hidratante facial

Hidratante Facial: como ele pode ajudar a suavizar linhas finas?

Conheça mais dessa fórmula de hidratação mais leve e prolongada

hidratante facial

O Hidratante Facial chegou para ser seu hidratante diário, com textura leve, sensação refrescante e hidratação prolongada. Mas ele é muito mais do que isso: sabia que por conta de sua fórmula, cheia de ativos poderosos, ele também pode ajudar a suavizar linhas finas e combater envelhecimento precoce da pele?

Hidratação: o grande passo para suavizar linhas finas

Para começo de conversa, a gente precisa dizer uma coisinha: hidratação e a ação de suavizar linhas finas já têm tudo a ver por si só. Pense na hidratação aqui, na verdade, como parte importante de um tratamento. 

+ Por que é tão importante hidratar a pele?

A Dra. Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve, já até falou sobre isso por aqui: "Gosto de fazer a analogia dessa questão de hidratação e linhas finas com o solo quando está ressecado, que começa a craquelar, diminuir de volume e você consegue ver aquelas rachaduras no chão. Quando você joga água, aquilo se uniformiza e ganha um certo volume. É mais ou menos isso que acontece na pele".

+ 70% da nossa pele é água: já parou pra pensar nessa relação?

"Quando a pele está mais desidratada, as células ficam mais "murchinhas". Principalmente o que está entre as células, que é a matriz extracelular, fica mais deficiente. Então é como se toda a pele ficasse com um volume menor. Isso dá tanto uma sensação de aspereza quanto uma maior visibilidade das linhas naturais que temos na pele. Elas ficam mais visíveis. Portanto, quando você hidrata essa pele, esse volume aumenta e preenche melhor. A derme fica mais preenchida, a epiderme também. Isso dá visivelmente uma suavização das linhas finas no rosto. A hidratação é super importante por isso", completa ainda.

Beta-glucan e as linhas finas

Em sua formulação, o Hidratante Facial conta com vários ativos multifuncionais, que hidratam de maneira prolongada, mas que também trazem outras poderosas funções.

+ Como o Leite Micelar e o Hidratante Facial ajudam a reduzir a aparência dos poros

Para começar, tem um superstar quando o assunto é multifuncionalidade: olá, beta-glucan! Ainda não tão conhecido, esse ativo já até recebeu a alcunha de “o novo ácido hialurônico”, mas a verdade é que ele é muito mais do que hidratação.

+ 5 ingredientes que não vão sair do radar do skincare em 2021

Os beta-glucans, também conhecidos como β-glucans, são polissacarídeos naturais encontrados em leveduras, algumas bactérias, fungos (incluindo cogumelos), algas marinhas e cereais, como a aveia.

Entra suas diversas funções está a de prevenir o envelhecimento precoce e melhorar as linhas finas. E como? Bem, os β-glucans estimula a síntese de procolágeno, colágeno e de ácido hialurônico.

Como você já deve saber, nosso corpo produz essas substâncias naturalmente, que são responsáveis por manter, por exemplo, a elasticidade e firmeza da nossa pele. Porém, a partir 25 anos essa produção começa a reduzir, o que acelera o processo de envelhecimento. Nada melhor do que fazer essa reposição ou incentivar essa produção, né?

+ O excesso de hidratação pode ser um problema?

Mas tem mais! Além de estimular a síntese dessas substâncias, o beta-glucan também ajuda na reconstituição da matriz extracelular, garantindo maior preenchimento de linhas finas, além de também melhorar a firmeza da pele.

Um outro ponto é que o beta-glucan é capaz de penetrar profundamente a epiderme, mesmo com seu grande tamanho molecular. Em um artigo científico, há até uma comparação: o beta-glucan penetra da mesma forma que a água penetra uma parede de tijolos, não atravessa o tijolo, atravessa o concreto que une os tijolos.  Isso significa que ele atua por meio da matriz lipídica intercelular (o cimento das células) para entrar nos níveis inferiores da pele. Exatamente por isso que estudos apontam que ele é excelente para regeneração, além também de estimular síntese de colágeno e ajudar a suavizar linhas finas.

Niacinamida também é do time!

Niacinamida é uma vitamina solúvel em água, que também aparece por aí com os nomes de Nicotinamida e Vitamina B3. Ela é fera quando o assunto é hidratação, mas também é uma aliada no combate a ação dos radicais livres, que provocam, por exemplo, um aumento na degradação das fibras de colágeno, o que causa o aparecimento de sinais, linhas de expressão e flacidez.

+ Niacinamida para a pele acneica: match certo!

De acordo com um estudo publicado no Journal of Clinical Aesthetic Dermatology, a niacinamida combate os radicais livres, ajudando a prevenir os danos causados pela radiação UV e o estresse oxidativo, aumentando a capacidade antioxidante da pele. 

Ah, e tem mais: há melhora comprovada na aparência de rugas e linhas finasde acordo com diversos estudos acadêmicos. A Niacinamida ajuda no aumento da produção de colágeno e elastina, resultando em uma pele mais viçosa e firme.

Melão do Kalahari e a vitamina E

A principal função do melão do Kalahari é, sem dúvida, a hidratação. Ele é um óleo extraído de forma sustentável na África do Sul, obtido de uma das poucas plantas que sobrevivem aos longos períodos de seca. Porém, ele também tem uma poderosa ação antioxidante. E, como você já sabe, isso tem tudo a ver com linhas finas, sinais do tempo e flacidez.

+ Por quanto tempo se mantém a hidratação?

Além de ácidos graxos essenciais, ele tem vitamina E. Ela combate os radicais livres, que são resultado de estressores ambientais diários, como a exposição solar e a poluição. Assim, o composto ajuda a proteger a pele contra esses danos, prevenindo o envelhecimento precoce.

O melão do Kalahari também a suavizar sinais e linhas finas, além de atuar como um inibidor na produção de colagenase, uma enzima que destrói o colágeno, que por sua vez é responsável por dar firmeza para a nossa pele, junto com a elastina. Um sonho!

Hidratante Facial

E aí, que tal incluir o Hidratante Facial na sua rotina diária? Ele reduz a aparência dos poros e deixa a pele viçosa, sem aumentar a oleosidade ou deixar aquela sensação pegajosa.

Além de beta-glucan, melão de Kalahari e niacinamida, ele ainda conta com a suavidade do Phytoesqualano. De origem vegetal, esse ingrediente é um biomimético funcional que previne a perda de água, ajudando a manter a hidratação por muito mais tempo.

Voltar para o blog