verão

Como cuidar da pele no verão? Confira 7 dicas simples e eficazes

Cuidar da pele no verão é simples: aqui você confere dicas práticas para evitar queimaduras, ressecamento e manchas, e passar a estação com a pele saudável!

Cuidar da pele no verão não é tão difícil ou trabalhoso como pode parecer: alguns passos nós já sabemos de cor, só nos esquecemos de implementar. Outros podem ser mais subjetivos para muita gente, mas são igualmente fáceis de colocar em prática. Por isso, para evitar irritação, queimaduras, manchas e até melanoma, reunimos algumas dicas para te ajudar a cuidar da pele no verão. Do obrigatório protetor solar à importância de manter sua pele sempre hidratada, está tudo aqui.

Para começo de conversa, um lembrete importante: para quem gosta de se bronzear, vale sempre ressaltar que um bronzeado não precisa ser conquistado de um dia para o outro. Para deixar a pele com aquele dourado de verão que você gosta sem arriscar a saúde, o ideal é fazê-lo gradativamente. Por isso, não tema: o protetor solar não vai impedir seu bronze. Pelo contrário, ele é seu aliado, viu?

+ Bronzeamento saudável: isso existe mesmo?

1- Cuidar da pele no verão pede, obrigatoriamente, protetor solar

É impossível começar qualquer lista de cuidados com a pele, especialmente no verão, de outra forma: o protetor solar é indispensável em qualquer rotina, não importa a estação, mas no verão ele é ainda mais importante. Estamos mais expostos ao sol, por muito mais tempo, portanto proteger sua pele dos danos dos raios solares é fundamental para evitar manchas, envelhecimento precoce, queimaduras e até câncer de pele.

Vamos ficar afiados? A SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) indica duas formas de aplicar a quantidade correta de protetor solar: uma colher de chá ou a aplicação em duas camadas. "Passe uma camada, assente, espere secar, e passe a segunda, usando o máximo de protetor que você conseguir tolerar na sua pele. Pode até se aproximar da colher de chá, mas se for difícil não se assuste - uma colher de chá é muito mesmo, e você pode não conseguir", ensina Dra. Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve.

+ Pele negra precisa de protetor solar?

O protetor solar deve ser reaplicado a cada duas horas. Caso você sue muito, o intervalo pode ser menor. Mergulhou? Reaplique o protetor solar em seguida. Ah, e mais uma dica: quando estiver passando seu protetor solar, há algumas áreas do corpo que normalmente acabamos esquecendo. A gente montou uma listinha para te ajudar, e vale sempre lembrar: o ideal é passar o protetor solar 15 minutos antes da exposição solar.

2- Acessórios também ajudam a cuidar da pele no verão

Mesmo com seu protetor solar em dia, acessórios também são bem-vindos para proteger sua pele do sol: chapéus e óculos escuros são ótimos aliados para proteger o couro cabeludo e a região dos olhos, por exemplo, que são tão delicados.

Ainda sobre pegar sol, o consenso entre dermatologistas é evitar a exposição direta entre 10h e 16h. Nesse horário, prefira a exposição indireta, ficando embaixo da barraca ou de qualquer cobertura que você tenha por perto (como uma varanda) que te garanta uma sombrinha.

3- Os 3 passos básicos de qualquer rotina de skincare, aliás, devem estar em dia

Limpar, hidratar e proteger, você já aprendeu aqui no blog, são os três passos básicos de qualquer rotina de skincare. São eles que garantem uma pele saudável e pronta não só para receber os ativos de tratamento que você quiser incluir na sua jornada da pele, como também para que ela esteja mais protegida contra fatores adversos que podem surgir com a exposição solar.

A hidratação tem papel importante no verão - estação que resseca a pele mesmo! É ela que mantém nossa barreira cutânea íntegra, e é justamente essa barreira que pode não só proteger nossa pele como ajudá-la a se recuperar rápido de quadros de irritação e queimaduras. Portanto, não se esqueça do básico no verão!

+ É possível potencializar a hidratação da pele?

4- Tomou banho de mar ou piscina? Siga com uma chuveirada de água doce

O hábito de tomar uma chuveirada de água doce após um mergulho no mar ou piscina faz todo sentido, e é até recomendável: tanto o cloro quanto o sal do mar podem ressecar a pele e os cabelos, portanto retirar essa água da pele depois de um mergulho evita esse ressecamento.

