Dá para corrigir marcas de bronzeado?

Dá para corrigir marcas de bronzeado?

Para quem foi curtir o sol e acabou ficando com marcas de bronzeado indesejadas, sempre fica aquela dúvida: como fazer sair mais rápido?

O verão é a época preferida de quem adora ficar bronzeado, curtir o sol e o calor - lembrando sempre da proteção solar, né? O que não é nada raro é ver muito gente com marcas de bronzeado que não queria, como aquela manga da camiseta, do short, o biquíni cheio de recortes.

marcas de bronzeado

E exatamente por conta dessas marcas, muita gente procura receitas ou tenta truques para igualar o bronzeado: como deixar a marca sem protetor solar para igualar ao resto do corpo, usar bicarbonato de sódio para “apagar” as marcas de bronze e esfoliar bastante pele, por exemplo.

O spoiler é: nada disso é recomendado por dermatologistas e o ideal é sempre dar o tempo que a sua pele precisa. Mas vamos com calma: é possível corrigir essas marcas mesmo?

Bronze saudável é sempre com proteção solar

Já te contamos mais do que uma vez que é possível se bronzear usando protetor solar, por isso: use protetor solar no rosto e no corpo. “O bronzeamento nada mais é do que aumento de melanina nas camadas da epiderme devido ao estímulo da radiação solar. Mesmo com o uso correto do protetor solar, a radiação solar não é bloqueada completamente e há estimulação do melanócito”, já nos explicou o dermatologista Dr. Daniel Cassiano.

+ Como passar protetor solar (e reaplicar também)

Lembrando sempre que: respeite os horários e evite se expor ao sol entre 10h e 16h. A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda um filtro solar com FPS mínimo de 30. No entanto, como a quantidade aplicada pelas pessoas é sempre inferior àquela recomendada, muitas vezes os dermatologistas recomendam fatores de proteção maior, como FPS: 50+. Não se esqueça de aplicar e reaplicar a cada 2h.

“O bronzeamento gradual e gradativo, com uma boa hidratação da pele, tende a se manter por mais tempo, porque a pele não se queima tanto. Quando a pele se queima rapidamente, ela tende a ressecar e descamar em pouco tempo. Hidratar é fundamental”, dá a dica a Dra. Patrícia Mafra.

Marcas indesejadas

Para quem fica com marcas de bronzeado indesejadas, o ideal é dar tempo ao tempo. Afinal, a pele tem seu tempo de renovação natural. “A gente tem aí entre 28 a 40 dias para ter uma renovação total da pele e sair aquele bronzeado. Essa renovação da pele muda de acordo com a parte do corpo. Normalmente, no rosto costuma ser mais rápido. Por isso que a gente fica mais pálido ou perde o bronzeado mais rápido no rosto. Até porque a gente usa mais produtos cosmético nessa região, né? No corpo, isso costuma ser mais lento. Depende também da pele da pessoa, da hidratação, se a pele é seca, se ela descama, mas a média dos 28 a 40 dias”, aponta a Dra. Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve.

+ Apps no smartphone para lembrar de reaplicar o protetor solar

A Dra. Patrícia Mafra ainda reforça que essas marcas indesejadas de bronzeado geralmente são resultado de uma exposição sem proteção solar correta. “Essas marcas surgem na maioria das vezes pela exposição aguda sem a devida proteção ou quando se aplica o protetor de forma irregular”, aponta a dermatologista.

Ou seja, um primeiro caminho para evitar marcas indesejadas é aplicar protetor solar em todo o corpo e no rosto, e não esquecer de reaplicar. Aqui na Sallve, pra te ajudar já até fizemos um Bingo do Protetor Solar, para você não esquecer de passar em nenhum lugarzinho.

Evitar proteção solar na marca?

Muita gente acredita que deixar de aplicar protetor solar nas marcas e aplicar nas outras partes, ajuda a corrigir as marcas. A Dra. Monalisa Nunes alerta que não é bem assim.

+ Pele queimada x pele bronzeada: tem diferença?

“A ideia é proteger toda pele, para que ela vá se uniformizando com o tempo, mas com a proteção solar adequada. Continue passando protetor em todo o corpo para que a parte bronzeada não se bronzeie ainda mais”, aponta.

