peptídeo antiacne

Peptídeo antiacne: o que é, o que faz e quais os benefícios

Um ativo poderoso que ajuda a suavizar as marcas deixadas pelas espinhas

Um ativo capaz de suavizar marcas de espinhas, ajudar a evitar inflamações e ainda reduzir a presença das famosas bactérias causadores da acne. Você precisa conhecer melhor o peptídeo antiacne, um aliado efetivo e poderosa nos cuidados com a pele acneica.

peptídeo antiacne

O que são peptídeos?

Para começar a conversa, é legal entender o que são peptídeos e por que eles são ativos cosméticos tão legais. Peptídeos são formados por cadeias de aminoácidos ligados por ligações peptídicas.

+ Acne: o que é, como tratar e quando procurar um médico

Os peptídeos são importantes para o bom funcionamento do nosso corpo e podem ter diversas propriedades dependendo da ordem e combinação em que os aminoácidos estão dispostos para sua formação. Eles podem ter propriedades antioxidantes, cicatrizantes, renovadoras, uniformizadoras, entre muitas outras.

Peptídeo antiacne: o que é e o que ele faz?

Com tudo explicado, vamos mais a fundo para conhecer o Palmitoyl-Lysyl-Threonyl-Seryl-Lysyl-Serine, um oligopeptídeo. O outro nome carinhoso desse ativo é peptídeo antiacne e logo você vai entender o motivo.

+ 8 mitos sobre a acne: desvendando para aprender a tratar

"A principal função dele tem a ver com biofilme bacteriano. Ele não permite que a bactéria causadora da acne (C.acnes) forme um biofilme na nossa pele, ele promove um rompimento desse filme bacteriano. Como consequência, temos uma melhora na população de bactérias boas na nossa pele e isso se reflete em uma série de benefícios. Então, o alvo principal dele é impedir a formação do biofilme dessa bactéria causadora da acne", conta Renata Ribon de Melo, especialista da equipe de Pesquisa e Desenvolvimento da Sallve.

Esse peptídeo protege o microbioma da pele e o reequilibra. Para quem não lembra, o microbioma é um ecossistema formado por pequenos organismos (como bactérias, por exemplo) que desenvolvem uma espécie de barreira de proteção, mantendo o pH da pele em equilíbrio e prevenindo o surgimento de germes patogênicos.

+ A importância de tratar a acne além do skincare

E vale lembrar: a acne tem uma relação direta com a perturbação da diversidade da microbiota da pele. Essa mudança geral na diversidade do microbioma afeta o pH da pele e engatilha o processo inflamatório que conhecemos.

Além de reequilibrar o microbioma cutâneo, o peptídeo antiacne tem uma série de benefícios para a pele acneica:

  • Reduz a presença de bactérias causadoras da acne: como já dissemos, o peptídeo antiacne retarda o crescimento da Cutibacterium acnes e desconstrói o biofilme bacteriano. Isso faz com que haja uma redução na atividade da lipase da bactéria, ajudando a reduzir a inflamação da pele;
  • Reduz a inflamação da acne: contribui para evitar inflamações causadas pelo desequilíbrio da microbiota. Também estimula a produção da citocina protetora IL-1Ra, reduzindo a cascata inflamatória;
  • Reforça a barreira cutânea e ajuda com a cicatrização: o peptídeo antiacne favorece a reepitelização cutânea, aumenta a espessura do estrato córneo e reforça a barreira cutânea;
  • Reduz marcas de espinhas: ao reequilibrar o microbioma, estimular a reepitelização e evitar inflamações, reduz consideravelmente as marcas pós-inflamatórias causadas pelas espinhas. O resultado é uma pele menos avermelhada e com tom e textura mais uniforme.

Super Ácido Salicílico 2%

Um sérum de alta performance para potencializar o seu tratamento antiacne. Sua fórmula reúne a máxima concentração permitida dos ácidos salicílico (2%) e mandélico (10%) aliados ao poderoso peptídeo antiacne e ao zinco PCA.

Juntos, agem dissolvendo o sebo, desobstruindo poros e esfoliando células mortas, além de reequilibrar o microbioma cutâneo e reduzir a presença de bactérias causadoras da acne. O resultado você vê na pele: redução de cravos e espinhas, prevenção da acne e uma melhora efetiva na textura da pele, suavizando marcas deixadas pelas espinhas. um tratamento poderoso para você usar 1x ao dia, na rotina diurna ou noturna.

E aí, que tal incluir o Super Ácido Salicílico na sua rotina avançada de cuidados com a pele?

Voltar para o blog