Você sabe como guardar corretamente seus cosméticos?

Você sabe como e onde guardar seus cosméticos para conservá-los por mais tempo? Julia Petit te ensina tudo e compartilha suas dicas!

Foto: Raphael Lovaski

Bom, vamos lá: você tem suas maquiagens (que podem ser muitas ou não), seus produtos de skincare que ama e usa regularmente, e aquele perfume cujo cheiro já virou sua assinatura. Mas você sabe como guardar seus cosméticos corretamente para não abreviar suas datas de validade?

Não precisa sair correndo para pesquisar no Google: nosso oráculo ruivo que atende pelo nome de Julia Petit está aqui para esclarecer tudinho. Vamos lá?

Cuidado com a luz e a umidade

"Todo cosmético precisa ser guardado longe da luz do sol [leia-se da claridade extrema] - e da umidade", ela ensina como a regra principal a se ter em mente. "O ideal é você guardar tudo isso dentro de armários ou gavetas, no escuro".

Mas vem cá, afinal de contas: pode ou não pode guardar no banheiro? Julia diz que sim, mas só "se ele for bem arejado". Mas, de novo, lembrando: dentro de armários e gavetas. Se seu banheiro não tiver uma boa circulação de ar, porém, melhor procurar outro lugar em sua casa.

A indicação vale tanto para skincare quanto para maquiagem, mas a Julia reforça que quando falamos no segundo, é essencial tomar cuidado com umidade: "Ela estraga rapidíssimo a maquiagem mesmo!"

É que muitas maquiagens, especialmente as em pó, não vêm em embalagens herméticas, fazendo que com que a umidade atinja diretamente o cosmético. Facilitando dessa forma a proliferação de bactérias e fungos naquele seu blush amado ou aquela sombra que você ama usar todo dia.

Lugar escolhido? Controle a umidade!

Após escolher um lugar para guardar seus cosméticos levando tudo em conta, Julia tem uma boa (e prática!) dica. "Você pode comprar aqueles saquinhos de silica, à venda em qualquer lugar, para colocar dentro das gavetas em que guarda suas maquiagens. Eu faço assim. Deixe um saquinho ou dois, para evitar que a umidade prolifere ali dentro."

Sobre perfumes, a regra de protegê-los da claridade também se aplica: tanto ela quanto a variação de temperatura são os piores inimigos quando se fala na durabilidade de suas fragrâncias (e até em seu poder de fixação!).

Sabe aquela história de guardá-los na caixa, aliás? Também é uma boa dica, já que ela ajuda sim a protegê-los ainda mais: é que a caixa faz uma camada a mais de proteção, isolando seu frasco de variações de temperatura. "Como a maioria dos perfumes é em spray, a umidade não interfere tanto, já que não entra ar nele", diz Julia. "Mas a claridade estraga muito."

E aí: que tal aproveitar este período em que tanto estamos em casa para reorganizar nossos cosméticos?

vamos conversar?

mais do blog

Turnê Sallve Rondônia

Turnê Sallve Rondônia

A Turnê Sallve desembarcou virtualmente em Rondônia para um papo sobre auto-cuidado, amor próprio e protetor solar!
Saiba mais

buscar

sua sacola

  • Loading