Banhos de ervas: receitas especiais e tudo o que você precisa saber

Que tal incluir um autocuidado diferente na rotina? Saiba mais sobre os banhos de ervas.

2020 não foi fácil para ninguém e com a chegada do final desse ano complicado (eu ouvi um amém?) a gente sempre fica pensando em jeitos diferentes de renovar as energias e trazer mais caminhos abertos. E aí viemos com uma ideia: já pensou em fazer banhos de ervas?

Pois bem, essa não é uma rotina apenas para o final do ano, mas algo que você pode muito bem incluir na sua rotina do ano inteirinho. Afinal, energia boa a gente quer e precisa o tempo todo, não é? Para a tarefa de explicar tudo tim-tim por tim-tim desse ritual, conversamos com a especialista no assunto Amanda Celli, do @temperodebruxa.

Banhos de ervas
Créditos: Pexels/ Daria Shevtsova

Benefícios dos banhos de ervas

“As ervas são um presente da Mãe Terra que estão neste plano com a missão de auxiliar em nossos processos de transformação. Os banhos de ervas são uma das maneiras mais antigas de usar a energia dessas ervas para promover uma troca energética entre você e a natureza através da vibração das ervas, e assim possibilitar o alcance de um equilíbrio holístico e integral”, explica a autora do livro "A Magia dos Banhos de Ervas".

Portanto, incluir banhos energéticos na rotina é uma excelente maneira de limpar as energias negativas que acumulamos nos nossos corpos (físico, espiritual, emocional e mental). A Amanda ainda explica que os banhos também auxiliam na busca pelo autoconhecimento e expansão da consciência, trazendo força para a concretização dos seus objetivos pessoais ao trabalhar diversos aspectos em sua vida: amor, prosperidade, saúde, harmonia, limpeza e proteção.

Como fazer um banho de ervas?

Todo mundo é capaz de preparar um banho de ervas, mas pode ser bacana ler um pouquinho para entender melhor as propriedades fitoterapêuticas (que atuam no nosso corpo físico) e fitoenergéticas (que atuam na nossa aura e espírito) de cada erva, além de saber quantas e quais ervas combinar.

“É importante que a pessoa escolha as ervas que irá usar no seu banho de acordo com a intenção que deseja trabalhar em sua vida: amor, purificação, prosperidade, sucesso, paz, etc. Um banho pode ser feito com uma única erva ou com uma combinação delas. Para determinar isso, é importante saber se as ervas escolhidas são quentes, mornas ou frias”, diz a especialista.

Banho de ervas
Crédito: Unsplash/ Annie Spratt

Ervas quentes são todas as ervas fortes cuja atuação energética é considerada muito forte. Elas são usadas principalmente nos banhos para limpeza, descarrego e proteção, mas atentos: o uso excessivo destas ervas pode acabar exaurindo a nossa energia vital, por isso, cuidado e moderação. 

Ervas mornas são aquelas que têm a propriedade de equilibrar e restaurar nosso corpo após a ação das ervas quentes. E as frias são aquelas de uso específico, ou seja, são ervas que trazem energias que trabalham em determinados campos em nossa vida e podem ser usadas para trazer algum tipo de transformação. Banhos com ervas mornas ou frias podem ser usados na rotina sem restrições.

A Amanda Celli ainda dividiu com a gente um passo a passo para quem pretende se aventurar na rotina dos banhos de ervas:

  • Tenha a sua intenção definida de maneira clara em sua mente e coração.
  • Estude e descubra quais as ervas que podem ajudar você a alcançar esse objetivo.
  • Determine qual o melhor período para fazer o seu banho de ervas, de modo a potencializar seus efeitos.
  • Faça uma consagração (através de uma oração por exemplo) para despertar o poder que está adormecido no interior de cada erva.
  • Alinhe o seu poder pessoal (sua força espiritual e sua fé) com sua intenção durante todo o preparo do banho. Se desejar, use palavras (rimas, orações, músicas, mantras, etc) para fortalecer a energia e sua visualização.
  • Quando for tomar o seu banho, sinta a vibração das ervas entrando em contato com o seu corpo físico e espiritual. Este poder irá atuar no subconsciente e na aura, promovendo a troca energética entre você e a natureza através das propriedades e vibração das ervas, restabelecendo assim o seu o equilíbrio energético físico, mental, emocional e espiritual.
  • Lembre-se da força da gratidão: Agradeça as ervas, a Mãe Terra e ao que for divino e sagrado ao seu coração.

Devolva as ervas usadas à natureza.

Banho de Ervas
Créditos: Manuela Bohm/ Unsplash

Tem um dia certo para fazer?

Na bruxaria, aprendemos que cada dia da semana é regido por um astro diferente que atua em determinada área da nossa vida. Assim, recebemos diferentes influxos energéticos ao longo de uma semana que podem fortalecer os nossos banhos de ervas de acordo com nossa intenção”, conta a especialista.

O domingo, por exemplo, é regido pelo Sol e um dia ideal para banhos para abundância, prosperidade, otimismo, elevação de energia e sorte além de questões que envolvam sucesso e fama. A sexta-feira é regida por Vênus, momento ideal para banhos que envolvam questões de amor, paixão, beleza, harmonia, união e fertilidade. O sábado regido por Saturno, perfeito para os ligados à fim de ciclos, proteção, banimento e limpeza. E assim por diante!

As fases da lua também influem nas escolhas, já que tem o poder de fortalecer e potencializar a ação de um banho de ervas. “São capazes de movimentar e controlar as águas presente na Terra, criando as marés e influenciando assim o ciclo de vida de todos os seres, incluindo nós e as plantas”, explica Amanda Celli.

