Manchas de espinhas: o que são, por que acontecem e como tratar

O que são as manchas de espinhas, por que elas aparecem e como eliminá-las? Aqui uma dermatologista te explica tudo - do processo de formação aos tratamentos.

manchas de espinhas

Quem tem acne sabe muito bem que a condição de pele requer cuidados bastante específicos, que são muito importantes. Muito mais do que uma questão estética, espinhas são inflamações de pele, que devem ser tratadas para evitarem complicações maiores. Além disso, tratar a acne é importante para evitar cicatrizes de acne e manchas de espinhas, que podem perdurar na pele pela vida inteira, afetando a auto-estima.

+ Linha Antiacne: resultados a curto, médio e longo prazo

Como se formam as manchas de espinhas?

Antes de falar sobre o tratamento, chamamos Dra. Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve, para explicar porque espinhas podem deixar manchas na pele: "As manchas de espinhas são um processo inflamatório dentro da pele", ela começa. "É como se você tivesse uma ferida infeccionada dentro da sua pele, que gera uma reação inflamatória muito grande. A melanina, por sua vez, é uma substância de defesa da pele. Toda vez que a pele se sente ameaçada, inflamada ou machucada, há essa resposta natural do aumento da produção de melanina no local, e isso faz a mancha que a gente vê na pele depois. Por isso que a gente tem tanta mancha de machucado, arranhão, picada de inseto e sim, acne. Porque todos esses casos têm em comum uma reação inflamatória da pele".

Como tirar manchas de espinhas?

O tratamento é sempre relativo, e, pelo que explica Dra. Monalisa Nunes, gira em torno de tratar a acne, antes de mais nada: prevenir, afinal, é sempre melhor. Estes tratamentos incluem de cosméticos e uma rotina de skincare regrada até o possível uso de antibióticos. Tudo começa, segundo Dra. Monalisa, com uma rotina de cuidados e tratamento da pele: "É aí que entram os dermocosméticos. É a limpeza com sabonetes adequados para a pele com acne, hidrataçãoproteção solar, um tônico... Podemos também incluir um sérum antiacne... Tudo isso vai fazer a pele ficar até mais preparada para receber o tratamento muitas vezes medicamentoso se for necessário"

+ As principais causas das espinhas, explicadas por uma dermatologista

Em um segundo passo da lógica do tratamento, entram os tratamentos tópicos, como pomadas, ácidos e antibióticos tópicos, que vão tratar a acne. "Em terceiro lugar, podem entrar os medicamentos orais, que dependem de cada caso", segue listando a dermatologista. "Há casos em que o antibiótico e até mesmo outras medicações orais serão receitados. Tudo depende do caso. Assim, vamos fazendo o tratamento da acne em si".

Há também procedimentos que podem ser feitos nos consultórios dermatológicos para ajudar no tratamento da acne e suavização de cicatrizes e manchas de espinhas já existentes. É o caso de peelings e lasers, ou limpezas de pele, que são feitas com esteticistas.

Cosméticos ajudam no tratamento da acne e manchas de acne?

Ajudam sim. "Eles são a base do tratamento, e sem eles esse tratamento vai ficar incompleto", afirma Dra. Monalisa Nunes. "Eles vêm tanto para preparar a pele para o tratamento como, dependendo do grau da acne, para tratar totalmente esse quadro. São dois viezes: a gente quer produtos que diminuam a inflamação, a dor e inchaço da acne, e tratar a acne - secar cravos e espinhas, diminuir a produção de sebo e a queratinização dentro do folículo da glândula sebácea, e daí por diante. Isso a gente faz com alguns ativos, que são os mais famosos, como ácido salicílicoácido glicólico, alguns tipos de retinóides e até o ácido tranexâmico, que ajuda diretamente nas manchas de espinhas. Todos esses ativos em conjunto ajudam a tratar as causas da acne, além terem o potencial de ajudar na suavização cicatrizes e manchas de cravos e espinhas".

No caso do ácido salicílico e do ácido glicólico, essa ação acontece graças à renovação celular que eles promovem na pele, o que faz com que ela renove suas células, desfazendo-se das mortas. O processo deixa a pele mais viçosa e com uma textura e aparência mais uniforme.

+ Sérum Antiacne x Óleo Antiacne: quais são as diferenças?

