Cabelo e pós-verão: quais os cuidados e como recuperar os fios?

O verão é uma delícia, mas nessa estação o cabelo acaba sofrendo um pouquinho mais

O verão vai terminando e deixando saudade em quem adora os seus dias quentes, úmidos e cheios de sol. E com o fim dessa estação, é legal prestar atenção em alguns cuidados. O cabelo, por exemplo, também sofre um pouco mais no verão e quando a estação acaba, é bom dar aquela reforçada nos cuidados pós-verão.

“O cabelo sofre mais no verão. Tanto por conta da incidência solar, que costumam ter temperaturas mais altas, mas também pelos hábitos do verão. As pessoas vão mais para a praia, para a piscina. Tem mais vento no cabelo, a gente prende mais, lava muito mais vezes. Então, acabam mudando os hábitos e isso interfere, sim, na saúde do cabelo”, aponta a Dra. Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve.

cuidados com o cabelo pós-verão

Água do mar, piscina e raios solares

Durante o verão, é natural que as pessoas aproveitem mais a praia e a piscina. E talvez você já tenha ouvido que a água do mar, da piscina e o sol podem acabar prejudicando a saúde dos cabelos. “A água do mar contém sal e iodo. A água da piscina contém cloro e sulfato de cobre. Esses componentes alteram a cutícula do fio. Esses fios ficam enfraquecidos e mais finos, ou seja, quebradiços”, explica Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia

+ Quais são os cuidados com a pele pós-verão?

E quando o assunto é o sol? Os principais danos aos cabelos são causados pela ação da luz ultravioleta nos fios. “Ela afeta a cutícula do cabelo (camada mais externa do fio de cabelo). Com isso há degradação de proteínas e queratina (que formam o fio). Os cabelos ficam ressecados, sem brilho e quebradiços”, aponta ainda a Dra. Paola.

Cabelos e pós-verão: quais os cuidados?

É legal dizer que o ideal é sempre cuidar do cabelo durante o verão, para que ele chegue no pós-verão já menos danificado. Inclusive, já te contamos algumas dicas de rotina, além de falar sobre a proteção UV também no cabelo. Mas e depois desse período de danos mais intenso, qual o melhor caminho a seguir?

+ Você sabe qual o seu tipo de cabelo?

A Dra. Monalisa Nunes indica que a melhor rotina para o cabelo pós-verão é diminuir a quantidade de estímulos que danificam os fios, que tem ação mais secativa e contribui para o ressecamento. Anota aí algumas dicas:

  • Usar xampus mais suaves. “No verão, as pessoas usam o mesmo xampu, que por vezes é muito mais agressivo e era usado para lavar os cabelos bem menos vezes na semana em outras estações, como no inverno. Então, acaba que ele danifica o cabelo pelo excesso do xampu, já que lava o cabelo muito mais vezes”, explica a Dra. Monalisa Nunes.
  • Hidratar mais o cabelo. A hidratação garante fios menos porosos com uma cutícula íntegra e fechada, o que protege a queratina e proteínas dos fios (essenciais para um fio forte e com brilho). Você pode investir em uma hidratação potente em um salão de beleza ou fazer máscaras hidratantes em casa também. A escolha é sua!
  • Evitar banhos com água muito quente. Assim com a sua pele, ela também não é amiga da sua pele. “A água quente prejudica tanto a haste capilar como o couro cabeludo. Na pele do couro cabeludo, ela causa um ressecamento com consequente produção de oleosidade rebote, tentando contornar o problema. Resultado: couro cabeludo oleoso. Nos fios, a água quente abre as cutículas levando a perda do brilho e ao ressecamento extremo”, já nos explicou a Dra. Kédima Nassif. Mas tem que ser água gelada? Nada disso, pode ser morna.
  • Proteja os cabelos da exposição solar e exponha menos ao sol. O sol está aí o ano todo, ainda mais no Brasil. Portanto, no pós-verão, é legal pensar em expor menos o seu cabelo ao sol. Os fios podem (e até devem) ser protegidos com produtos específicos, como leave-in com proteção solar. 
  • Diminua a frequência do uso do secador, chapinha e/ou babyliss. Como o cabelo já está mais fragilizado após o verão, é sempre bom diminuir hábitos que vão fragilizar ainda mais o cabelo. Ah, e não esqueça o protetor térmico quando usar esses aparelhos, ok?
cabelo pós-verão

Os cuidados são os mesmos para todos os tipos de cabelo?

Assim com a pele, o cabelo também tem diferente tipos. A Dra. Monalisa Nunes aponta que os cuidados, em geral, são os mesmos: “O que vai mudar são mais os produtos. Por exemplo, o cabelo crespo vai ter seu tipo de produto, o cabelo cacheado outro tipo.”

+ Cabelo oleoso e pele oleosa: existe alguma relação?

“Os cuidados básicos, como manter o cabelo hidratado, expor menos ao sol, usar menos secador e chapinha, usar protetor térmico, isso é muito geral para todos os tipos de cabelo”, completa.

Ah, e os cabelos tingidos e quimicamente modificados? Esses precisam de cuidados com produtos específicos para cabelos com química/tingidos, além de manter a hidratação sempre em dia, tanto no verão quanto em qualquer outra estação.

Lembrando que é sempre bacana consultar seu dermatologista, tricologista e/ou o profissional que cuida dos seus cabelos, tá?

vamos conversar?

mais do blog

buscar

sua sacola

subtotal

Loading
Login efetuado com sucesso!