Testes Clínicos do Esfoliante Enzimático

Até chegar a você, nosso Esfoliante Enzimático passou por uma série de testes em órgãos regularizados na ANVISA. Aqui estão os resumos de alguns deles, bem como seus resultados:

Ação enzimática de lipase

Esse teste foi feito in vitro, ou seja as soluções contendo os grupos controle, controle positivo (detergente) e amostra foram adicionadas ao substrato contendo óleo e goma a 37°C por 30 minutos. Em seguida, a reação foi neutralizada para interromper a atividade enzimática utilizando etanol. A quantificação final foi realizada com fenolftaleína e leitura em densidade óptica pela absorbância a 550nm. O produto apresentou uma medida de absorbância aproximadamente 60% menor que a do controle, indicando atividade de lipase do produto.

ESTUDO DE ATIVIDADE ENZIMÁTICA DA LIPASE – Esfoliante Enzimático Sallve - Núcleo Vitro 2020

Ação enzimática de protease

Esse teste foi feito in vitro, ou seja as soluções contendo os grupos controle, controle positivo (tripsina) e amostras foram adicionadas ao substrato de albumina a 37°C por 30 minutos em duplicata. Em seguida, a reação foi neutralizada para interromper a atividade enzimática. A quantificação final da proteína foi realizada através do kit Pierce BCA (Thermo Fisher) e foi realizada a leitura em densidade óptica pela absorbância a 562nm. O produto apresentou uma leitura de absorbância aproximadamente 10% menor que a do controle, indicando a atividade de protease do produto.

ESTUDO DE ATIVIDADE ENZIMÁTICA DA PROTEASE – Esfoliante Enzimático Sallve - Núcleo Vitro 2020

Hidratação

Esse teste foi feito aplicando o produto sobre a pele de 10 voluntários de 18 a 60 anos e medindo a evolução da hidratação da pele de cada um deles. Duas áreas de 25cm2 foram demarcadas no antebraço dos participantes. O produto foi aplicado e enxaguado sobre uma delas e a outra foi mantida como controle. A hidratação foi medida usando um Corneometer® CM 825 antes da aplicação do produto e após, duas, oito, vinte e quatro e quarenta e oito horas da aplicação. Após 8 horas de aplicação, o produto apresentou um aumento de hidratação de 4,9%.

AVALIAÇÃO INSTRUMENTAL DA HIDRATAÇÃO CUTÂNEA (CORNEOMETRIA COM ENXÁGUE) APÓS A APLICAÇÃO DE UM PRODUTO TÓPICO - Esfoliante Enzimático Sallve - Allergisa 2020

Ótimos resultados em uso

Esse teste foi feito em uso, com 31 voluntárias de 19 a 50 anos de idade, durante 30 dias. Elas aplicaram o produto duas vezes por semana e responderam um questionário dando suas percepções sobre o resultado do produto na pele. Alguns resultados já foram percebidos na primeira aplicação.

Você percebeu: 1º dia

  • Percebeu melhora na aparência e qualidade geral da pele? 87% sim
  • O produto foi eficaz em limpar profundamente a pele removendo impurezas? 94% sim
  • Percebeu redução da oleosidade da pele na região de aplicação do produto logo após aplicação? 90% sim
  • Percebeu a pele ressecada/repuxada após o uso? 87% não
  • O produto apresentou “efeito matte/matificado” após o uso? 68% sim
  • Percebeu melhorou /ganhou luminosidade natural da pele (viço) após o uso? 94% sim
  • Percebeu redução nos poros após o uso do produto? 87% sim
  • Percebeu esfoliação suave, sem tornar a pele sensível? 94% sim
  • Ficou com a sensação de pele renovada? 97% sim
  • Percebeu melhora da textura/relevo da pele, deixando-a mais lisa e suave? 94% sim
  • Percebeu melhora da pele deixando- a limpa e fresca por mais tempo? 94% sim
  • Após o uso sentiu a pele limpa, purificada e renovada? 94% sim
  • Após o uso sentiu a pele com toque macio? 100% sim
  • Após uso sentiu a pele hidratada? 97% sim