Dra. Monalisa faz questão de ressaltar, mais uma vez, a importância de tratar a acne para evitar o surgimento de manchas de espinhas: "Alimentação, estresse, intolerâncias e alergias alimentares, dormir de maquiagem... Tudo isso causa acne. É importante cuidar da pele, não espremer espinhas, fazer limpeza de pele, caprichar no uso do protetor solar e daí por diante. Lembre-se que se você cutucar suas espinhas, a chance delas deixarem uma mancha na sua pele é muito maior. Essa mancha vai ficar ainda mais profunda. Ah, e, de novo, o protetor solar é importantíssimo para o tratamento de manchas de espinhas, porque a radiação solar inflama a pele e acaba 'bronzeando' a mancha.

Linha Antiacne

linha-antiacne

A Linha Antiacne da Sallve reúne fórmulas incríveis inspiradas por acnes reais, que vão tratar a acne sem irritar ou deixar aquela sensação de pele repuxando. São cinco fórmulas - Limpador Antiacne, Tônico Antiacne, Sérum Antiacne, Óleo Antiacne e Máscara Antiacne, que te permitem customizar sua rotina de cuidados com a pele acneica como você quiser.

+ Linha Antiacne: como montar sua rotina diurna e noturna

Dentre todas as fórmulas, o Óleo Antiacne se destaca no tratamento específico de manchas de acne graças a um ativo da sua fórmula: o Phenylethyl Resorcinol. "Ele é derivado de uma molécula do pinheiro, e dentro da cascata da melanogênese, é responsável pela inibicação da ação da tirosinase. Esse ativo age durante a formação da mancha, quando o melanócito está sendo estimulado para formar a melanina".

Para quem não lembra, a mancha surge por uma desregulação no processo de formação da melanina (melanogênese). Um dos fatores mais comuns é a exposição solar, mas elas também podem surgir por conta de irritações e inflamações, como a acne por exemplo.

+ Afinal, como as manchas se formam?

manchas de espinhas

Sérum Uniformizador

Para o tratamento de manchas de espinhas, o Sérum Uniformizador da Sallve é um ótimo aliado. Ele age antes, durante e depois da formação da mancha.

"Na fórmula do Sérum Antimanchas, a niacinamida vai agir na mancha que já existe, enquanto todos os outros ativos vão agir em uma mancha que pode ser formada, evitando que ela se forme. Por exemplo: eu já tenho uma mancha da acne, como faço para reverter? A niacinamida vem justamente para diminuir a quantidade dessa melanina, para uniformizar e ajudar na produção mais saudável de melanina", explica a pesquisadora Ana Sofia Barbosa, pesquisadora do nosso time de pesquisa e desenvolvimento.

Sérum Antimanchas

Lado a lado com a niacinamida nessa fórmula, o óleo de rosa mosqueta não é queridinho dos que têm acne à toa: além de ser não comedogênico, ele tem ação cicatrizante por promover a renovação celular, anti-inflamatória e antibacteriana, além de suavizar manchas e hidratar, ajudando na renovação da barreira protetora da pele (ou seja, ajudando a manter longe aquele efeito rebote!).

+ Os benefícios do Sérum Antimanchas para a pele acneica

Mas enquanto a niacinamida age na mancha já existente, o retinol biomimético presente na fórmula age antes, no primeiro instante em que sua pele é agredida: "O retinol biomimético vai agir junto com a agressão que você recebeu, como por exemplo cutucar uma espinha, impedindo a ação do hormônio que leva esse estímulo para o melanócito. Com ele, vamos evitar que essa mancha venha muito forte, que já tenha um estímulo grande. É o retinol biomimético que vai evitar que essa mancha apareça", explica Ana Sofia.

No Sérum Uniformizador, a renovação celular, que ajuda a uniformizar textura e tom da pele, acontece também por conta da ação do retinol biomimético: "Ele estimula a diferenciação e a proliferação celular da matriz extracelular", explica Carine Dal Pizzol, gerente do time de pesquisa e desenvolvimento da Sallve. "A epiderme, na camada basal, vai se modificando e se transformando nas camadas subsequentes, como a camada espinhosa e granulosa, por exemplo. Isso tem um tempo para acontecer. Quando você usa o retinol, esse tempo se acelera e com isso aceleramos a renovação celular", completa.

vamos conversar?

mais do blog

buscar

sua sacola

subtotal

Loading
Login efetuado com sucesso!