Protetor Solar Toque Seco tem ação antioxidante e antiglicante: o que é isso?

Protetor Solar Toque Seco tem ação antioxidante e antiglicante: o que é isso?

Por aqui a gente te explica direitinho o que são esses benefícios incríveis

Vocês pediram e ele chegou: o Protetor Solar Toque Seco está entre nós com alta proteção solar FPS 50 PA++++. Além de proteger da radiação UVA/UVB, nosso novo protetor tem ação antioxidante e antiglicante. Legal, né? Mas o que isso significa de fato, Sallve? Vem que a gente explica tudo!

Ação antioxidante: o que é isso?

Se vamos falar em ação antioxidante, primeiro temos que pontuar que: filtros solares por si só já tem, de certa forma, ação antioxidante. Afinal, eles protegem da radiação UV, uma das maiores responsáveis quando o assunto é o aumento desenfreado de radicais livres.

+ A história do protetor solar: como ele surgiu?

Uma revisão rápida: radicais livres são moléculas instáveis liberadas pelo metabolismo do nosso corpo, mas que acabam causando danos a células saudáveis quando existentes em excesso. Eles são produzidos naturalmente pelo nosso corpo e são neutralizados por enzimas protetoras. Porém, a partir dos 18 anos há uma diminuição dessas enzimas, além, é claro, de fatores externos causarem um aumento excessivo nessa produção de radicais livres. A conta começa a não fechar, né?

As consequências da ação dos radicais livres são diversas, como o envelhecimento precoce da nossa pele (por conta do aumento da degradação do colágeno e elastina), o que gera perda de firmeza, elasticidade, aparecimento de rugas e linhas de expressão, além de hiperpigmentação, por exemplo.

+ Fotoenvelhecimento: como a radiação UV causa o envelhecimento precoce?

Notou que dissemos ali que "fatores externos" causam um aumento excessivo nessa produção de radicais livres? Pois bem, o sol é dos principais fatores, mas não é o único: a poluição, a luz azul, o infravermelho, a alimentação e o consumo de álcool, por exemplo, também são responsáveis pelo aumento da produção de radicais livres na nossa pele.

Ou seja, o nosso Protetor Solar Toque Seco por si só tem uma ação antioxidante ligada ao fato de ter proteção contra radiação UVA/UVB. Mas ele também tem antioxidantes na fórmula. E antioxidantes são importantes porque ajudam a neutralizar radicais livres e, consequentemente, ajudam a evitar o envelhecimento precoce.

+ 10 Verdades e mitos sobre Protetor solar

Na fórmula, são dois super antioxidantes: a niacinamida e a carnosina. A niacinamida (ou Vitamina B3) é muito conhecida por seu fator hidratante, já que aumenta a síntese de ceramidas naturais da pele. Mas ela também tem ação antioxidante, ajudando a prevenir os danos causados pela radiação UV. Além disso, ajuda no aumento da produção de colágeno e elastina, resultando em uma pele mais viçosa e firme.

Enquanto isso, a carnosina tem uma super ação antioxidante porque combate o radical livre hidroxil, que é um grande “destruidor” de proteínas, como o colágeno, por exemplo. Inclusive, esse ativo é responsável por uma outra ação nessa fórmula.

O que é ação antiglicante?

A carnosina presente na fórmula do Protetor Solar Toque Seco tem ação antiglicante. O nome é meio complicando, mas para entender não é nada complicado. A gente jura!

+ Maquiagem x protetor solar: tire suas dúvidas

De forma geral, a glicação é o processo em que uma molécula de açúcar se liga a uma proteína deixando-a instável. Com isso, ela perde sua função biológica no nosso organismo, trazendo alguns danos.

Agentes glicantes podem ser encontrados na sua alimentação e o processo de glicação acontece o tempo todo no seu corpo. Ela causa o envelhecimento precoce dos músculos, dos vasos sanguíneos, dos órgãos, do nosso cérebro. E a pele? Nela também! Inclusive, é na pele que esse envelhecimento fica muito mais visível e fácil de notar - oi, sinais do tempo!

+ Precisa usar protetor solar dentro de casa?

"Na pele, essa união da molécula de açúcar ocorre com as proteínas mais presentes nela, como o colágeno e a elastina. Isso faz com que essas proteínas sejam danificadas e quebradas. Por sua vez, causam flacidez e envelhecimento precoce", aponta a Dra. Monalisa Nunes, dermatologista.

A ação antiglicante em um cosmético, como acontece no nosso Protetor Solar Toque Seco, tem como objetivo impedir a glicação aconteça. Ou seja, evita que as moléculas de açúcar causem danos para as proteínas, como o colágeno e a elastina.

+ Como passar protetor solar corretamente e reaplicar durante o dia

Na nossa fórmula, o ativo responsável por essa ação antiglicante é a carnosina, presente também nas fórmulas do Protetor Solar FPS 60, do Antioxidante Hidratante e do Antioxidante Hidratante FPS 30.

E como a carnosina age? Bem, ela basicamente não deixa essa ligação entre a molécula de açúcar e a proteína acontecer. Assim, ela age protegendo as fibras de colágeno e elastina, ajudando a manter sua pele mais firme.

Protetor Solar Toque Seco

Um protetor solar facial com toque seco e alta proteção FPS 50 UVA/UVB. Oferece uma multi defesa contra a radiação solar e os danos da luz azul, infravermelho e poluição.

Com carnosina, tem ação antioxidante, que previne os sinais do tempo, e antiglicante, que ajuda a preservar o colágeno da sua pele. Enquanto isso, a niacinamida contribui para ajudar no controle de oleosidade ao longo do dia, reduzindo o brilho da pele sem ressecar. É compatível com maquiagem, não esfarela, não arde os olhos e disfarça a aparência de poros.

E aí, que tal incluir o Protetor Solar Toque Seco na sua rotina?

Voltar para o blog