Suculenta: como escolher montar o vaso e manter em casa

Suculenta: como escolher montar o vaso e manter em casa

Está de olho em uma sulenta mas não sabe como cuidar da plantinha? Aqui tem dicas de quem entende do assunto, sem mistério, para você começar já!

Com suculenta funciona assim: basta você arrumar uma mudinha para em pouco tempo se dar conta de que você tem vários vasos, um diferente do outro e louco por uma muda que você ainda não tem. Não é?

Bom, se você está ouvindo falar em suculenta pela primeira vez, vamos lá: a planta é a que tanto aparece no seriado "Atypical", da Netflix, uma enorme referência da personagem Paige Hardaway (de Jenna Boyd). "Eu não sou uma suculenta. Quando você poda uma suculenta você pode replantar o corte em outro lugar, ela vai criar raízes e vai crescer saudável e gloriosa assim como a que deu origem", reflete a adolescente em um episódio.

Para quem ainda é novo no assunto, o designer e jardineiro Lincon Catto nos desvenda os cuidados com a plantinha.

Corinne Kutz / Unsplash

Montando o vaso de suculenta

Para quem vai montar vaso, Lincon ensina que você pode misturar (medidas iguais) de terra e areia, "porque assim a raiz dela que é super fininha, vai melhor".

O adubo pode ser feito uma vez por mês ou a cada dois meses. "O que eu sempre indico é o adubo orgânico, chorume é o melhor. A história de ficar colocando casca de ovo, borra de café, chá de casca de banana é legal mas ai você está aplicando só um tipo de nutriente. No caso da casca do ovo é o cálcio. E você não precisa ficar fazendo essas receitas porque você não vai saber exatamente o que a planta precisa, é muito técnico. E no geral, as pessoas querem uma coisa prática. O chorume (do lixo orgânico) é o mais indicado.

Para fazer mudas de suculentas: "é só você destacar a folhinha do corpo da planta e pôr na terra. Na água não, diferente de outras plantas, ela não funciona na água", ensina Lincon. Com um pouco de paciência você vai ver o resultado.

Lincon Catto

Suculentas e a luminosidade

A maioria delas são pra luz direta: sol mesmo nas superfícies das folhas das suculentas. As que têm folhas mais escuras (verde escuro) podem ficar na sombra e as que são mais claras e coloridinhas podem ficar no sol.

Como regar a Suculenta

O grande problema de quem tem suculenta é encontrar o intervalo ideal para a rega. Na dúvida, Lincon explica que "o interessante é sempre esperar a terra secar para molhar de novo", combinado? Afinal, assim você evita de encharca-la - ela acaba morrendo com o excesso de água.

Ele nos dá também uma regrinha fácil para se estabelecer o tempo entre uma rega e outra:

  • Para uma suculenta que fica exposta ao sol direto: água uma vez por semana.
  • Para uma suculenta que fica na sombra: água a cada 15 dias.

Atenção: "não pode se molhar as folhas. Molhe sempre a terra". Lincon explica que molhando as folhas elas acabam absorvendo toda essa água que se acumula e ela não precisa, já que elas já têm bastante reserva de água (por isso que elas são 'suculentas', fofinhas).

Se você tem a suculenta fora do apartamento, exposta ao tempo, não se preocupe com a água de chuva. "O problema é molhar as folhas a cada vez que você regar".

Falta ou excesso de água?

Como com todas as plantas - e como com a nossa pele - é preciso conviver, entender como ela se comporta e observar. Se as folhas estiverem com aspecto desidratado, miúdas, murchinhas, é falta de água.

Com o excesso de água elas também murcham, explica Lincon, "mas no mesmo formato que ela tem e molenga".

Se a folha estiver murcha, Lincon ensina a reparar na textura da suculenta para entender se é falta ou excesso de água: "a textura dela em si é mais firme. Se ela estiver com excesso de água ela vai estar mais molengona, e se estiver com falta de água ela vai estar mais com cara de 'uva-passa'".

Annie Spratt / Unsplash

Se animou para montar o teu vasinho de suculentas?

A #sallveamaplantas <3
E você? Qual é a tua planta preferida?

Voltar para o blog