Cabelos x Verão: dúvidas esclarecidas para cuidar melhor dos fios

Ar-condicionado prejudica? Tingidos sofrem mais?

O verão está bombando e com ele o nosso amado e querido sol. Já falamos por aqui o cabelo sofre e muito com os raios UV, mas o papo sobre os fios e os danos causados pelo verão rende muito pano para a manga. Por isso, resolvemos esclarecer algumas dúvidas, mitos ou verdades, que muita gente pode se questionar quando o assunto é cabelo!

Crédito: Pexels

O que a água do mar e da piscina podem causar nos fios? 

Você já deve ter escutado mais de uma vez que água do mar e da piscina destroem o cabelo. Mas por que isso acontece? Com a palavra, a Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. 

“A água do mar contém sal e iodo. A água da piscina contém cloro e sulfato de cobre. Esses componentes alteram a cutícula do fio. Esse fio fica enfraquecido e mais fino, ou seja, quebradiço”, explica. 

Crédito: Pexels

Afinal, cabelos tingidos, principalmente loiros, sofrem mais? 

“Sim, cabelos submetidos a processos químicos sofrem mais. Isso porque esses processos geram danos ao fio de cabelo, causam lesão na cutícula do fio, deixando os fios mais porosos e, portanto, mais suscetíveis as ações da luz ultravioleta”, esclarece a Dra. Paola. 

Ah, e aquela história de cabelo loiro ficar verde na piscina? “O sulfato de cobre quando penetra no fio (que está poroso com a cutícula aberta), pode deixar o cabelo esverdeado. Um cabelo mais hidratado tem a cutícula bem fechada. Assim, quanto mais hidratado o fio, menor o risco de ficar verde!”, dá a dica. 

Crédito: Unsplash

Como proteger os fios dos danos causados pela água do mar e da piscina? 

O ideal é fazer uma hidratação potente antes de ir curtir o verão. Além disso, usar uma máscara hidratante poderosa uma vez por semana e um leave-in hidratante com FPS antes de molhar os cabelos ajuda muito. Como já citamos, a hidratação, fecha a cutícula dos cabelos e assim garante a proteção.

O ar-condicionado pode trazer danos? 

Sim, já que diminui a umidade do ar, podendo ressecar ainda mais os fios. Ele funciona como um ‘clima seco’, aponta a Dra. Paola Pomerantzeff. Portanto, alô hidratação! 

Crédito: Raw Pixel

Dormir de cabelo molhado traz problemas? 

Essa não é exatamente uma dúvida de verão, né? Mas muita gente acaba cedendo a preguiça e dormindo com o cabelo molhado durante essa estação tão quente! O problema é que fazer disso um hábito não é bom em estação nenhuma. 

“O cabelo molhado fica mais suscetível a quebra (devido contato com travesseiro). Além disso, pode favorecer o aparecimento de caspa (dermatite seborréica). Portanto, o ideal é lavar os cabelos pela manhã”, sugere a Dra.  

Crédito: Unsplash

Qual a melhor rotina para cuidar do cabelo no verão? 

A melhor rotina é....adivinha? Hidratar bem os fios! “A hidratação garante fios menos porosos com uma cutícula íntegra e fechada, o que protege a queratina e proteínas dos fios (essenciais para um fio forte e com brilho)”, explica a dermatologista. 

“O ideal seria: hidratação profissional antes do verão, máscara hidratante (ANTES do condicionador) uma vez por semana. A máscara deve ser aplicada antes do condicionador para que consiga penetrar no fio, isso porque o condicionador ‘fecha a cutícula’, impedindo a absorção adequada da máscara. Além disso, um leave-in antes de sair para praia ou piscina, de preferência hidratante e com FPS”, completa.

vamos conversar?