Rituais de beleza: um luxo cotidiano que não precisa custar caro

Rituais de beleza: um luxo cotidiano que não precisa custar caro

Faça dos momentos mais simples da sua rotina rituais de beleza prazerosos, sem precisar gastar muito.

Foto: Logan Ripley/ Unsplash

Quando a gente escuta falar em ritual de beleza, é fácil imediatamente pensar em um momento bem glamuroso. Podemos até visualizar atrizes de Hollywood da década de 1940 se cuidando em frente a um belo espelho, com cremes caríssimos de potes suntuosos sobre a bancada, penteando seus cabelos perfeitamente ondulados e repartidos para o lado. Rituais de beleza tem mesmo esta aura.

Talvez por tudo que envolve a ideia de um momento de beleza ter mesmo esse aspecto luxuoso, muita gente acaba não se permitindo o prazer de tirar um tempo só para se cuidar, se olhar com calma e ouvir o que sua pele tem a dizer, sem se preocupar com relógio ou compromisso na agenda. Pense em luxo não apenas como dinheiro: sim, há o luxo de produtos caros e bons, mas há o luxo do tempo, este muito mais precioso hoje em dia. Bate preguiça mesmo, afinal de contas, haja informação para absorver, redes sociais para te manter elétrica e emails de trabalho que não te deixam se desligar. E a tal rotina de cuidados das coreanas, de cinco passos, quando você não consegue parar direito nem para meros três?

Mas rituais de beleza podem ser vários no seu dia a dia e não custam caro. Um banho com seu sabonete favorito (que pode ser de farmácia - o meu é!) e um óleo corporal ao fim da ducha podem deixar sua pele viçosa e perfumada e você bem mais animada para começar o dia. Tem coisa mais luxuosa do que um banho em que você tira seu tempo para não só deixar descer pelo ralo o stress do dia, mas também se cuidar e respirar relaxada? Se permitir isso é um ritual de beleza, olha que fácil. Para passar o sabonete facial, experimentar um esfoliante de corpo novo e daí por diante.

Se olhar no espelho, sozinha, e analisar sua pele, é outro ritual. Se você tiver um espelho de aumento, melhor ainda: leia seus poros, veja se o que você anda usando (e comendo! e bebendo!) vem melhorando ou piorando a sua pele. Dez minutos para uma máscara, de forma prática, enquanto você mexe no celular e responde seu Whatsapp. Mas transformar estes pequenos rituais em momentos seus com você mesma, de paz e até meditação interna - isso não tem preço.

Quer dicas?

1- Se o silêncio é seu maior aliado, aproveite a noite ou acorde antes de todo mundo para fazer sua rotina de beleza.

2- Se uma música te relaxa, nada que uma caixinha de som portátil ou mesmo o alto-falante do celular não resolva. Dá até para montar uma playlist dedicada a seu momento de skincare.

3- Já pensou em se dar de presente um difusor de óleos essenciais? De diversas faixas de preço (e óleos que não custam caro e podem ser encontrados em qualquer farmácia), o vaporzinho soprando do aparelhinho com bruma refrescante e aroma suave é garantia de te relaxar totalmente. Há até versões portáteis, sem fio, especialmente para este tipo de finalidade.

4- Crie seu cantinho de beleza no banheiro (ou no quarto, se você tem espaço). Não precisa ser uma penteadeira, mas deixar seus produtinhos todos juntos, para você visualizar e escolher o que usar, torna daquele cantinho um templo de prazer e autocuidado. Fotos, quadros e até flores também são ótimos para criar um clima.

5- Toalhas podem e devem fazer parte do seu ritual de beleza: uma boa toalha dura anos e anos, sem perder sua maciez. Há quem não abra mão de uma branca, enquanto outros preferem versões coloridas.

O segredo é não pensar que rituais de beleza ou momentos de beauté não precisam se encaixar numa brecha da sua vida louca ou serem vistos como algo trabalhoso demais. É tão mais gostoso quando eles viram carinhos diários, simples, como verdadeiros refúgios do cotidiano tão frenético. Tem riqueza maior do que se dar ao luxo de olhar para você mesma? Pense nisso, e tente ver mais beleza nos seus momentos mais mundanos. Sua pele, sua saúde e sua cabeça agradecem.

Voltar para o blog