tônico renovador

Tônico Renovador x Esfoliante Enzimático: entenda as diferenças

Na dúvida entre qual escolher ou como inserir o Tônico Renovador e o Esfoliante Enzimático na sua rotina? Aqui Julia Petit traça as semelhanças e diferenças entre a dupla.

tônico renovador

Esse mês nossa família de produtos cresceu, com a chegada do nosso Tônico Renovador, que limpa e esfolia a pele sem ressecar, além de hidratar controlando a oleosidade, minimizar poros e uniformizar a textura suavizando cicatrizes de acne e linhas finas (conheça a fundo sua fórmula). Mas se o Tônico Renovador também esfolia, qual é sua diferença para o Esfoliante Enzimático?

As fórmulas

Enquanto o Tônico Renovador tem uma concentração de AHA 7% (uma combinação dos ácidos glicólico 4%, málico 2% e lático 1%) e os extratos de hamamélis, physalis e alcaçuz, o Esfoliante Enzimático conta com enzimas de Romã, AHA de frutas, partículas naturais de Bambu e os Ômegas 6 e 9.

E no que os AHAs das duas fórmulas diferem? "O Tônico Renovador tem uma concentração maior de alfa-hidroxiácidos", começa Marcus Amaral, do nosso time de pesquisa e desenvolvimento. "São ácidos puros que colocamos na fórmula para que suas atividades sejam bem pronunciadas. O Esfoliante Enzimático, por sua vez, tem extratos de frutas que contém, dentro de si, misturas de alfa-hidroxiácidos que ocorrem naturalmente", segue, pontuando: "Se colocássemos tantos AHAs na fórmula do nosso Esfoliante Enzimático, como fizemos no Tônico Renovador, o resultado poderia ser um produto que esfoliasse em excesso, sensibilizando a pele."

A função

Enquanto nosso Tônico Renovador promove uma esfoliação química graças ao seu trio de alfa-hidroxiácidos, o Esfoliante Enzimático promove três tipos de esfoliação: química (graças aos AHAs de frutas), física (é aí que entram as delicadas partículas naturais de bambu) e enzimática (enzimas de romã agem aqui).

"O Tônico Renovador é um tratamento contínuo e diário de renovação celular e limpeza, então você vai usá-lo na sua rotina todos os dias, para que essa renovação seja diária, para uma diminuição dos poros, redução de oleosidade e manchas, marcas, todo esse tipo de coisa - é o seu diário, que vai te ajudar numa limpeza básica e, de fato, melhorar a textura da sua pele", explica Julia Petit.

"Já o Esfoliante Enzimático", ela segue, "é um passo extra de esfoliação, essa física. É quase um polimento na sua pele. Ele tem atributos de limpeza parecidos com os do Tônico Renovador, como o da limpeza profunda de poros, a capacidade de tirar o restinho de células mortas que ficam sobre a pele... E você pode fazer isso semanalmente."

O uso

É bem importante relembrar sempre essa peridiocidade do uso de cada um dos produtos, que é bastante distinta: enquanto você pode usar o Tônico Renovador diariamente (lembrando sempre de inserí-lo em sua rotina em dias alternados, para que sua pele se adapte aos ativos), o Esfoliante Enzimático deve ser usado apenas, no máximo, duas vezes por semana.

Abaixo, o gráfico te ensina como inserir o Tônico Renovador na sua rotina:

E mais: no dia em que você for usar o Esfoliante Enzimático, pule o passo do Tônico Renovador. Assim você evita que sua pele tenha alguma reação sensibilidade por conta dos AHAs das duas fórmulas.

"Eles podem conviver numa mesma rotina ou em rotinas distintas", explica Julia. Na primeira, você pode combinar os dois seguindo as orientações de uso acima: "Dá para usar o Tônico Renovador todos os dias e o Esfoliante Enzimático uma ou duas vezes por semana, para dar aquele polimento extra na pele", exemplifica.

Por outro lado, há quem prefira usar apenas um dos dois: "Apenas o Tônico Renovador usado diariamente pode funcionar para uns, enquanto para outros, o Esfoliante Enzimático, usado uma ou duas vezes por semana já seja o suficiente para dar aquele viço na pele, continua nossa Ruiva. "De repente até para preparar a pele para um evento, ou quando a pessoa quer uma pele mais renovada."

"O Esfoliante Enzimático tem um resultado mais imediato. Você sente na hora uma diferença na textura da sua pele, conforme vai esfoliando, graças à ação das partículas de bambu, que promovem a esfoliação física da pele. Já o Tônico Renovador é um tratamento, e seus resultados podem ser sentidos, de fato, por muito tempo, com seu uso contínuo", finaliza Julia.

Os dois juntos ou apenas um dos dois: qual é sua rotina de esfoliação favorita?

Voltar para o blog