Quem toma ou já tomou anticoncepcional em algum momento da vida sabe que mudanças na pele podem acontecer – a gente até já bateu esse papo aqui no blog. E foi exatamente isso que aconteceu com a Suellen Oliveira, 28 anos, que faz parte da nossa comunidade.
Suellen Oliveira e a acne
"Eu nunca tive espinhas, nem na fase da adolescência. Sempre tive alguns cuidados com a minha pele, até porque aqui é muito quente, passo protetor solar o tempo todo", conta a estudante de Ciências Sociais, que mora em Belém, no Pará. "Mas teve um período em que eu parei o anticoncepcional e vieram muitas espinhas, muita acne, e eu entrei em desespero", explica.
+ 8 hábitos do dia a dia que podem causar espinhas
O susto é natural, afinal é uma questão de pele diferente do que a estudante estava acostumada e que precisaria de novos cuidados. "Minha pele é mais para seca do que para mista ou oleosa. É por isso eu sempre tive mais cuidados de hidratação, antissinais. Minha pele nunca foi oleosa ou com acne. Nunca tinha visto o meu rosto daquele jeito, e não sabia o que fazer, já que tinha cuidados com produtos diferentes", afirma.
E nessa história ainda entra um fator determinante para quem tem acne: a autoestima, que costuma ser abalada no processo. "As pessoas notaram. Eu tinha 27 anos e ia fazer 28, nunca tinha tido acne, então todo mundo percebeu, e as pessoas comentam mesmo, o que é pior. Surge aquela insegurança de sentir que todo mundo está reparando na sua pele. Eu não me maquiava mais, fiquei super insegura, e as pessoas viviam comentando sobre a minha pele", completa.
Suellen <3 Sallve
No começo, a Suellen tentou algumas alternativas, como usar um sabonete de enxofre, mas não conseguiu um resultado legal e se incomodava bastante com o cheiro. "Até o skincare ficou difícil para mim, não era mais prazeroso. Porque além de não ter resultados, ficava aquele cheiro", relembra.
+ Por que é importante cuidar das suas espinhas e o perigo de não fazê-lo
A Suellen já conhecia a Sallve desde o lançamento do Antioxidante Hidratante. Aos poucos, foi acrescentando outros produtos na sua rotina, como o Hidratante Firmador. Porém, no final de 2021, quando surgiram as espinhas, ela resolveu apostar em um Kit Controle da Oleosidade, com o Limpador Facial, Tônico Renovador e Sérum Antiacne.
Com cerca de uma semana fazendo uma rotina diária com os três produtos, a Suellen recorda que começou a ver sua pele desinflamar, as espinhas começarem a "desaparecer" e a vontade de cuidar da pele também voltou, junto com os resultados.
+ Qual a importância dos cosméticos no tratamento da acne?
A rotina hoje em dia ganhou novos reforços. "Eu uso o Limpador Facial revezando com o Limpador Antiacne. O Tônico Renovador e o Antioxidante Hidratante. Uso também o Óleo Antiacne, só que só à noite. Eu amo", finaliza.
"Mas eu considero que esses três me ajudaram a sumir com a acne: Limpador Facial, Tônico Renovador e Sérum Antiacne. Foi surreal, salvou a minha pele. Deu uma diminuída absurda em cerca de uma semana, usando de manhã e à noite", completa.
Vale lembrar: a acne é uma condição multifatorial e é muito importante consultar um dermatologista, afinal, é ele que vai poder te ajudar a procurar o melhor caminho para cuidar da sua pele, ok?