Dá para corrigir marcas de bronzeado?

Para quem foi curtir o sol e acabou ficando com marcas de bronzeado indesejadas, sempre fica aquela dúvida: como fazer sair mais rápido?

O verão é a época preferida de quem adora ficar bronzeado, curtir o sol e o calor - lembrando sempre da proteção solar, né? O que não é nada raro é ver muito gente com marcas de bronzeado que não queria, como aquela manga da camiseta, do short, o biquíni cheio de recortes.

E exatamente por conta dessas marcas, muita gente procura receitas ou tenta truques para igualar o bronzeado: como deixar a marca sem protetor solar para igualar ao resto do corpo, usar bicarbonato de sódio para “apagar” as marcas de bronze e esfoliar bastante pele, por exemplo.

O spoiler é: nada disso é recomendado por dermatologistas e o ideal é sempre dar o tempo que a sua pele precisa. Mas vamos com calma: é possível corrigir essas marcas mesmo?

marcas de bronzeado

Bronze saudável é sempre com proteção solar

Já te contamos mais do que uma vez que é possível se bronzear usando protetor solar, por isso: use protetor solar no rosto e no corpo. “O bronzeamento nada mais é do que aumento de melanina nas camadas da epiderme devido ao estímulo da radiação solar. Mesmo com o uso correto do protetor solar, a radiação solar não é bloqueada completamente e há estimulação do melanócito”, já nos explicou o dermatologista Dr. Daniel Cassiano.

+ Como passar protetor solar (e reaplicar também)

Lembrando sempre que: respeite os horários e evite se expor ao sol entre 10h e 16h. A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda um filtro solar com FPS mínimo de 30. No entanto, como a quantidade aplicada pelas pessoas é sempre inferior àquela recomendada, muitas vezes os dermatologistas recomendam fatores de proteção maior, como FPS: 50+. Não se esqueça de aplicar e reaplicar a cada 2h.

“O bronzeamento gradual e gradativo, com uma boa hidratação da pele, tende a se manter por mais tempo, porque a pele não se queima tanto. Quando a pele se queima rapidamente, ela tende a ressecar e descamar em pouco tempo. Hidratar é fundamental”, dá a dica a Dra. Patrícia Mafra.

Marcas indesejadas

Para quem fica com marcas de bronzeado indesejadas, o ideal é dar tempo ao tempo. Afinal, a pele tem seu tempo de renovação natural. “A gente tem aí entre 28 a 40 dias para ter uma renovação total da pele e sair aquele bronzeado. Essa renovação da pele muda de acordo com a parte do corpo. Normalmente, no rosto costuma ser mais rápido. Por isso que a gente fica mais pálido ou perde o bronzeado mais rápido no rosto. Até porque a gente usa mais produtos cosmético nessa região, né? No corpo, isso costuma ser mais lento. Depende também da pele da pessoa, da hidratação, se a pele é seca, se ela descama, mas a média dos 28 a 40 dias”, aponta a Dra. Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve.

+ Apps no smartphone para lembrar de reaplicar o protetor solar

A Dra. Patrícia Mafra ainda reforça que essas marcas indesejadas de bronzeado geralmente são resultado de uma exposição sem proteção solar correta. “Essas marcas surgem na maioria das vezes pela exposição aguda sem a devida proteção ou quando se aplica o protetor de forma irregular”, aponta a dermatologista.

Ou seja, um primeiro caminho para evitar marcas indesejadas é aplicar protetor solar em todo o corpo e no rosto, e não esquecer de reaplicar. Aqui na Sallve, pra te ajudar já até fizemos um Bingo do Protetor Solar, para você não esquecer de passar em nenhum lugarzinho.

Evitar proteção solar na marca?

Muita gente acredita que deixar de aplicar protetor solar nas marcas e aplicar nas outras partes, ajuda a corrigir as marcas. A Dra. Monalisa Nunes alerta que não é bem assim.

+ Pele queimada x pele bronzeada: tem diferença?

“A ideia é proteger toda pele, para que ela vá se uniformizando com o tempo, mas com a proteção solar adequada. Continue passando protetor em todo o corpo para que a parte bronzeada não se bronzeie ainda mais”, aponta.

Esfoliar a pele dá resultado?

