Ácidos e protetor solar: por que essa dupla é inseparável?

Protetor solar todo dia? Sim. Quando usamos ácidos na nossa rotina de skincare, mais ainda - e aqui a gente te explica por quê.

Quantas vezes você já ouviu sobre a importância de usar protetor solar? Não é exagero: curtir o sol é mesmo delicioso, mas para fazê-lo sem riscos, é importante proteger nossa pele. Não só isso, afinal, proteger nossa pele é um daqueles três passos básicos do cuidado da pele (junto com lavar e hidratar, lembra). Isso sem falar que os danos dos raios UV podem ser sentidos na pele bem além da beira da piscina ou areia da praia: é importante usar protetor solar o ano todo, e também em casa. E essa história fica ainda mais importante quando falamos do uso de ácidos.

UVA, UVB, FPS, PPD: o que são as siglas do Protetor Solar? 

Uma dupla inseparável sim

Quando nós utilizamos ácidos na pele, o uso de protetores solares se torna ainda mais indispensável. Com o processo de esfoliação química destes ativos, que agem diretamente na diminuição da espessura da camada córnea, nossa pele fica mais fina, fazendo com que a proteção solar seja mais essencial.

+ Por que é tão importante proteger a pele

Além disso, o uso de ácidos pode sensibilizar a pele, levando a pequenas e discretas irritações. Se não usarmos proteção solar, também corremos o risco de manchar a pele. 

Dra. Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve, complementa: "Alguns ácidos são fotossensibilizantes. O que significa que o contato do produto com o sol pode gerar uma reação que pode causar queimadura, alergia ou irritação". 

O dermatologista Dr. Abdo Salomão faz coro sobre a importância do uso protetor diariamente: "Seja sua pele mais clara ou negra, no verão ou no inverno, dentro de casa ou fora. E quando usamos produtos com ácidos, ele é ainda mais necessário. Afinal, o uso de protetor solar não é para evitar só envelhecimento precoce ou manchas, mas também para evitar câncer de pele", ressalta. Usando ácidos ou não, tem que usar todo dia".

Como passar protetor solar (e reaplicar também)

Aliás, não estamos falando só do uso de ácidos em consultório, viu? O protetor solar é importante também para ácidos presentes em cosméticos, como no nosso Tônico Renovador ou Sérum Antiacne.

Mesmo que esses ácidos sejam usados em casa, nós também precisamos da proteção solar.

Protetor Solar sem white cast: o que isso quer dizer?

Precisa passar protetor de noite?

A pergunta que polariza discussões sobre o cuidado da pele tem resposta direta do Dr. Daniel Cassiano, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia: não precisa usar protetor solar na sua rotina noturna.

"Não é necessário passar filtro solar à noite. A radiação visível de aparelhos eletrônicos e lâmpadas é menos intensa do que a radiação visível do sol (cerca de 100x menos intensa). Dessa forma, não tem efeito biológico na pele", aponta o médico.

Benefícios do sol para a saúde: muito além da vitamina D

A luz visível

Talvez você esteja se perguntando: mas e a luz azul? Se eu passar um produto com ácidos, o ideal é ir dormir e não me expor nem à luz do celular? A resposta é, de novo, não. Se você estiver aplicando ácidos à noite, antes de dormir, não é necessário se proteger com filtro solar.

"A faixa de comprimento da luz visível, que envolve o azul e o violeta (ondas de comprimento mais curtas) provenientes do sol, tem efeito biológico na pele, principalmente quanto à hiperpigmentação. No entanto, como dito anteriormente, a intensidade dessa faixa de luz proveniente de aparelhos eletrônicos ou lâmpadas é muito baixa", finaliza o Dr. Daniel Cassiano. 

O Protetor Solar da Sallve

O Protetor Solar da Sallve FPS 60 protege sua pele diariamente com acabamento hidratante e invisível na pele. Sua fórmula única oferece uma multi defesa: além da alta proteção contra UVA/UVB (com PPD 25,5), ele também protege sua pele contra os danos da luz azul e visível, infravermelho e poluição.

Com vitamina E e carnosina, ele tem ação antioxidante, que previne os sinais do tempo, e ação antiglicante, que ajuda a preservar o colágeno da sua pele. Não-comedogênico e sem álcool, ele deixa um toque macio combinado com o viço incrível, sem esfarelar.

Vale lembrar! Consultar um (a) dermatologista é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele! 😉

Tem alguma dica, dúvida ou sugestão? Fale com a Sallve. A gente adora trocar experiências!

vamos conversar?

mais do blog

buscar

sua sacola

  • Loading