  • Lua Crescente: fortalece os banhos de ervas para crescimento em um âmbito geral, conquistas, realizações, boa sorte, sucesso e prosperidade;
  • Lua Cheia: para amor, amizade, atração, força, coragem, abundância, clarividência, intuição;
  • Minguante: para os banhos de proteção, limpeza energética e banimento;
  • Nova: fortalece os banhos para despertar o potencial adormecido com o objetivo de novos começos em qualquer área da sua vida.

Já quando o assunto é frequência, ela muda de acordo com as ervas e a intenção do ritual. Como dissemos, banhos de ervas para limpeza e descarrego podem ser tomados principalmente quando estamos nos sentindo sem energia, cansadas, ansiosas, nervosas ou doentes. Mas não devem ser diários.

Crédito: Nordwood Themes/ Unsplash

Receitas especiais de banhos energéticos

Vale lembrar que as ervas que você pode vir a ter no jardim, no armário da cozinha ou até na sua horta são ingredientes principais utilizados no preparo desses banhos. Então, antes de tudo anota aí algumas dicas da Amanda:

  • Erva-doce: eleva o nosso poder de atração pessoal através do otimismo e da coragem que fortalecem a autoestima;
  • Canela: chega com sua vitalidade e fogo trazendo dinamismo e segurança ao nosso coração;
  • Anis estrelado: irá atuar nas questões emocionais, no despertar e liberação de sentimentos nos ajudando a acreditar nos nossos sonhos;
  • Tomilho: para despertar a coragem, elevar a motivação e fortalecer a nossa força interior;
  • Alecrim: para trazer alegria, recarregar as baterias com boas energias e fazer a nossa luz interior brilhar mais forte junto com uma pitada de proteção.

Banho para Abertura de Caminhos e Energização

Prepare este banho em um sábado e, se possível, durante um período de Lua Minguante para potencializar os seus efeitos.

Material:

500 ml de água.

2 ramos de alecrim ou aproximadamente 7 gramas seca ou fresca.

1 colher de sopa de mel.

Modo de Preparo:

Coloque a água em uma panela grande e ligue o fogo. Após a mistura levantar fervura, desligue o fogo, acrescente o alecrim e o mel, tampe bem a panela e deixe a mistura descansar por dez minutos. Após, tome um banho bem gostoso e, ao final, derrame a mistura (já morninha) da cabeça para baixo enquanto diz em voz alta:

"Que todo o mal a mim direcionado seja lavado, que toda energia negativa à mim enviada seja levada por estas águas, que todo mau olhado seja quebrado, que toda energia estagnada seja renovada. Um escudo de proteção se ergue ao meu redor. A partir deste momento, estou limpa, purificada, renovada e reenergizada. Que os meus caminhos sejam abertos para que as energias de luz, alegria, prosperidade e crescimento entrem em minha vida!!"

Sem se enxaguar, saia do banho e deixe o corpo secar naturalmente enquanto focaliza o seu pensamento e visualiza toda as energias negativas sendo eliminadas e substituídas por muita luz, alegria, sorte e prosperidade.

Termine fazendo uma oração de gratidão à todas as bençãos já recebidas e aquelas que ainda entrarão em sua vida e devolva as ervas usadas à Mãe Natureza.

Banho para Sucesso e Prosperidade

Prepare este banho em um domingo e, se possível, durante um período de Lua Crescente para potencializar os seus efeitos.

Material:

1 litro de água

1 canela em pau

3 cravos da índia

1 rodela de laranja

1 anis estrelado

3 folhas de manjericão

1 colher (chá) de açúcar mascavo

Modo de Preparo:

Coloque a água em uma panela grande e ligue o fogo. Após a mistura levantar fervura, acrescente a canela, os cravos, a laranja e o anis. Deixe ferver por cinco minutos. Após, desligue o fogo, acrescente o manjericão e o açúcar, tampe bem a panela e deixe a mistura descansar por dez minutos. Após, tome um banho bem gostoso e, ao final, derrame a mistura (já morninha) em todo o seu corpo do pescoço para baixo enquanto diz:

"Grande Mãe Natureza, eu vos honro e reverencio. Consagre com o vosso poder cada ingrediente para a preparação deste banho com sua abundância e generosidade. Que eles abram meus caminhos para que a prosperidade, a vitória e o sucesso possam fazer morada em minha vida dentro do meu merecimento. Que assim seja e assim o é!! Gratidão!!”

Sem se enxaguar, saia do banho e deixe o corpo secar naturalmente enquanto focaliza o seu pensamento e visualiza todos os obstáculos da sua vida sendo eliminados e a energia da vitória, prosperidade, abundância e sucesso entrando em sua vida.

Termine fazendo uma oração de gratidão à todas as bençãos já recebidas e aquelas que ainda entrarão em sua vida e devolva as ervas usadas à Mãe Natureza.

Uma dica final!

Banhos de ervas podem ser usados para limpeza, descarrego e energização de ambientes. Para isto, basta seguir todo o ritual de consagração, ativação e preparo e após passar a mistura no piso, escadas, móveis, janelas, etc.

Use um pano branco, de preferência de 100% algodão, e separe ele apenas para esta função mágica. Durante a aplicação, faça com intenções firmadas e se desejar pode entoar orações. É importante lembrar de testar o local onde a mistura será aplicada para saber se não corre o risco de danificar ou manchar a superfície.

vamos conversar?

mais do blog

buscar

sua sacola

  • Loading