Conhecendo melhor outros ativos do Esfoliante Enzimático

Você sabe de onde vem os ômegas 6 e 9?

Para quem adora conhecer mais sobre as fórmulas dos nossos produtos, hoje é dia de mergulhar um pouco mais fundo na composição do Esfoliante Enzimático. E o spoiler é: tem muito a ver com os ômegas 6 e 9 presentes por lá!

ativos do Esfoliante Enzimático

Outros ativos do Esfoliante Enzimático

Se você já leu a lista completa de ingredientes do nosso esfoliante, já cruzou com alguns desses nomes: Crambe abyssinica Seed Oil, Persea gratissima Oil, Helianthus annuus Seed Oil e Euphorbia cerifera Cera. Os nomes parecem difíceis, mas garantimos que pelo menos dois deles são velhos conhecidos!

  • Óleo de Crambe

O óleo de crambe é obtido das sementes da planta Crambe abyssinica, que tem sua origem na África Oriental. As sementes contam com cerca de 20% a 40% de óleo, que é extremamente comum em produtos para o cabelo, mas que pode ser ótimo para a pele também.

+ Os benefícios (e cuidados!) da esfoliação para pele acneica

Em sua composição, encontramos uma grande quantidade de ácido erúcico (ômega-9). Além dele, também contém grandes quantidades de ácido oléico (ômega-9), linoléico (ômega-6) e linolênico (ômega-3), excelente para manter a barreira da pele íntegra e saudável.

+ O que é barreira cutânea e qual sua função na nossa pele?

  • Óleo de Girassol

Helianthus annuus Seed Oil. Nada mais é do que ele mesmo, nosso já conhecido óleo de Girassol. Mas para a pele? Sim!

O óleo vem da semente da planta conhecida como Helianthus annuus e é usado como emoliente nos cosméticos. Ele tem alto teor de ácido linoléico (ômega-6), além de outros ácidos graxos como oleico (ômega-9),palmítico e esteárico.

E o que isso tudo significa? Que ele ajuda a repor a barreira cutânea, fortalecer e acalmar a nossa pele.

ativos do Esfoliante Enzimático
Crédito: David Travis/ Unsplash
  • Óleo de Abacate

O óleo de Persea gratissima vem de uma fruta conhecida: o abacate! Ele é uma excelente fonte de ácidos graxos, que são ótimos para nossa pele. Entre eles, o ácido linolênico (ômega-3), ácido linoléico (ômega-6), ácido oleico (ômega-9) e beta sitosterol.

Como alguns dos que já citamos anteriormente, eles agem na barreira de proteção da pele, ajudando a prevenir a perda de água, fortalecendo a nossa pele, mantendo a hidratação e acalmando também.

+ Esfoliação física, química, biológica: conheça as diferenças

Além de tudo isso, o óleo de abacate é uma boa fonte de antioxidantes naturais, como vitaminas A, C, D e E.

  • Cera de Candelilla

A cera da Euphorbia cerifera, conhecida também pelo nome de Candelilla também está presente no nosso esfoliante (e na Máscara Purificante!). Ela é uma alternativa para o uso de cera de abelha nos cosméticos, sabia?

A Euphorbia cerifera é um arbusto nativo dos Estados Unidos e do México. Nos cosméticos, além de atuar como espessante, também tem como propriedade principal ajudar a manter a umidade natural da pele, por conta da presente de ácidos graxos em sua composição.

ativos do Esfoliante Enzimático
Crédito: Estudio Bloom/ Unsplash

Ômegas 6 e 9

Você com certeza notou a presença dos ácidos graxos ômegas em todos os ingredientes que citamos acima, né? É exatamente por conta desses óleos que o Esfoliante Enzimático é rico em ômegas 6 e 9. Eles são essenciais para nossa pele por conta da barreira cutânea (como já te contamos!). Afinal, ela depende de ácidos graxos essenciais para funcionar corretamente.

+ Barreira cutânea x barreira lipídica: qual a diferença?

A barreira cutânea é composta por células da camada córnea e substâncias que unem essas células - ceramidas, colesterol e (surpresa!) ácidos graxos. Ou seja, é como se a barreira fosse um muro perfeito. Sendo que os tijolos são as células e as gorduras são o cimento que une esses tijolos da melhor maneira possível.

Os ácidos graxos presentes na sua pele fazem, essencialmente, três coisas: diminuem a água trans-epidérmica, são antimicrobianos e também anti-inflamatórios. Eles ajudam a formar uma barreira antibacteriana resistente à água que é como a nossa pele se protege contra infecções. Ou seja, se alguma dessas funções estiver comprometida, sua cútis não estará saudável.

Nos dermocosméticos, esses ácidos graxos ômega podem ajudar muito a manter o estrato córneo saudável. Eles têm função de nutrir e reparar a barreira lipídica da pele, já que aumenta a hidratação. Além disso, têm funções calmantes e ajuda a pele a ficar forte.

ativos do Esfoliante Enzimático

Esfoliante Enzimático

Nosso esfoliante é 3 em 1, porque combina esfoliação enzimática, física e química, promovendo uma ação prolongada e poderosa. Para isso acontecer, contamos com as enzimas de romãAHA de frutas e partículas naturais de Bambu.

Com todos esses ingredientes atuando juntos, temos uma esfoliação completa, mas sem agredir a pele e pensando ainda em sua reparação. Cada ingrediente amplifica o outro (como já te contamos aqui). Os ômegas vêm para reparar a pele, não deixando aquela impressão de pele ressecada pós-esfoliação.

Artigos, textos e estudos usados para este texto

Effects of Candelilla and Carnauba Wax Incorporation on the Functional Properties of Edible Sodium Caseinate Films

Crambe Oil – the new popular oil for skin- and haircare

Helianthus annuus (sunflower) seed oil

Persea gratissima (avocado) oil

Avocado Oil: Characteristics, Properties, and Applications

Voltar para o blog