+ Cabelos x Verão: dúvidas esclarecidas para cuidar melhor dos fios

5- Sim, beba água!

Durante o verão, nosso corpo perde mais água do que o normal, já que a gente sua bem mais. Por isso, repor essa hidratação é fundamental - até porque uma pele hidratada também acontece de dentro para fora. O indicado é beber cerca de 2,5l de água por dia. Hoje em dia há até apps para smartphones que podem te lembrar de beber água, sabia? Outra dica é sempre andar com uma garrafa térmica. Assim você tem água sempre a mão e não se esquece de beber.

+ Garrafa d'água com cristal: é moda ou faz alguma coisa?

Outras bebidas que ajudam a manter o corpo hidratado são chá gelados, sucos naturais, águas com sabor e água de coco.

6- A alimentação também ajuda (muito!)

Dra. Monalisa Nunes já deu a dica: o verão é a estação perfeita para abusar de alimentos antioxidantes, como frutas vermelhas e cítricas, cenoura, abóbora e mamão, que vão ajudar a proteger sua pele do envelhecimento precoce causado pela ação dos radicais livres. Trocar a carne pelo peixe também pode ajudar, já que o peixe também ajuda na hidratação corporal.

+ Os alimentos da estação: primavera e verão

7- Falando em radicais livres, o verão é o momento perfeito para inserir os antioxidantes na sua rotina de skincare!

Os radicais livres são moléculas instáveis liberadas pelo metabolismo do nosso corpo, e que apresentam um elétron que tende a se associar rapidamente a moléculas de carga positiva, podendo reagir e oxidar, causando danos a células saudáveis, por exemplo, quando existentes em excesso. Quais danos? Envelhecimento precoce e manchas, por exemplo.

Os antioxidantes estabilizando a ação dos radicais livres na nossa pele, unindo-se a eles e neutralizando-os. Dessa forma, ele impede que suas moléculas ajam nas nossas células e no nosso DNA. E sabe quem é um dos maiores responsáveis pela liberação de radicais livres pela nossa pele? Sim, o sol. Por isso, o verão é uma ótima estação para incluir antioxidantes na sua jornada da pele. Aliados ao protetor solar, eles potencializam a proteção da nossa pele e evitam ainda mais seu envelhecimento precoce e o surgimento de manchas.

+ Qual é a importância de usar antioxidantes a partir dos 18 anos?

Aqui na Sallve, os antioxidantes aparecem em peso nas fórmulas do Antioxidante Hidratante e do Antioxidante Hidratante FPS 30 UVA/UVB. São seis: cafeína, carnosina, niacinamida, resveratrol, vitamina C e vitamina E. Juntos, além de combater a ação dos radicais livres, eles hidratam controlando a oleosidade, minimizam poros dilatados, previnem e reduzem a aparência de linhas finas, uniformizam o tom suavizando manchas, devolvem a luminosidade e o viço da pele, protegem a degradação do colágeno aumentando sua síntese e auxiliam na reparação de danos causados pela luz azul.

A carnosina e a vitamina E também aparecem na fórmula do nosso Protetor Solar FPS 60 UVA/UVB. Além da alta proteção contra UVA/UVB, o Protetor Solar da Sallve também protege sua pele contra os danos da luz azul e visível, infravermelho e poluição. Ele tem ação antioxidante, que previne os sinais do tempo, e ação antiglicante, que ajuda a preservar o colágeno da sua pele. Não-comedogênico e sem álcool, ele deixa um toque macio combinado com o viço incrível, sem esfarelar.

Além dele, a carnosina aparece junto com a niacinamida nas fórmulas dos nosso Protetor Solar Toque Seco e Protetor Solar Com Cor.

Protetor Solar Corporal FPS 50

água protetor

Temos também o Protetor Solar Corporal FPS 50. Um protetor solar que dá vontade de passar no corpo com uma textura deliciosa que, além de proteger, vai deixar sua pele macia e iluminada, mas não pegajosa. com alta proteção FPS 50 UVA/UVB PA++++, é resistente à água, suor e areia.

Além de proteger da radiação solar, o Protetor Solar Corporal FPS 50 hidrata a pele graças à manteiga de karité e ao óleo de semente de uva presentes na fórmula. tem textura leve e toque seco, garantindo conforto na pele sem deixar resíduos esbranquiçados. É hipoalergênico e testado em peles sensíveis.

Voltar para o blog