Você percebeu: 30º dia

  • Percebeu melhora na aparência e qualidade geral da pele? 94% sim
  • O produto foi eficaz em limpar profundamente a pele removendo impurezas? 97% sim
  • Percebeu redução da oleosidade da pele na região de aplicação do produto logo após aplicação? 94% sim
  • Percebeu a pele ressecada/repuxada após o uso? 97% não
  • Percebeu controle da oleosidade nas horas após o uso do produto? 90% sim
  • O produto apresentou “efeito matte/matificado” após o uso? 84% sim
  • Percebeu melhorou /ganhou luminosidade natural da pele (viço) após o uso? 94% sim
  • Percebeu redução nos poros após o uso do produto? 97% sim
  • Com o uso contínuo do produto percebeu a redução no aparecimento de cravos? 94% sim
  • Com uso contínuo percebeu que a pele ficou com um tom mais uniforme? 97% sim
  • Percebeu esfoliação suave, sem tornar a pele sensível? 100%
  • Ficou com a sensação de pele renovada? 97% sim
  • Percebeu melhora da textura/relevo da pele, deixando-a mais lisa e suave? 100%
  • Percebeu melhora da pele deixando- a limpa e fresca por mais tempo? 97% sim
  • Após o uso sentiu a pele limpa, purificada e renovada? 97% sim
  • Após o uso sentiu a pele com toque macio? 100% sim
  • Após uso sentiu a pele hidratada? 97% sim
  • Você Indicaria o produto para um amigo(a)? 94% sim
  • Você compraria este produto? 94% sim

AVALIAÇÃO DA MELHORA VISUAL DA TEXTURA/ MORFOLOGIA/ MACIEZ DA PELE (DERMOSCAN) COM APRECIABILIDADE COSMÉTICA – Esfoliante Enzimático Sallve. IPclin 2019

Não-comedogênico / não-acnegênico

Esse teste foi feito em uso, com 32 voluntárias de 18 a 42 anos, durante 28 dias. Elas aplicaram o produto duas vezes por semana, e após esse período passaram por uma consulta médica que avaliou sinais clínicos apresentados e possíveis sensações de desconforto sentidas durante esse período. Nenhum participante relatou sensações de desconforto e não foram detectados sinais clínicos de acne e comedões (cravos) após o período de uso do produto.

AVALIAÇÃO DO POTENCIAL ACNEGÊNICO E COMEDOGÊNICO E DA ACEITABILIDADE CUTÂNEA E OCULAR DE UM PRODUTO COSMÉTICO EM CONDIÇÕES REAIS DE USO – Esfoliante Enzimático Sallve. Allergisa 2020

Hipoalergênico

Esse teste foi feito via patch test, com 54 voluntários de 18 a 68 anos, durante 6 semanas. O produto foi aplicado, por meio de teste de contato (patch test) no dorso dos voluntários. 48h após a sua aplicação, o produto foi removido e foi realizada a avaliação do local para verificação de possíveis sinais clínicos durante 3 semanas consecutivas. Seguiu-se um período de pelo menos 10 dias no qual nenhum produto foi aplicado e, na última semana, uma única e última aplicação do produto foi realizada. O produto não induziu processo de irritação e sensibilização cutânea em nenhum voluntário durante o período de estudo.

AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DE IRRITABILIDADE PRIMÁRIA, ACUMULADA E SENSIBILIZAÇÃO CUTÂNEA DE UM PRODUTO EM CONDIÇÕES CONTROLADAS E MAXIMIZADAS – Esfoliante Enzimático Sallve. Allergisa 2020

Não-fotossensibilizante

Esse teste foi feito em uso, com 34 voluntários de 18 a 67 anos, durante 6 semanas. O produto foi aplicado por meio de teste de contato (patch test) no dorso dos participantes, permanecendo por 24 horas, e sendo avaliado e reaplicado semanalmente. Toda vez que o produto foi removido, foi feita a exposição da pele a raios UV A e B (lâmpadas que simulam exposição aos raios solares) e em seguida uma avaliação médica foi realizada para identificar sinais clínicos e sensações de desconforto dos voluntários durante e após a exposição. Após três semanas de aplicações consecutivas, o produto não foi aplicado por no mínimo 10 dias e, na última semana, foram feitas uma exposição e irradiação finais, tendo avaliações imediatamente depois, 24, 48 e 72h após a irradiação. O produto não induziu processo fototoxicidade ou fotossensibilização da pele em nenhuma voluntária.

AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DE FOTOALERGIA E FOTOTOXICIDADE CUTÂNEA DE UM PRODUTO EM CONDIÇÕES CONTROLADAS E MAXIMIZADAS – Esfoliante Enzimático. Allergisa 2020

Challenge Test

Esse teste foi feito in vitro, amostras do produto foram inoculadas com entre 105 e 106 UFC/g de bactérias e fungos. As amostras foram então observadas 1, 3, 7, 14, 21 e 28 dias após a inoculação para observar o crescimento microbiano. O produto é aprovado, segundo a metodologia CTFA, se houver uma redução de 99,9% em 7 dias e se não houver crescimento até o 28° dia da população de bactérias e se houver uma redução de 90% em 7 dias e não houver crescimento até o 28° dia da população de fungos. O produto foi aprovado em Challenge Test de acordo com a metodologia CTFA.

ANALYTICAL RESULTS: Challente Test - Preservative Efficacity Evaluation. Esfoliante Enzimático Sallve. Tüv Süd SFDK 2020