Para que exatamente servem os famosos "ômegas"?

Esses ácidos graxos são muito importantes para nossa saúde e também para nossa pele

Você deve ter reparado que na fórmula do nosso Esfoliante Enzimático temos como ingredientes os ácidos graxos ômegas 6 e 9. Se você não entendia muito bem para que eles serviam ou como eles funcionam, atentos, que vamos matar qualquer curiosidade agora!

Rodion Kutsaev / Unsplash

Vamos começar do começo! O que são ácidos graxos? De uma maneira geral e muito simplificada, pode-se dizer que são ácidos obtidos a partir de óleos e gorduras (animais ou vegetais), que tem importantes funções para o nosso organismo.

Dentro desse grupo, existem os chamados ácidos graxos essenciais, aqueles que o nosso corpo não consegue produzir sozinho, como os ácidos graxos poliinsaturados ômega-3 e ômega-6. Provavelmente, você só relacionou esses nomes com alimentação, porque é justamente da nossa dieta (peixes, nozes, sementes e óleos), que obtemos a quantidade necessária para nosso corpo.

Ao todo, existem 11 tipos de ácidos graxos ômega, e três deles são essenciais para a saúde da nossa pele. O Ômega-3, que é encontrado em alimentos como óleo de peixe, óleo de semente de linhaça (linhaça), óleo de noz, óleo de chia e certas espécies de algas; o Ômega-6, presente em muitos óleos vegetais, ácido linoléico e óleo de maracujá; e, por fim, o Ômega-9, abundante em óleo de semente de linhaça e óleo de soja, canola, amendoim e girassol.

Por que são essenciais para a pele?

Bom, tem tudo a ver com a barreira cutânea. Ela depende de ácidos graxos essenciais para funcionar corretamente. Já falamos sobre isso aqui no blog, mas é importante relembrar: a barreira cutânea é composta por células da camada córnea e substâncias que unem essas células - ceramidas, colesterol e (surpresa!) ácidos graxos. Ou seja, é como se a barreira fosse um muro perfeito. Sendo que os tijolos são as células e as gorduras são o cimento que une esses tijolos da melhor maneira possível.

Crédito: David Clode/Unsplash

Mas o que eles fazem exatamente? Bem, os ácidos graxo presentes na sua pele fazem, essencialmente, três coisas: diminuem a água trans-epidérmica, são antimicrobianos e também anti-inflamatórios. Eles ajudam a formar uma barreira antibacteriana resistente à água que é como a nossa pele se protege contra infecções. Ou seja, se alguma dessas funções estiver comprometida, sua cútis não estará saudável.

Ácidos graxos nos cosméticos ajudam mesmo?

É claro que sua alimentação precisa estar balanceada e levando em consideração a presença de alimentos que tenham esses ácidos graxos. Há pessoas que tem deficiência deles e precisam fazer suplementação via oral, por exemplo.

Quando falamos de pele, exclusivamente, dermocosméticos podem ajudar muito a manter o estrato córneo saudável, já que aumenta a hidratação, além de ter funções calmantes e ajudar a pele a ficar forte.

Crédito: Kelly Sikkema/Unsplash

O que os ômegas 6 e 9 fazem no nosso Esfoliante Enzimático?

Primeiro, é importante dizer que eles vêm dos óleos vegetais que usamos na fórmula, entre eles, o de abacate (Persea Gratissima Oil). Eles têm função de nutrir e reparar a barreira lipídica da pele.

Nosso esfoliante é 3 em 1, porque combina esfoliação enzimática, física e química, promovendo uma ação prolongada e poderosa. Para isso acontecer, contamos com as enzimas de romã, AHA de frutas, partículas naturais de Bambu.

Com todos esses ingredientes atuando juntos, temos uma esfoliação completa, mas sem agredir e pensando ainda na reparação da pele que se foi. Cada ingrediente amplifica o outro (como já te contamos aqui). Os ômegas vêm para reparar a pele, não deixando aquela impressão de pele ressecada pós-esfoliação.

Já incluiu o Esfoliante Enzimático na tua rotina de skincare?

Não se esqueça...consultar um (a) dermatologista é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele! ;)

Tem alguma dica, dúvida ou sugestão? Fale com a Sallve. A gente adora trocar experiências!

vamos conversar?

mais do blog

buscar

sua sacola

  • Loading