Alicia Keys

E se você deixar sua pele ditar qual maquiagem você vai usar hoje?

Você presta atenção em como sua pele está no dia para se maquiar? Então fica de olho nessa dica da maquiadora de Alicia Keys!

Alicia Keys
Instagram Alicia Keys

Há cerca de quatro anos, Alicia Keys causou uma comoção na internet ao anunciar que não ia mais usar maquiagem. Ela escreveu uma enorme carta aberta listando seus motivos - entre eles a pressão por se encaixar num ideal de perfeição que os outros tinham dela - e disse que, a partir de então, ia deixar sua pele aparecer como ela é.

O que a cantora estava fazendo, porém, não era simplesmente parar de usar maquiagem: era concentrar esse passo da sua rotina de autocuidado no skincare, que é o que muita gente prefere fazer hoje em dia. Ao invés de cobrir a pele inteirinha com primer e base, apavorada com manchinhas, poros e possíveis espinhas, ela cuida da pele para que ela sinta cada vez menos necessidade de se apoiar na maquiagem para se sentir validada.

A ideia veio com boas dicas de como fazer o mesmo em casa: sua maquiadora na época, Dotti, contou que a base entrava sim na rotina - só que bem misturada a um óleo facial para que ficasse quase translúcida, por exemplo. Depois ela pressionava essa base contra a pele com um pincel e seguia com um rolo de jade (jade roller) por cima. Dá para ter uma ideia de como as duas coisas se misturam? Segundo a maquiadora, a base, aplicada dessa forma, assenta melhor na pele e dá um resultado mais viçoso e natural.

No fim do mês passado, foi a vez da maquiadora atual da cantora, Romy Soleinami, dar alguns truquinhos para misturar skincare com maquiagem para um resultado bem natural e saudável. Seu mantra? Prestar atenção em como sua pele está naquele dia: "Se Alicia tem um corado incrível no rosto, não vou cobrí-lo com base e aplicar blush".

Parece óbvio, mas você já parou para pensar se deixa sua pele ditar o tipo de maquiagem que você vai passar no dia?

Make x pele viçosa

Tracee Ellis Ross, uma de nossas musas de beleza, já tinha ensinado a tática: "Eu não preciso de contorno, olha como eu já tenho meu rosto todo definido. Mas às vezes alguns maquiadores que trabalham comigo passam tanta base que depois precisam vir com o contorno. Eles escondem tanto o viço da minha pele que precisam entrar com o iluminador!", ela desabafou, em um vídeo para a Vogue.

É bem automático a gente pensar em ajustar nossa maquiagem para nossa pele em determinado dia quando ela não está lá tão incrível como a gente gostaria. Usa uma cobertura mais alta, passa mais pó ou corretivo... Mas será que quando nossa pele está incrível a gente também ajusta nossos pincéis, dedos e cosméticos para realçá-la?

Da próxima vez que você for se maquiar, tenta pensar nisso: se o coradinho da sua pele está especial, que tal apostar só num blush cremoso e uma pele mais levinha? Se ela está super viçosa de tão bem que você tem cuidado dela, que tal deixar de lado tantas etapas que vão cobrir isso? Acredite: a maquiagem pode ficar ainda mais divertida assim!

Voltar para o blog