#jornadadapele: Malu Pettenati

#jornadadapele: Malu Pettenati

A rotina de skincare ajudou em uma jornada de autoestima e retomada do amor por cada parte da própria pele

A rotina de skincare é algo bem particular e chega em diferentes momentos da vida para cada um. Para alguns é na adolescência, enquanto para outros acontece na vida adulta. Pode ser aquele momento mais rapidinho, com quatro passos básicos e efetivos. Ou até aquela rotina longa, com momentos para se olhar no espelho e fazer uma massagem delícia. Para a Malu Pettenati (@malupettenati), 25 anos, foi mais precisamente há dois anos.

Malu Pettenati
Malu Pettenati (Crédito: Reprodução/ Instagram)

A gente conheceu melhor a Malu durante a participação dela na Turnê Sallve, na passagem por Santa Catarina. Modelo, estudante de Publicidade e Propaganda, e influenciadora. Ela já era membro da nossa comunidade muito antes de ser convidada para ser embaixadora da passagem da nossa Turnê pela região.

Malu e Sallve: amor próprio e conexão

A história da Malu e da Sallve se entrelaçaram lá no surgimento da marca, pouco antes do lançamento do Antioxidante Hidratante, quando nosso Instagram parecia o de uma fábrica de geleias. Ela respondeu nosso Quiz da Pele, bem em uma época de reconhecimento e reconexão com o próprio corpo e a própria beleza.

+ Por dentro da fórmula do Antioxidante Hidratante

"Há dois anos tive a oportunidade de começar a modelar. Uma amiga me ligou, disse que precisava de uma modelo e eu falei: 'Tá doida? O quadril de uma menina que modela no padrão slim é 90 cm! Isso é minha cintura!'. Ela respondeu que era exatamente isso e era para ser modelo plus size. Aquilo foi um choque. Topei o desafio, não tinha nada a perder. Nos meus primeiros trabalhos, comecei a me enxergar", contou.

A Malu afirma que tinha "manipulação de imagem": "Achava que eu era de um jeito. Na realidade, me montava e mostrava de um jeito. Quando as campanhas começaram a sair e eu vi como as pessoas realmente me viam, me choquei, me achei feia - porque não tinha amor próprio. Percebi que minha autoestima estava baixa. Ao mesmo tempo, não queria perder aquela oportunidade de contar a minha história e ajudar muitas outras 'Malus' que estão por aí. Pensei: o que eu tenho que fazer agora?"

+ #Vivasuapele Carolinne Macedo contra a gordofobia

A partir disso, a modelo decidiu ir para frente do espelho se encarar, conhecer e reconhecer suas curvas e olhar a própria pele. Ela se fotografou de ângulos diferentes e começou a se ver com realidade e carinho. "Quando me enxerguei, (na mesma época) comecei a receber aquela 'newsletter' da Sallve, o quiz sobre a pele. Foi bem nesse momento que eu estava descobrindo meu amor próprio", relembrou.

Antioxidante Hidratante: o primeiro

A influenciadora começou a investir no skincare e o primeiro companheiro na jornada foi o Antioxidante Hidratante. "Lembro que comprei e achava o máximo. Conforme a família ia aumentando, comprei o Limpador Facial e o Esfoliante Enzimático. Esses três produtos eram a minha rotina. Eu tirava um tempo para mim, para ver como estava minha pele, para massagear meu rosto, me amar e ver o quanto eu era importante. Isso foi criando uma revolução dentro de mim. Foi muito especial", disse.

Malu disse que o Antioxidante Hidratante, nosso primogênito, mudou totalmente sua pele, além da relação com ela. "Eu senti que minha pele estava viva. É como se eu passasse de uma parte de sombra para luz. Estava com a pele opaca, seca. Ela ficava áspera, porque eu não cuidava. Querendo ou não, ficava jogando maquiagem sem hidratar."

