Sol e tatuagem: os cuidados que você precisa ter

Como proteger sua tatuagem do sol e por que isso é tão importante? Uma tatuadora e uma dermatologista te dão o passo a passo.

Verão, muito sol, praia, piscina... E peles tatuadas. A gente já te contou aqui como preparar sua pele para o verão, quais são os cuidados essenciais para cuidar da sua pele durante a estação, mas e quando falamos de tatuagem e sol? Aqui, reunimos dicas que vão não só te ajudar a manter sua tatuagem bonita por mais tempo como a passar pelo período de cicatrização de uma nova tatuagem sem transtornos.

Quais são os primeiros cuidados que temos que ter em mente quando fazemos uma tatuagem?

A gente começa pelo básico, e pelos iniciantes. Uma nova tatuagem inspira cuidados importantes, sendo o principal dele a limpeza da região: "A limpeza é o mais importante, porque o que mais pode atrapalhar o processo de cicatrização de uma tatuagem é a infecção. Tem que limpar direitinho as secreções e manter a área bem limpinha", diz Dra. Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve, citando ainda mais dois outros passos essenciais de qualquer rotina de cuidados com a pele: a hidratação e a proteção solar. "Não se deve expor a tatuagem ao sol", avisa.

+ Tatuagem: como cuidar e manter com o Hidratante Reparador

Quanto tempo depois de fazermos uma tatuagem podemos pegar sol?

Dra. Monalisa Nunes recomenda que se espere pelo menos um mês antes de se expor ao sol com a sua tatuagem nova: "A tatuagem tem que estar totalmente cicatrizada, o que leva de 30 a 40 dias". Expor uma tatuagem não cicatrizada ao sol pode abrir espaço para infecções, manchas, desbotamento e até mudança da cor dos seus desenhos.

O perigo de infecção também existe na água da praia ou piscina, por isso evite ao máximo mergulhos nesse período de cicatrização.

Protetor solar: essencial para manter suas tatuagens

Não precisa nem ter tatuagem para saber que o protetor solar é um passo fundamental para o cuidado com a pele. Mas para quem tem tatuagem, essa etapa tem outras indicações: "O protetor solar é importante não só para as tatuagens recém-feitas, mas para toda a vida da sua tatuagem. Ele vai ajudar a mantê-la bonita por mais tempo, a manter a qualidade daquele desenho e, claro, proteger sua pele.

Dra. Monalisa diz que uma tatuagem exposta ao sol sem proteção solar pode acabar esmaecendo, perdendo a cor, brilho e tonalidade bem mais rápido. Outro ponto importante? "Também podem aparecer nevos ou pintas na localização da tatuagem, e muitas vezes a tatuagem é bem preenchida, o que dificulta a visualização de uma pinta ali por trás. Por isso é muito importante proteger essa área do sol, especialmente quem tem tendência a ter muitas pintas pelo corpo".

+ Pele com melanina e com tatuagem sim!

A dermatologista indica o uso do protetor solar seguindo todas aquelas regras de aplicação: use bastante quantidade, reaplique a cada duas horas (ou menos tempo em caso de sudorese intensa) especialmente em exposições longas - como praia ou piscina. E, mais uma vez, reforça: mantenha sua pele sempre hidratada!

vamos conversar?

mais do blog

buscar

sua sacola

subtotal

Loading
Login efetuado com sucesso!