Esfoliar a pele dá resultado?

A Dra. Monalisa Nunes alerta que esfoliação física não vai adiantar. “Existem várias receitas absurdas. A esfoliação física da pele não adianta. O que adiantaria mais seriam esfoliantes químicos. Então, séruns para manchas, hidratantes corporais renovadores, tônicos renovadores, eles poderiam ajudar por aumentar a taxa de renovação da pele. Mas utilizar no corpo todo não é geralmente viável”, aponta.

+ Bronzeamento saudável: isso existe mesmo?

O Dr. Daniel Cassiano também concorda que esfoliantes químicos poderiam ajudar, mas não costuma recomendar. “Em teoria, se aumentarmos a renovação da epiderme, o bronzeado sairia mais rápido. Dessa maneira, tópicos como alfa-hidroxiácidos ou retinoides podem fazer esse papel. Mas, na prática, não recomendamos isso, já que por volta de 1 mês os queratinócitos com mais melanina do bronzeado vão ser substituídos de qualquer forma”, explica. Ou seja, dê tempo ao tempo.

A Dra. Monalisa ainda aponta que para quem está desesperado com alguma marca de bronzeado indesejada, busque um dermatologista para entender bem quais são as possibilidades. “O peeling, por exemplo, consegue tirar mais rapidamente o pigmento da pele, é um tratamento renovador intenso, e é uma alternativa. Mas no geral a gente fala para hidratar, proteger e esperar”, completa.

O que realmente é possível?

Não adianta você tentar ser mais rápido do que a sua própria pele. Ela tem seu tempo de renovação e se você pesar a mão pode acabar agredindo sua pele.

+ Todos os tipos de pele precisam de hidratação?

“O ideal é manter os cuidados diários com a pele, uma boa rotina de skincare: limpeza adequada e, principalmente, uma boa hidratação. A pele vai naturalmente esfoliar (e uniformizar)”, dá a dica a Dra. Patrícia Mafra.

Sallve e a proteção solar

Você já conhece o Protetor Solar da Sallve FPS 60 Ele protege sua pele diariamente com acabamento hidratante e invisível na pele. Sua fórmula única oferece uma multi defesa: além da alta proteção contra UVA/UVB (com PPD 25,5), ele também protege sua pele contra os danos da luz azul e visível, infravermelho e poluição.

Com vitamina E e carnosina, ele tem ação antioxidante, que previne os sinais do tempo, e ação antiglicante, que ajuda a preservar o colágeno da sua pele. Não-comedogênico e sem álcool, ele deixa um toque macio combinado com o viço incrível, sem esfarelar.

siglas protetor solar

Já o nosso Antioxidante Hidratante FPS 30 UVA/UVB reúne tratamento, hidratação e proteção UVA/UVB. Desenvolvido para o rosto, região dos olhos e pescoço, ele combina o ácido hialurônico a seis antioxidantes preciosos - a nano Vitamina C a 10%vitamina Eresveratrolniacinamidacafeína e carnosina - e, graças à nanotecnologia, seus principais ingredientes são protegidos e chegam mais potentes e sem oxidar ao lugar certinho da pele.

O Antioxidante Hidratante FPS 30 UVA/UVB é uma loção cremosa que também oferece um toque seco e controla a oleosidade sem tirar o viço da pele, prevenindo e reduzindo a aparência de linhas finas e sinais do tempo. Ele também protege a degradação do colágeno e aumenta sua síntese, uniformiza o tom suavizando manchas, diminui o inchaço e as olheiras de cansaço, hidrata controlando a oleosidade, reduz a aparência dos poros, devolve a luminosidade e o viço da pele, oferece ação multi defesa contra danos da luz azul, visível, infravermelho e poluição e proteção solar FPS 30 UVA/UVB PA+++.

E tem mais! Pensado para peles oleosas, nosso Protetor Solar Toque Seco tem alta proteção UVA/UVB e acabamento mate. Oferece uma multi defesa contra a radiação solar e os danos da luz azul, infravermelho e poluição.