A Dra. Monalisa Nunes alerta que esfoliação física não vai adiantar. “Existem várias receitas absurdas. A esfoliação física da pele não adianta. O que adiantaria mais seriam esfoliantes químicos. Então, séruns para manchas, hidratantes corporais renovadores, tônicos renovadores, eles poderiam ajudar por aumentar a taxa de renovação da pele. Mas utilizar no corpo todo não é geralmente viável”, aponta.

+ Bronzeamento saudável: isso existe mesmo?

O Dr. Daniel Cassiano também concorda que esfoliantes químicos poderiam ajudar, mas não costuma recomendar. “Em teoria, se aumentarmos a renovação da epiderme, o bronzeado sairia mais rápido. Dessa maneira, tópicos como alfa-hidroxiácidos ou retinoides podem fazer esse papel. Mas, na prática, não recomendamos isso, já que por volta de 1 mês os queratinócitos com mais melanina do bronzeado vão ser substituídos de qualquer forma”, explica. Ou seja, dê tempo ao tempo.

A Dra. Monalisa ainda aponta que para quem está desesperado com alguma marca de bronzeado indesejada, busque um dermatologista para entender bem quais são as possibilidades. “O peeling, por exemplo, consegue tirar mais rapidamente o pigmento da pele, é um tratamento renovador intenso, e é uma alternativa. Mas no geral a gente fala para hidratar, proteger e esperar”, completa.

O que realmente é possível?

Não adianta você tentar ser mais rápido do que a sua própria pele. Ela tem seu tempo de renovação e se você pesar a mão pode acabar agredindo sua pele.

+ Todos os tipos de pele precisam de hidratação?

“O ideal é manter os cuidados diários com a pele, uma boa rotina de skincare: limpeza adequada e, principalmente, uma boa hidratação. A pele vai naturalmente esfoliar (e uniformizar)”, dá a dica a Dra. Patrícia Mafra.

Sallve e a proteção solar

Você já conhece o Protetor Solar da Sallve FPS 60 Ele protege sua pele diariamente com acabamento hidratante e invisível na pele. Sua fórmula única oferece uma multi defesa: além da alta proteção contra UVA/UVB (com PPD 25,5), ele também protege sua pele contra os danos da luz azul e visível, infravermelho e poluição.

Com vitamina E e carnosina, ele tem ação antioxidante, que previne os sinais do tempo, e ação antiglicante, que ajuda a preservar o colágeno da sua pele. Não-comedogênico e sem álcool, ele deixa um toque macio combinado com o viço incrível, sem esfarelar.

Hidratante Reparador

Hidratante Reparador também é um excelente aliado para cuidar da pele após a exposição ao sol, sabia? Sua fórmula é cheia de ativos poderosos, que hidratamacalmam e ainda auxiliam na cicatrização - entre eles, pantenol 5%, manteiga de karité, ceramidaseletrólitos e alfa-bisabolol.

E como o Hidratante Reparador pode ajudar? Restaurando a barreira da pele, devolvendo e mantendo o nível de hidratação e, por fim, acalmando. Ele auxilia a diminuir a ardência e vai deixar a pele íntegra e saudável novamente.

“Ele tem tudo que uma pele queimada de sol precisa. Ativos hidratantes umectantes, como o pantenol (que penetra a pele, hidratando suas camadas), e oclusivos, como a manteiga de karité (que forma uma capa, minimizando a perda de água da pele), além de ativos calmantes e anti-inflamatórios, como o alfa-bisabolol, e ativos que vão restabelecer a barreira de proteção da pele (ceramidas)”, explica Dra. Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve.

Hidratante Reparador e o auxílio aos danos pós-sol, queimaduras leves e assaduras

Sérum Uniformizador

Se você se expôs ao sol e manchinhas apareceram, nosso Sérum Uniformizador pode ajudar: ele uniformiza o tom da pele ajudando a suavizar manchas, já que atua diretamente no processo de melanogênese, responsável pela formação de melanina.

Como passar protetor solar (e reaplicar também)

A fórmula conta com retinol biomiméticoalfa-arbutinananoácido tranexâmiconiacinamida a 5% e óleo de rosa mosqueta. Além de auxiliar no tratamento de manchas, o Sérum Uniformizador também melhora a textura geral da pele e previne o envelhecimento precoce.

Vale lembrar! Consultar um (a) dermatologista, é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele! ;)

Tem dúvidas, quer saber mais ou quer sugerir um tema? Fale com a Sallve. A gente adora trocar experiências!

vamos conversar?

mais do blog

buscar

sua sacola

subtotal

Loading
Login efetuado com sucesso!