos, “os ácidos devem ser prescritos após uma pele hidratada para que não haja irritação”, como aponta o Dr. Cassiano.

Aplicamos em momentos diferentes do dia?

É bom se atentar às orientações do produto e a concentração dos ácidos. “É sempre importante olhar as recomendações dos fabricantes e do seu dermatologista, pois muitos ácidos são de uso noturno exclusivo. Enquanto isso, a vitamina C pode ser usada pela manhã e/ou à noite”, conta Monalisa Nunes, dermatologista.

Crédito: Pexels/ Ike Louie

Aplicar todos juntos pode ser uma boa?

Aqui a resposta é única e certeira: sim! "A indústria formula diferentes combinações, mas há comprovação da estabilidade dessa mistura", aponta Dr. Cassiano.

"Quando a rotina é mais extensa, uma dica bacana é aplicar os produtos em camadas. Usar um ventilador de mão para secar uma camada antes da próxima também ajuda nos dias de mais pressa", completa o especialista.

Quais os cuidados devemos ter?

"O principal é a sensibilização excessiva da pele, que pode ficar irritada, descamando ou até apresentar queimaduras. Por isso, é fundamental o uso do protetor solar e orientação profissional", completa ainda a Dra. Monalisa Nunes.

Crédito: Pexels/ Cottonbro

O Dr. Cassiano endossa a importância do protetor solar: "Antes de se preocupar com uma rotina que contenha ácidos e antioxidantes, devemos ter o hábito do uso regular do filtro solar, ele é o creme mais importante. Além disso, preservar a barreira cutânea é fundamental para manter a pele saudável. Se o ácido em uso está causando descamação e vermelhidão frequentemente, algo está errado: falta hidratação da pele ou a potência ou ácido escolhido devem ser ajustados."

Na família Sallve

Já conhece todos os nossos produtos? Aqui a gente também te ajuda a alcançar o viço sonhado. Quer vitamina C? Conheça nosso Antioxidante Hidratante. E AHAs presentes em um tratamento poderoso, com resultados visíveis em até 30 dias? Te apresentamos nosso Tônico Renovador, enquanto nosso Esfoliante Enzimático conta com AHA de frutas em sua fórmula.

produtos da sallve

Lembrando que você deve sempre começar pela textura mais leve e ir seguindo até a mais pesada/densa, terminando, invariavelmente, com o protetor solar. Portanto, de forma simplificada, primeiro a limpeza, depois o tônico e, por fim, a hidratação.

Ah, e se você escolher usar o Esfoliante Enzimático e o Tônico Renovador, o uso deve ser intercalado. Ou seja, em dias diferentes. O Esfoliante deve ser usado até duas vezes por semana, enquanto o Tônico pode ser aplicado uma vez por dia.

Tem alguma dica, dúvida ou sugestão? Fale com a Sallve. A gente adora trocar experiências!

vamos conversar?

mais do blog

buscar

sua sacola

  • Loading