Cicatrizes de acne: a ação do Sérum Antiacne

A comunidade pediu e a Sallve formulou: o Sérum Antiacne está aqui para diminuir as cicatrizes de acne e uniformizar a pele.

Pode levantar as mãos pro céu e dançar junto comigo na frente do espelho! O seu, o meu, o nosso pedido foi atendido! E o Sérum Antiacne da Sallve chegou no melhor momento! Afinal, em tempos de acnes que aparecem pelo uso prolongado de máscara cirúrgica, os nossos hormônios que parecem nos provocar dias antes do ciclo hormonal com uma espinha bem na ponta do nariz... E o estresse, que também tem o seu papel certeiro nesse jogo nada divertido. Some isso tudo as cicatrizes de acne - sejam da acne adulta ou da adolescência: quem não tem?

Cerca de 87% dos pacientes com acne de moderada a grave têm cicatrizes de acne. Elas podem surgir tanto pelo grau de severidade da acne como por conta de um nosso hábito de cutucar a pele. Aliás, não é novidade pra ninguém aqui: não devemos espremer espinhas. Mas bate aquela coceirinha, e quando você se dá conta tá lá, com o rosto todo marcado, pior do que antes, não é mesmo? Quando as cutucamos ou esprememos, podemos estimular ainda mais o quadro inflamatório. E acabar com uma nova cicatriz de acne no rosto. Portanto, repete comigo: coloca um pouquinho do Sérum Antiacne - ele a seca em 24 horas.

+ Limpeza de pele profunda: por que, quando e como fazer

O ácido salicílico e as cicatrizes de acne

Se você ainda não o conhece, vem cá: prazer, ácido salicílico, famoso também como "o salvador" de quem tem pele acneica. O ácido salicílico tem origem natural (e também é produzido sinteticamente em grande escala), derivado da salacina, composto presente na casca de salgueiros, e é uma substância anti-inflamatória.

Estrela do nosso Sérum Antiacne com concentração de 2% (o máximo permitido em cosméticos) o, ácido salicílico é um BHA (beta-hidroxiácido), com a parte hidroxi da molécula separada da parte ácida por dois átomos de carbono. Pode parecer difícil de entender, mas essa informação é essencial, porque torna o ácido salicílico mais solúvel em óleo, o que significa, que ele penetra nos poros com mais facilidade.

O Sérum Antiacne "promove a diminuição das cicatrizes da acne devido ao auxilio na recuperação mais acelerada da inflamação, uniformizando consequentemente a textura da pele. Quando a inflamação acontece, o melanócito pode ser danificado pela inflamação, o que que leva ao aumento da produção de pigmento causando as manchas", explica Ana Sofia, da nossa equipe de Pesquisa e Desenvolvimento.

Outro ponto a favor para o ácido salicílico são as propriedades esfoliantes que removem as células mortas da pele. A esfoliação retira a camada superficial da pele, o que contribui para a uniformização da pele, além de resultar em uma pele com viço, que retém mais água, permanece hidratada por mais tempo e com maior produção de colágeno (portanto mais firmeza).

Niacinamida: mais uma aliada na diminuição das cicatrizes de acne

O ácido salicílico é uma estrela do nosso Sérum Antiacne, mas não está sozinho na diminuição das cicatrizes de acne. "A Niacinamida presente na fórmula possui a ação de estimular a renovação celular ajudando nas manchinhas", aponta a pesquisadora da Sallve.

É esse ativo, conhecido também como Vitamina B3, que promove a renovação celular, fundamental para a saúde da nossa pele. "Essa é a fisiologia normal da pele: uma célula ser trocada, não retida. Quando ela está retida, ela desidrata, e todo o funcionamento passa a ser anormal", explicou a dermatologista Dra. Denise Steiner.

Os benefícios da niacinamida, aliás, não param por aqui: ela regula a produção de sebo, tem ação anti-inflamatória, reduz a hiperpigmentação, diminui a aparência dos poros dilatados e ainda estimula a síntese de produção de ceramidas da pele, o que ajuda a manter a barreira cutânea mais forte e grossa, ou seja, protegida e mantendo a hidratação.

+ Niacinamida para pele acneica: match certo!

Pra completar a rotina: a niacinamida está presente também no nosso Limpador Facial e no nosso "tudão" Antioxidante Hidratante.

Mais da fórmula do Sérum Antiacne

Não só de ácido salicílico e niacinamida é composta essa maravilha que atende pelo nome de Sérum Antiacne. A fórmula conta ainda com extrato de buchu, (ativo presente também no Limpador Facial) que tem uma poderosa ação anti-antioxidante e anti-inflamatória que atua no controle da produção de oleosidade e na aparência dos poros. E também a conhecida melaleuca (chamada de tea tree), mais especificamente o seu composto 4-terpineol, anti-microbiano e anti-inflamatório que inibe a ação de bactérias e também ajuda a reduzir a vermelhidão e a irritação na pele.

A rotina de tratamento

A gente já sabe de cor e salteado, mas nunca é demais relembrar que uma rotina da pele começa sempre com a higienização, que pode ser feita até duas vezes ao dia, de manhã e a noite.

Para quem inicia com o Limpador Facial: ele tem niacinamida; extrato de folhas de buchu além de phytoesqualano; que promove a reparação da barreira da pele e pantenol, que garante a hidratação eficaz e com efeito cicatrizante.

O próximo na lista (você pode usar uma vez ao dia) é o Tônico Renovador, que promove a esfoliação de AHAs e também ajuda a controlar a oleosidade e combater a acne. A sua fórmula conta com AHAs 7%: ácidos glicólico 4%, málico 2% e lático 2% que vão esfoliar, minimizar poros dilatados, controlar a oleosidade e uniformizar a textura. A composição conta ainda com extratos de alcaçuzhamamélis e physalis, que acalmam a pele, uniformizam o tom e devolvem o viço.
Recomendamos que na primeira semana de uso, use apenas o Sérum Antiacne em dia alternados. Depois de uma semana, quando a pele se acostumar ao ácido salicílico, retorne ao Tônico Renovador.

O Sérum Antiacne é indicado para uso acima dos 18 anos, em todos os tipos de pele: nas peles mistas e oleosas os efeitos de tratamento a longo prazo são o controle de oleosidade, redução de cravos e uniformização de manchas e cicatrizes de espinha. Você pode tanto aplica-lo em toda a pele evitando a área da boca e olhos (e como todo tratamento é fundamental o uso do protetor solar), ou, pode aplicar apenas localizado na acne. As peles sensíveis ou sensibilizadas podem apresentar reações ao ácido salicílico, portanto, o ideal é seguir o conselho do médico dermatologista.

Vale lembrar: consultar um dermatologista é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele.

vamos conversar?

mais do blog

Tudo bem não fazer nada

Tudo bem não fazer nada

Mas vem cá: é quarentena ou ano sabático? Se desapegue desse tanto de listas de afazeres durante a pandemia e não se culpe tanto.
Saiba mais

buscar

sua sacola

  • Loading