Você sabe qual o seu tipo de cabelo?

Quais são os tipos de cabelo, como identificá-los e qual tratamento pode beneficiar cada um deles.

Da mesma forma que saber seu tipo de pele é essencial para ditar quais cuidados você deve ter com ela, o mesmo vale para os cabelos: saber qual é o seu tipo de cabelo pode ser um excelente ponto de partida para encontrar a melhor maneira de cuidar dos seus fios, ajudando na procura de produtos certos e até na hora de escolher um corte que mais te favorece.

Cabelo liso faz parte do Tipo 1 (Crédito: Pexels)

"Temos documentado, em escalas de classificação, de oito a dez tipos de cabelos, dependendo da escala. Na escala mais antiga, os tipos se dividiam de um a oito e, atualmente, existem quatro tipos com alguns subtipos representados por letras", explica a dermatologista e tricologista Dra. Kédima Nassif.

E quais são os tipos de cabelo?

Vamos lá:

  • Tipo 1: Fios lisos, sem nenhuma curvatura.
  • Tipo 2: Fios ondulados. Subdividem-se em 2A (formato em ‘S’ suave, na ponta), 2B (‘S’ mais marcado e presença de algum frizz) e 2C (‘S’ bem marcado, cabelos grossos e volumosos).
Cabelos ondulados fazem parte do Tipo 2 (Crédito: Pexels)
  • Tipo 3: Fios cacheados, em formato de mola.  Subdividem-se em 3A (cachos mais soltos, podendo ter a raiz um pouco mais lisa), 3B(cachos mais bem definidos em todo o comprimento), 3C (cachos desde a raiz, fechados).
  • Tipo 4: Cabelos crespos. Os subtipos são 4A (formato do cacho pouco definido, já tendendo ao zigue-zague), 4B (fios finos, frisados, desde a raiz) 4C (fios frágeis com formato em z).

Qual a melhor maneira de identificar seu tipo de cabelo?

O tipo 3 é formado por cabelos cacheados (Crédito: Pexels)

Se você tem dúvidas, o ideal é sempre procurar um especialista no assunto. “É normal termos mais de um tipo de fio no couro cabeludo e, nesse caso, a maior parte dos fios é quem dará a classificação nessa escala", explica a Dra. Kédima, completando que uma das formas mais fáceis de classificar os cabelos é com o fio molhado.

Quais os cuidados essenciais para cada tipo de cabelo?

A especialista afirma que, em geral, o tipo 1 (liso) tende a ser fino e oleoso, assim requer lavagens mais frequentes e é mais susceptível a formar nós. Já o tipo 2 (ondulado) se beneficia de modeladores de cachos e tende a ter uma maior duração dos penteados.

Cabelos crespos formam o Tipo 4, com 3 subdivisões (Crédito:Pexels)

Enquanto isso, o tipo 3 (cacheados) adora o uso de óleos na fibra capilar, melhorando o aspecto do fio e reduzindo a chance de quebra.

O tipo 4 é o mais frágil, e é muito sujeito a quebra. As lavagens devem ser menos frequentes e os finalizadores devem ser usados. Mas cuidado: não é bacana aplicá-los na pele do couro cabeludo.

É importante usar produtos específicos para seu tipo de cabelo?

Cabelos crespos formam o Tipo 4, com 3 subdivisões (Crédito:Pexels)

A Dra. Kédima é categória: "A importância de se respeitar o tipo de cabelo quando se vai comprar um produto capilar é a de garantir ou melhorar a chance de entregar exatamente o que o fio precisa para se manter saudável ou bonito, seja o controle da oleosidade, aumento do teor de lipídeos ou estratégias que evitem a quebra excessiva."

vamos conversar?

mais do blog

buscar

sua sacola

  • Loading