Qual é a diferença entre tônico e água micelar?

Você sabe o que é tônico? Sabe o que é água micelar? Sabe a diferença entre os dois e quando usar cada um? Vem que a gente te explica!

Eloise Ambursley / Unsplash

Algumas dúvidas são extremamente comuns quando se fala em rotina de cuidados com a pele: tenho que lavar o rosto duas vezes por dia? E quando o fazemos, precisamos mesmo de um limpador específico para a região? Tudo isso esclarecido, sigamos em frente, com outra dúvida frequente entre a nossa comunidade. Afinal de contas, qual é a diferença entre tônico e água micelar?

Antes de mais nada, é importante entendermos o que é cada um deles e quais são suas funções:

O que é a água micelar?

"A água micelar é uma solução de limpeza sem enxágue e não-oleosa que possui a função de limpar a pele e remover maquiagem. Contudo, ela também purifica, suaviza e restabelece o pH da pele", explica a dermatologista Dra. Camila Rosa. "Elas possuem micelas, que são pequenas moléculas que funcionam como ímãs e que conseguem absorver e remover as impurezas da pele, como poluição, oleosidade e células mortas, evitando o surgimento da acne".

Segundo a Dra. Camila, você pode usar a água micelar como tônico após sua limpeza habitual (alô, limpador facial). Ou ainda como demaquilante antes de lavar a pele, para absorver e remover a sujeira da derme sem precisar enxaguar.

O que é o tônico?

Os tônicos faciais, por sua vez, desobstruem os poros evitando o surgimento de acne e melhorando a absorção dos ativos e hidratantes que vêm em seguida na sua rotina de skincare. "Além disso, dependendo da fórmula, eles podem promover a renovação celular, o equilíbrio do pH da pele, o controle da oleosidade e a cicatrização de acne", explica a dermatologista. "O tônico é importante porque complementa a limpeza da pele".

A diferença é simples:

"A maior diferença entre a água micelar e o tônico facial é que o tônico pode conter substâncias adstringentes e álcool", explica a Dra. Camila Rosa. "É importante atentar-se para isso pois peles sensíveis devem evitar produtos com álcool e adstringentes".

Quando trocar um pelo outro?

Segundo a dermatologista, quando um paciente tem peles sensíveis, rosácea ou acabou de passar por procedimentos dermatológicos, a indicação é que se troque o tônico pela água micelar. Já para quem tem pele oleosa, com tendência a acne e comedões, o mais indicado é o tônico mesmo.

Mas os dois podem coexistir em uma rotina de skincare?

Podem sim! "Se o objetivo for uma limpeza mais profunda, os dois produtos são indicados, e o uso de um não exclui o outro", esclarece a Dra. Camila. "A água micelar vai entrar com a função de limpar e regular o pH e o tônico adstringente foca no controle da oleosidade, além de reforçar a limpeza".

Outra forma de combinar os dois numa rotina de skincare? Quem prefere pular a limpeza matinal com água e limpador pode apostar em uma toalhinha com água micelar e depois seguir com seu tônico!

E antes do tônico ou da água micelar: o nosso Limpador Facial gel-espuma faz uma limpeza profunda sem deixar a pele ressecada ou puxando! Controla a oleosidade da pele e reconstrói a barreira cutânea.

vamos conversar?

buscar

sua sacola

  • Loading