O que o pantenol faz pela sua pele e pelos seus cabelos?

O que o pantenol faz pela sua pele e pelos seus cabelos?

A substância está presente em dermocosméticos da Sallve e promete deixar a sua pele hidratadíssima

Você já cruzou com ele por ele por aí com certeza, mas talvez não tenha sido devidamente apresentado: pode entrar, pantenol!

O pantenol é um percussor da vitamina B5. Quando é aplicado na pele, é convertido em ácido pantotênico, uma substância natural do nosso organismo. O ingrediente costuma aparecer por aí também com o nome D-Pantenol, Butanamide, Dexpanthenol, Dexpanthenolum, d-Pantothenyl alcohol, Propanolamine, N-pantoyl-, entre outros. E sim, é uma das estrelas nos nossos Hidratante Firmador, do Limpador Facialda Máscara Purificante, e agora do Hidratante Reparador!

pantenol

Por que o pantenol tão especial para a pele?

Seu principal benefício é, sem dúvida alguma, promover a hidratação da pele, devido sua capacidade de atrair e reter umidade, como apontam vários estudos. Porém, saiba que essa não é sua única vantagem.

A vitamina B5 também ajuda na prevenção dos sinais do envelhecimento precoce, porque aumenta o nível de glutationa, considerada a rainha dos antioxidantes, nas células.

Além disso, auxilia na cicatrização e renovação da pele, quando apresenta feridas, marcas de acne, descamações e outros machucados. Tem também propriedades anti-inflamatórias, ajudando quando a pele apresenta vermelhidão, inflamações e até picadas de alguns insetos.

Cabelos e unhas

Assim como na pele, o pantenol é usado em produtos para os cabelos por sua função hidratante, dando brilho, maciez e força aos fios.

Um estudo da Universidade de Szczecin, na Polônia, indicou ainda que a substância previne o envelhecimento prematuro do cabelo, atrasando o aparecimento de cabelos brancos, além de ajudar no crescimento.

Uma pesquisa da Universidade de São Francisco afirma que o pantenol é benéfico para as unhas, já que estimula o fortalecimento. Por conta de suas propriedades hidratantes, a aplicação do ingrediente nas unhas pode prevenir até a quebra.

É seguro?

Sim! Até agora, todos os estudos científicos apontam o pantenol como um ingrediente seguro para todos, sempre que adicionado nas concentrações permitidas e forma de uso adequada.

Uma pesquisa publicada pelo Cosmetic Ingredient Rewiew, em 2017, também afirmou que não encontrou evidências significativas de que produtos cosméticos contendo pantenol irritam ou prejudicam a pele, exceto se a pessoa tiver alergia ao composto.

Na Sallve, o pantenol já aparecia na fórmula no Hidratante Firmador, que hidrata profundamente a pele agindo em todas as suas camadas, graças ao ácido hialurônico em três formas e oito pesos de sua fórmula, e no Limpador Facial, que limpa a pele profundamente sem deixá-la repuxando.

Hidratante Reparador

Ele é a estrela principal do Hidratante Reparador: carinhosamente apelidado pela nossa comunidade de "cremão da Sallve", ele é um hidratante múltiplo, não comedogênico, que pode ser usado em todas as regiões do corpo. Só ele nutre e acalma peles secas e sensibilizadas, repara danos e restaura regiões extremamente ressecadas.

Ele combina o pantenol com ingredientes emolientes e umectantes poderosos como as ceramidas biomiméticas, com propriedades calmantes e que auxiliam na reconstrução e cicatrização da barreira da pele. Já o alfa-bisabolol entra com sua ação anti inflamatória, calmante e antioxidante, enquanto a manteiga de Karité hidrata criando uma barreira e reduz a perda de água. Para fechar, os eletrólitos garantem o balanço hídrico da pele.

O Hidratante Reparador foi formulado especialmente para peles sensíveissecas e ressecadas, mas seus benefícios são comprovados em todos os tipos de pele.

Spray Reparador Calmante

Um spray que acalma, reduz a vermelhidão e repara a barreira da pele. Desenvolvido especialmente para peles sensibilizadas, seja por depilação, condições de pele ou até por exposição solar excessiva.

Sua fórmula possui o alto poder hidratante e anti-inflamatório do pantenol combinada a ação calmante do bisabolol. além disso, conta com phytoesqualano e lúpulo, que proporcionam hidratação e alívio para a pele. Com uso facial ou corporal, a fórmula possui eficácia clinicamente comprovada na redução da vermelhidão e alívio da pele em até 30 minutos. também repara a barreira cutânea, garantindo uma pele mais íntegra e hidratada.

 

E aí: que tal inserí-lo em sua rotina?

Vale lembrar! Consultar um (a) dermatologista, é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele! ;) 

Alguns estudos e referências consultados para este texto:

 Skin moisturizing effects of panthenol-based formulations

Final Report on the Safety Assessment of Panthenol and Pantothenic Acid 

Vitamin B5: Everything you need to know

Panthenol - Paula's Choice

Pantothenic acid - Paula's Choice

Formulações contendo pantenol e avaliação dos seus efeitos hidratantes na pele humana

A new topical panthenol-containing emollient

Impact of Hyaluronic Acid, Panthenol and Its Combination

Um Estudo da Pele Seca

Nutrition of women with hair loss problem during the period of menopause

In vitro human nail penetration and kinetics of panthenol

Quer saber mais sobre algum assunto? Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a Sallve. A gente adora trocar experiências!

Voltar para o blog