Acne solar: o que é, o que causa, como prevenir e tratar

Saiba o que é a acne solar e por que ela pode aparecer, além de dicas de como tratar e como os produtos da Sallve podem te ajudar.

Ah, o verão. Sol, calor e... acne solar? Pois é. Entre as condições de pele mais comuns da estação mais quente do ano está a acne solar, que, aliás, pode acontecer até em peles que nunca tiveram cravos ou espinhas. É que, como a gente já te explicou antes, a acne pode ter diversos gatilhos, de hormônios a medicamentos, passando por ele mesmo, o sol.

+ Acne: afinal de contas, quais são as causas das espinhas?

acne solar

Acne solar: o que é?

A acne solar é uma reação que pode aparecer no rosto, pescoço, ombros, tórax e costas alguns dias após a exposição intensiva ao sol. Sabe aquele mito de que o sol pode "secar" espinhas? Então, na verdade é o contrário: "O Sol e o calor estimulam ainda mais a produção das glândulas sebáceas, piorando a inflamação e aumentando a intensidade e frequência das manchas", já nos explicou a Dra. Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve. Ou seja: com a chegada do verão, o aumento das temperaturas e uma exposição solar muito maior, sua pele pode sim reagir com um quadro de acne solar. Ainda segundo a SBD - Sociedade Brasileira de Dermatologia - também pode ser causada pela sudorese e uso de filtro solar comedogênico.

+ Alergia ao sol? Conheça 3 problemas que são comuns no verão

O dermatologista Dr. Jardis Volpe faz questão de apontar, porém, que um protetor solar comedogênico pode causar acne solar, mas a falta de um protetor solar também pode ser um ponto para desencadear o quadro: “A exposição solar sem fotoproteção resseca bastante a pele, mas logo depois vem o efeito rebote, resultando na produção de sebo em excesso como tentativa de repor sua hidratação”. 

O dermatologista adverte também que “além da proteção solar, é importante tomar uma ducha de água doce e hidratar a pele após sair da praia ou da piscina”. Isso porque que tanto a água salgada do mar como a água com cloro da piscina também ressecam a pele, e depois podem causar esse mesmo efeito rebote, causando piora nos quadros de oleosidade e intensificando a possibilidade de acne solar.

Como prevenir e tratar a acne solar

O tratamento da acne solar é igual ao tratamento convencional de um quadro de acne: é importante limpar, tratar, hidratar e proteger sempre, optando por produtos que ajudem no controle da oleosidade (procure pelos não comedogênicos), como tônicos, e ativos como o ácido salicílico, que ajuda a desobstruir os e eliminar cravos e espinhas.

É muito importante lembrar, porém, que ao incluir ácidos na sua rotina de skincare, especialmente no verão, o protetor solar é indispensável, para prevenir o aparecimento de manchas. Chapéus também podem ser bons aliados para evitar a exposição direta da acne ativa ao sol e evitar a piora das inflamações.

Linha Antiacne

linha antiacne

Aqui na Sallve, algumas fórmulas podem te ajudar no tratamento da acne solar, como os integrantes da linha antiacne. Ela é a primeira jornada especialista em pele acneica, pois trouxemos uma rotina completa de tratamento antiacne que inclui: Limpador Antiacne, Tônico Antiacne, Sérum Antiacne, Óleo Antiacne e Máscara Antiacne. Conheça cada um dos produtos:

Limpador Antiacne

Limpador Antiacne é um gel-espuma, livre de sulfatos, feito especialmente para o cuidado diário das peles acneicas. desenvolvido para o uso facial, incluindo área dos olhos, mas também pode ser usado no corpo, sua fórmula possui Ácido SalicílicoMelaleuca e Niacinamida, formando uma poderosa ação para tratar e evitar o aparecimento de cravos e espinhas.

Tônico Antiacne

Tônico Antiacne é um tônico adstringente de limpeza, desenvolvido para peles acneicas - até as mais sensíveis. Ele limpa e controla a oleosidade da pele enquanto acalma e alivia a irritação da acne.

Sua fórmula com melaleucacentella asiáticaniacinamida e fermentados vegetais formam um poderoso aliado no tratamento e prevenção da pele acneica do rosto, mas também pode ser usado no corpo.

Sérum Antiacne

Você já conhece nosso Sérum Antiacne? Muito mais do que um secativo poderoso, ele é um sérum que ajuda a tratar e prevenir acne sem ressecar. Só ele contém o ácido salicílico - um BHA que desentope os poros - em sua concentração máxima de 2%, a melaleuca com o 4-terpineol que oferece todos os benefícios bactericidas e anti-inflamatórios sem irritar a pele, e a niacinamida e o extrato de buchu,que controlam a oleosidade e ajudam a minimizar poros dilatados

O sérum antiacne tem um efeito secativo de espinhas em até 24 horas sem ressecar. Ele também previne o aparecimento de espinhas e cravos, desobstrui e minimiza poros dilatados, controla a oleosidade e melhora cicatrizes e manchas de acne, reduz a presença das bactérias causadoras da acne, a inflamação e a vermelhidão, e ainda repara a barreira de proteção da pele.

Óleo Antiacne

Óleo Antiacne é um sérum-óleo facial de tratamento e prevenção à acne. Com absorção leve e rápida, ele tem o poder de hidratar a pele, ao mesmo tempo que fortalece a barreira de proteção e reequilibra a oleosidade da pele.

Sua poderosa fórmula contém óleo de melaleuca, que oferece todos os benefícios bactericidas e calmantes, sem irritar a pele, e Ácido Salicílico, que desobstrui os poros, além de óleo de jojoba e óleo de cominho preto. E o acabamento? Suave, macio e sem qualquer aspecto de oleosidade excessiva.

Máscara Antiacne

Máscara Antiacne é uma máscara de tratamento para efeito de alívio da acne. Ela controla oleosidade, reduz vermelhidão, acelera o processo de recuperação da pele com espinhas e amolece cravos.

Sua textura é super cremosa, não resseca e nem repuxa a pele, deixando um acabamento macio e hidratante. a fórmula possui Argila Verde, Ácido Salicílico, Centella Asiática, Alfa-Bisabolol Alantoína, formando um poderoso aliado no cuidado semanal da pele acneica.

E aí que tal incluir os produtos da linha antiacne na sua rotina de cuidados?

Lembrando sempre que é importante consultar um dermatologista para que o diagnóstico seja feito de forma precisa e, em casos mais intensos, medicações possam ser incluídas no tratamento sem riscos.

vamos conversar?

mais do blog

buscar

sua sacola

subtotal

Loading
Login efetuado com sucesso!