"Os produtos da Sallve devolveram a vida para minha pele. Parte disso, contribuiu para minha autoestima. Eu acordava, me olhava no espelho e pensava: nossa, olha o que esses produtos fizeram, eu estou maravilhosa! Então, me sentia confiante para sair sem maquiagem, sentia que não precisava, está tudo maravilhoso. Foi bem o início da minha revolução"

Malu Pettenati

Tipo de pele: mista

A Malu Petteneti brinca que a pele dela é como o clima de Blumenau (SC): mista. "É muito quente no verão e, no inverno, sempre menos de 10ºC. No calor, tenho que controlar a oleosidade e, no frio, tenho que controlar o aspecto seco dela. Antes de eu começar a cuidar, ficava sempre com mini espinhas, umas pipoquinhas. A partir do momento que eu comecei a cuidar dela, ela uniformizou de uma forma sem palavras", contou.

+ Qual seria o antídoto para a gente parar de se comparar com os outros?

"Não tenho problema com a minha pele, já sei o que funciona. Enxuguei minha rotina. Uso poucos produtos. Acordo, uso o Limpador Facial e passo o Antioxidante Hidratante. Se percebo que meus lábios estão secos, passo o Hidratante Labial também. Na parte da noite, depende se eu estou de maquiagem ou não. Se eu estou, uso um demaquilante. No banho, uso o Limpador. Depois, uso um tônico, o Hidratante Firmador ou o Antioxidante. Sempre finalizo com o Hidratante Labial", explicou.

Malu Pettenati
Malu Pettenati (Crédito: Reprodução/ Instagram)

Maquiagem: pele hidratada é tudo!

Por conta do trabalho como modelo, a influenciadora está sempre maquiada. Inclusive, a relação dela com a maquiagem mudou ao longo do tempo. Logo no início ela até tinha uma "ilusão" de que iria amar estar maquiada o tempo todo.

"Hoje em dia, a primeira coisa que eu faço quando saio do trabalho é lavar o rosto. Se eu tenho a oportunidade de tirar a maquiagem no trabalho, tiro. Depois que eu comecei a cuidar da minha pele, valorizo muito esse aspecto de pele limpa, hidratada. Sempre tento ficar o menor tempo possível e faço religiosamente minha rotina de skincare, o que me ajuda muito."

Malu Pettenati

A catarinense contou também que sempre vai para um trabalho, procura já estar com a pele limpa e hidratada, muitas vezes com o Antioxidante Hidratante. Afinal, pele hidratada é o melhor primer que há.

+ As pessoas estão comprando menos maquiagem. Mas por quê?

"Já aviso para pessoa que vai me maquiar que a pele já está pronta, o que minimiza os danos. Óbvio que eu estou sempre suscetível a ter uma alergia, depende do produto que eles usam na gente, mas são ossos do ofício. Só que a partir do momento que eu tiro a maquiagem e faço minha rotina de skincare, não tenho muito problema, não tenho mesmo. Eu preparo muito bem a minha pele para receber a maquiagem", finalizou.

Representatividade importa

Durante nosso papo, a Malu Pettenati fez questão de exaltar um outro ponto sobre a Sallve: "Todo mundo se sente incluído no discurso da Sallve. A gente percebe que é direcionado a todos, que não tem discriminação. É uma marca totalmente voltada para a comunidade e isso é incrível", completou.

+ #Vivasuapele Layla Brigido: aprendendo a se amar mais

"Tenho um pouco de propriedade nesse assunto. Assim como muitas marcas do mercado plus size, muitas marcas do mercado de cosméticos apenas surfam na onda da diversidade. Você pode abrir sites, Instagram e, depois de seguir um mês ou dois, sabe a marca que está usando a diversidade para estar em evidência e a que realmente abraça. É tudo muito lindo no Instagram, mas marcas como a Sallve, realmente, eu não conheço. Só conheço a Sallve", completou.

Voltar para o blog