Ácido Salicílico: o que é, para que serve e quando usar

Ácido Salicílico: o que é, para que serve e quando usar

O ácido salicílico age esfoliando a pele e reduzindo inflamações e não é por menos que é o melhor amigo da pele acneica. Saiba mais sobre quando, por que e como usa-lo.

O ácido salicílico é uma verdadeira estrela dos ingredientes para quem tem pele com acne. Ele é um dos ativos mais recomendados por dermatologistas no tratamento da acne e também para os cuidados com a pele oleosa Se você é um membro de um desses dois grupos, que não são nada pequenos, já deve ter esbarrado vez ou outra com esse nome na caixa daquele seu cosmético queridinho. 

ácido salicílico

O que é o ácido salicílico?

O ácido salicílico tem origem natural, derivado da salacina, que é encontrada na casca de salgueiros, e é uma substância anti-inflamatória. Apesar disso, atualmente, costuma ser produzido sinteticamente em grande escala.

O composto entra na categoria dos beta-hidroxiácidos (BHA), poderoso e multifuncional, que realmente é incrível para quem procura produtos para cuidar melhor da pele acneica

ácido salicílico

Qual a função do ácido salicílico na pele?

Se você quer saber porque ele é o inimigo número um da acne, é relativamente simples de entender. Por ser um beta-hidroxiácido, a parte hidroxi da molécula é separada da parte ácida por dois átomos de carbono. E isso é importante, porque torna o ácido salicílico mais solúvel em óleo, penetrando com mais facilidade nos poros.

AHAs e BHAs: a combinação que é um sucesso para pele acneica

Os BHAs funcionam nas camadas mais superficiais da pele, dissolvendo o desmossomo, que é aquela estrutura que cola uma célula na outra, ajudando na renovação celular da pele. 

Quando você consegue dissolver esse desmossomo, sua pele se livra de suas células mortas com mais facilidade e sua pele volta a ter aquele viço que você tanto busca, além de diminuir ativamente o tamanho dos poros e suavizar linhas finas.

Tá, mas isso os alfa-hidroxiácidos também fazem, lembra? O que torna os beta-hidroxiácidos um grupinho específico é que eles também agem no interior do poro, ajudando ainda mais em sua desobstrução e a esfoliar profundamente células mortas e excesso de sebo - isso por ser solúvel em óleo. 

Como o ácido salicílico ajuda no tratamento da acne

É justamente essa ação dos BHAs que os tornam tão poderosos para a pele acneica. Basta lembrar o que é uma espinha: uma pápula infectada e inflamada, fruto da proliferação excessiva da glândula sebácea. O conteúdo da espinha é sebo e células mortas, basicamente, associados aos agentes infecciosos. Por isso, o ácido salicílico, ao penetrar nos poros, ajuda a secar espinhas.

Quer mais benefícios do ácido salicílico, para a pele oleosa? Ele atua direramente no controle das glândulas sebáceas, ajudando no controle da produção de sebo, diminui a hiperqueratinização (controle excessivo de queratina, um dos responsáveis pelo surgimento da acne), diminui a proliferação bacteriana e o processo inflamatório local.

Ah! E não vale só para o rosto, viu? O ácido salicílico funciona muito bem para tratar a acne corporal, foliculite e até queratose pilar.

Propriedades do ácido salicílico para linhas finas

Como já dissemos antes, por ser um esfoliante potente, o ácido salicílico remove as células mortas da pele. Com essa função, o composto promove a renovação celular, aumentando a produção de colágeno, o que disfarça as rugas e linhas de expressão, deixando a pele mais uniforme.

É seguro usar ácido salicílico na pele?

É seguro sim, mas há uma ressalva! Algumas pessoas possuem maior sensibilização a este ingrediente. Portanto, em geral, pessoas com pele sensível devem buscar a opinião de um dermatologista antes de usá-lo.

Pode usar ácido salicílico todo dia?

O ácido salicílico pode ser encontrado em dermocosméticos como limpadores faciais, tônicos, séruns, hidratantes, tornando fácil sua inserção na rotina de skincare. 

Assim como os AHAs, os BHAs inspiram alguns cuidados ao serem inseridos na rotina de skincare, então as dicas valem aqui também. Comece usando o produto com ácido salicílico em dias alternados, para que sua pele consiga se adapte ao ativo.

É importante também caprichar nas três etapas essenciais da rotina de skincare (lavar, hidratar e proteger), e consultar seu dermatologista se você está usando algum medicamento, como retinóides ou hidroquinona.

Depois disso, sim: o ácido salicílico pode ser usado na pele todos os dias.

Dra. Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve, dá ainda mais um conselho valioso, de observar sua própria pele: "Assim você consegue detectar os primeiros sinais de uma sensibilidade que possa se desenvolver - como vermelhidão, ardência, coceira ou acne".

Linha Antiacne

ácido salicílico

Aqui na Sallve, o ácido salicílico é a estrela da nossa Linha Antiacne. Muito mais do que um secativo poderoso que seca espinhas em 24 horas, ele é um sérum que ajuda a tratar e prevenir acne sem ressecar.

A Linha Antiacne reúne ativos poderosos para acolher a sua pele, em cinco fórmulas para você customizar sua rotina para cuidar da acne:

Limpador Antiacne
Uma dose diária de limpeza profunda para poros menos aparentes e controle da oleosidade ao longo do dia, com uma fórmula desenvolvida especialmente para o cuidado diário das peles acneicas.

Tônico Antiacne 
L
impa e controla a oleosidade da pele, enquanto acalma e alivia a irritação da acne. na etapa de tratamento.

Sérum Antiacne
Tem efeito secativo em espinhas em até 24h, sem ressecar.

Óleo Antiacne
Um sérum-óleo facial de hidratação, fortalecimento da barreira de proteção e equilíbrio da oleosidade da pele. para complementar, tem a Máscara Antiacne, que tem efeito calmante para alívio da pele, controla oleosidade, reduz vermelhidão, acelera o processo de recuperação da pele com espinhas e amolece cravos.

Máscara Antiacne
Tem efeito calmante para alívio da pele, controla oleosidade, reduz vermelhidão, acelera o processo de recuperação da pele com espinhas e amolece cravos.

+ Conheça a Linha Antiacne da Sallve

Bruma Reequilibrante

O ácido salicílico também é estrela da fórmula da nossa Bruma Reequilibrante. Uma combinação de ativos poderosos que resultam em uma fórmula super leve e reguladora, que auxilia no controle de oleosidade e no tratamento da acne. 

Ela reduz imediatamente a oleosidade da pele, o brilho excessivo e a aparência de poros, além de auxiliar na regulação do microbioma da pele e na redução do aparecimento de cravos e espinhas a longo prazo. Também é um aliado na preparação da maquiagem, ajudando na fixação e reduzindo a oleosidade acumulada ao longo do dia.

E aí, que tal incluir a Bruma Reequilibrante na sua rotina diária?

Algumas referências e estudos usados para este texto

Salicylic acid as a peeling agent: a comprehensive review

Treatment of acne vulgaris with salicylic acid pads

Over-the-counter Acne Treatments

The benefit of 2% salicylic acid lotion in acne a placebo-controlled study

Studies on the effect of salicylic acid on normal skin

Hydroxy Acids, the Most Widely Used Anti-aging Agents

Applications of hydroxy acids: classification, mechanisms, and photoactivity

Science of skincare: what is salicylic acid?

Salicylic Acid

Tem dúvidas, quer saber mais ou quer sugerir um tema? Fale com a Sallve. A gente adora trocar experiências!

Voltar para o blog