Com carnosina, tem ação antioxidante, que previne os sinais do tempo, e antiglicante, que ajuda a preservar o colágeno da sua pele. Enquanto isso, a niacinamida contribui para ajudar no controle de oleosidade ao longo do dia, reduzindo o brilho da pele sem ressecar. é compatível com maquiagem, não esfarela, não arde os olhos e disfarça a aparência de poros.

Ainda na linha facial, temos nosso Protetor Solar Com Cor FPS 60. Com 10 opções de cores, além de oferecer uma multidefesa contra a radiação solar e os danos da luz azul, infravermelho e poluição, proporciona uniformidade ao tom da pele.

Com carnosina, tem ação antioxidante e ajuda a preservar o colágeno da pele. enquanto isso, a niacinamida contribui para o controle de oleosidade ao longo do dia, reduzindo o brilho sem ressecar. Tem cobertura leve, é compatível com maquiagem, não esfarela, não escorre e não arde os olhos.

Um protetor facial muito resistente? Temos por aqui também. Conheça um protetor solar com alta proteção FPS 60 UVA/UVB e muita resistência à água e ao suor, sendo ideal para uso diário e também para prática de esportes.

Seu formato em bastão, além de ser prático para carregar na bolsa, proporciona uma aplicação rápida e simples, facilitando a reaplicação do protetor ao longo do dia.

protetor solar em bastão

Invisível na pele, sua fórmula conta com vitamina E e carnosina, que ajudam a preservar o colágeno e a prevenir os sinais do tempo. Além da alta proteção contra radiação solar, ele também protege contra os danos da luz azul, visível, infravermelho e poluição. Tudo isso sem deixar a pele pegajosa, arder os olhos ou escorrer.

Temos também o Protetor Solar Corporal FPS 50. Um protetor solar que dá vontade de passar no corpo com uma textura deliciosa que, além de proteger, vai deixar sua pele macia e iluminada, mas não pegajosa. com alta proteção FPS 50 UVA/UVB PA++++, é resistente à água, suor e areia.

Além de proteger da radiação solar, o Protetor Solar Corporal FPS 50 hidrata a pele graças à manteiga de karité e ao óleo de semente de uva presentes na fórmula. tem textura leve e toque seco, garantindo conforto na pele sem deixar resíduos esbranquiçados. É hipoalergênico e testado em peles sensíveis.

Hidratante Reparador

Hidratante Reparador também é um excelente aliado para cuidar da pele após a exposição ao sol, sabia? Sua fórmula é cheia de ativos poderosos, que hidratamacalmam e ainda auxiliam na cicatrização - entre eles, pantenol 5%, manteiga de karité, ceramidaseletrólitos e alfa-bisabolol.

E como o Hidratante Reparador pode ajudar? Restaurando a barreira da pele, devolvendo e mantendo o nível de hidratação e, por fim, acalmando. Ele auxilia a diminuir a ardência e vai deixar a pele íntegra e saudável novamente.

“Ele tem tudo que uma pele queimada de sol precisa. Ativos hidratantes umectantes, como o pantenol (que penetra a pele, hidratando suas camadas), e oclusivos, como a manteiga de karité (que forma uma capa, minimizando a perda de água da pele), além de ativos calmantes e anti-inflamatórios, como o alfa-bisabolol, e ativos que vão restabelecer a barreira de proteção da pele (ceramidas)”, explica Dra. Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve.

Hidratante Reparador e o auxílio aos danos pós-sol, queimaduras leves e assaduras

Sérum Uniformizador

Se você se expôs ao sol e manchinhas apareceram, nosso Sérum Uniformizador pode ajudar: ele uniformiza o tom da pele ajudando a suavizar manchas, já que atua diretamente no processo de melanogênese, responsável pela formação de melanina.

Como passar protetor solar (e reaplicar também)

A fórmula conta com retinol biomiméticoalfa-arbutinananoácido tranexâmiconiacinamida a 5% e óleo de rosa mosqueta. Além de auxiliar no tratamento de manchas, o Sérum Uniformizador também melhora a textura geral da pele e previne o envelhecimento precoce.

Vale lembrar! Consultar um (a) dermatologista, é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele! ;)

Tem dúvidas, quer saber mais ou quer sugerir um tema? Fale com a Sallve. A gente adora trocar experiências!

Voltar para o blog