Protetor Solar: podemos somar FPS para uma maior proteção?

Protetor Solar: podemos somar FPS para uma maior proteção?

Sabe aquela história de que se você usar dois produtos com FPS, pode somar a proteção deles? Pois bem, isso é mito - e aqui você entende por quê.

verdades-e-mitos-sobre-protetor-solar

Há muitos mitos que correm por aí envolvendo o protetor solar. Por exemplo: já ouviu falar que pele negra não precisa de protetor solar? Pois é, é mito. Já leu que FPS acima de 30 é tudo igual? Também é mito. Outra conversa muito comum quando se fala em protetor solar? Que quando você combina mais de um produto com FPS, pode somar o FPS para ter mais proteção. Por exemplo: se você usar um protetor solar com FPS 50 e uma base com FPS 30, teria no total um FPS 80. Então, afinal de contas, é verdade ou é mito que FPS pode ser somado assim?

+ Verdades e mitos sobre Protetor solar

É mito que FPS pode ser somado!

Como muita gente já deveria desconfiar, é mito, viu? "Não tem como isso acontecer por causa da lógica de como o FPS é calculado", começa Dra. Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve, já dando o spoiler.

Vamos relembrar rapidinho como o FPS é calculado?

Durante a fase de testes, sob protocolos de segurança, uma radiação controlada é emitida sobre a pele de uma pessoa: "Digamos que a pele da pessoa ficou vermelha em 30 minutos. Depois de observada essa reação e o tempo que ela demora, eles passam o protetor solar e emitem a mesma radiação, de novo atentando-se ao tempo de reação. Daí vamos supor que a pele da pessoa ficou vermelha em uma hora e meia. Então eles fazem o cálculo dessa proporção e vêem quantas vezes mais a pessoa teve de proteção com o filtro solar", explica Dra. Monalisa.

+ Como passar protetor solar corretamente (e reaplicar também)

"Muita gente acha que o número do FPS corresponde à porcentagem de proteção da radiação solar, mas não é verdade. É quantas vezes ele protege: por exemplo, um protetor solar com FPS 15 protege sua pele 15 vezes mais do que se você não tivesse usando proteção solar", segue a dermatologista.

Por que não dá pra somar FPS, então?

"Justamente porque o FPS é baseado em quantas vezes mais ele protege sua pele dos raios solares. Com um FPS 30, sua pele vai ficar 30 vezes mais protegida do sol do que se estivesse sem protetor. Se por cima dele eu passo uma base com FPS 15, esse fator de proteção já está coberto FPS 30, que protege 30 vezes mais sua pele do que um FPS 15", ensina Dra. Monalisa.

"Se você somar produtos com FPS na sua rotina, isso não quer dizer que você vai somar a proteção. Se fosse assim, bastava passar três camadas de um mesmo protetor solar com FPS 50 e você teria um FPS 150. Isso não acontece porque quando falamos de FPS, não é uma somatória", finaliza.

Proteção na Sallve

O Protetor Solar da Sallve FPS 60 protege sua pele diariamente com acabamento hidratante e invisível na pele. Sua fórmula única oferece uma multi defesa: além da alta proteção contra UVA/UVB (com PPD 25,5), ele também protege sua pele contra os danos da luz azul e visível, infravermelho e poluição.

Com vitamina E e carnosina, ele tem ação antioxidante, que previne os sinais do tempo, e ação antiglicante, que ajuda a preservar o colágeno da sua pele. Não-comedogênico e sem álcool, ele deixa um toque macio combinado com o viço incrível, sem esfarelar.

Já o nosso Antioxidante Hidratante FPS 30 UVA/UVB reúne tratamento, hidratação e proteção UVA/UVB. Desenvolvido para o rosto, região dos olhos e pescoço, ele combina o ácido hialurônico a seis antioxidantes preciosos - a nano Vitamina C a 10%vitamina Eresveratrolniacinamidacafeína e carnosina - e, graças à nanotecnologia, seus principais ingredientes são protegidos e chegam mais potentes e sem oxidar ao lugar certinho da pele.

O Antioxidante Hidratante FPS 30 UVA/UVB é uma loção cremosa que também oferece um toque seco e controla a oleosidade sem tirar o viço da pele, prevenindo e reduzindo a aparência de linhas finas e sinais do tempo. Ele também protege a degradação do colágeno e aumenta sua síntese, uniformiza o tom suavizando manchas, diminui o inchaço e as olheiras de cansaço, hidrata controlando a oleosidade, reduz a aparência dos poros, devolve a luminosidade e o viço da pele, oferece ação multi defesa contra danos da luz azul, visível, infravermelho e poluição e proteção solar FPS 30 UVA/UVB PA+++.

E tem mais! Pensado para peles oleosas, nosso Protetor Solar Toque Seco tem alta proteção UVA/UVB e acabamento mate. Oferece uma multi defesa contra a radiação solar e os danos da luz azul, infravermelho e poluição.

Com carnosina, tem ação antioxidante, que previne os sinais do tempo, e antiglicante, que ajuda a preservar o colágeno da sua pele. Enquanto isso, a niacinamida contribui para ajudar no controle de oleosidade ao longo do dia, reduzindo o brilho da pele sem ressecar. é compatível com maquiagem, não esfarela, não arde os olhos e disfarça a aparência de poros.

Ainda na linha facial, temos nosso Protetor Solar Com Cor FPS 60. Com 10 opções de cores, além de oferecer uma multidefesa contra a radiação solar e os danos da luz azul, infravermelho e poluição, proporciona uniformidade ao tom da pele.

Com carnosina, tem ação antioxidante e ajuda a preservar o colágeno da pele. enquanto isso, a niacinamida contribui para o controle de oleosidade ao longo do dia, reduzindo o brilho sem ressecar. Tem cobertura leve, é compatível com maquiagem, não esfarela, não escorre e não arde os olhos.

protetor solar em bastão

Um protetor facial muito resistente? Temos por aqui também. Conheça um protetor solar com alta proteção FPS 60 UVA/UVB e muita resistência à água e ao suor, sendo ideal para uso diário e também para prática de esportes.

Seu formato em bastão, além de ser prático para carregar na bolsa, proporciona uma aplicação rápida e simples, facilitando a reaplicação do protetor ao longo do dia.

Invisível na pele, sua fórmula conta com vitamina E e carnosina, que ajudam a preservar o colágeno e a prevenir os sinais do tempo. Além da alta proteção contra radiação solar, ele também protege contra os danos da luz azul, visível, infravermelho e poluição. Tudo isso sem deixar a pele pegajosa, arder os olhos ou escorrer.

protetor solar fps 50

Temos também o Protetor Solar Corporal FPS 50. Um protetor solar que dá vontade de passar no corpo com uma textura deliciosa que, além de proteger, vai deixar sua pele macia e iluminada, mas não pegajosa. com alta proteção FPS 50 UVA/UVB PA++++, é resistente à água, suor e areia. 

Além de proteger da radiação solar, o Protetor Solar Corporal hidrata a pele graças à manteiga de karité e ao óleo de semente de uva presentes na fórmula. tem textura leve e toque seco, garantindo conforto na pele sem deixar resíduos esbranquiçados. É hipoalergênico e testado em peles sensíveis.

E aí, que tal incluir o Protetor Solar Corporal na sua rotina?

Voltar para o blog