Cafeína vetorizada: o que é, quais os benefícios e diferenças

Vem saber tudo sobre esse ativo que reduz bolsas e linhas ao redor dos olhos

A cafeína é uma velha conhecida por aqui e já até te contamos mais sobre os benefícios incríveis que ela traz para os nossos Antioxidante Hidratante e Bastão Antioxidante Para Olhos. Mas surgiu uma dúvida: e a cafeína vetorizada, o que ela pode fazer pela pele? Tem alguma diferença especial? A gente vai te contar tudo!

café, cafeína
Crédito: Pexels/ Igor Haritanovich

O que é a cafeína vetorizada?

Primeiro, que tal relembrar o que é a cafeína em si? A cafeína é um composto químico estimulante presente em plantas, mas que pode ser produzida sinteticamente em laboratório também.

A cafeína pura é aquela que está presente em velhos conhecidos do nosso dia a dia, como no café, em variados tipos de chás, no cacau, no guaraná, entre outros.

+ Bolsas nos olhos: causas e ativos para ajudar a eliminá-las

Além disso, ela também pode ser usada em cosméticos por conta da sua alta capacidade de penetrar a barreira da pele, ser um importante antioxidante e combater os radicais livres, além de ser vasoconstritor. Ela pode aparecer pura, nanoencapsulada - como no Antioxidante Hidratante - e, claro, vetorizada.

Mas o que significa na prática a cafeína ser vetorizada? Significa que sua forma é modificada para que os benefícios sejam potencializados e entregues no lugar certinho na pele. Quem explica melhor é a pesquisadora da Sallve Kathleen Sales:

"A cafeína vetorizada é uma forma modificada da cafeína tradicional, desenvolvida para melhorar sua estabilidade, penetração e eficácia em formulações cosméticas. O termo 'vetorizada' refere-se ao uso de um vetor, ou seja, uma substância-carreadora que transporta a cafeína até seu alvo de ação na pele de maneira mais eficiente."

+ Por que os olhos incham quando choramos?

Esse vetor ou molécula pode ser o silício orgânico ou um até um peptídeo, por exemplo. "No caso do silício, por exemplo, essa união forma um complexo molecular estável, que protege a cafeína da degradação, aumenta sua afinidade pela pele e promove uma liberação mais controlada e prolongada do ativo. Além disso, o silício presente nesse tipo de vetor desempenha um papel funcional importante: ele atua na reestruturação da matriz dérmica, contribuindo para a firmeza e elasticidade da pele", completa nossa pesquisadora.

Quais as diferenças?

A cafeína pura, nanoencapsulada ou vetorizada trazem os benefícios gerais do ativo, mas a depender de sua forma, como nas duas últimas, há uma ação potencializada na pele, auxílio na estabilidade e liberação prolongada.

“Em resumo, a cafeína vetorizada combina a potência da cafeína com a ação direcionada e bioestimulante do vetor, oferecendo um tratamento mais eficaz em acúmulo de gordura localizada e melhora da textura cutânea, por exemplo”, explica Kathleen.

+ Área dos olhos: cuidados e dicas para inserir na sua rotina

No caso do Antioxidante Hidratante e do Bastão Antioxidante Para Olhos usamos a cafeína nanoencapsulada, que é uma outra forma. “Ela é envolvida em nanopartículas que protegem e liberam o ativo de forma controlada, sem alterar sua estrutura”, aponta ainda.

Mas uma é melhor do que a outra? Não necessariamente, a escolha pela cafeína pura, vetorizada ou nanoencapsulada depende da estrutura da fórmula, combinação de ativos e benefícios que ela quer atingir.

Quais os benefícios da cafeína vetorizada?

Como já te dissemos, o principal benefício da cafeína vetorizada é oferecer um tratamento mais eficaz, auxiliando na estabilidade do ativo e liberação prolongada, além de levar o ativo até onde ele precisa chegar na pele.

+ Quais são os tipos de olheiras, o que pode agravar e como tratar?

Na pele, seus principais benefícios estão ligados à sua ação de estimular a microcirculação, além de ser antioxidante e ajudar a reduzir linhas finas. Aqui alguns dos principais benefícios:

  • Suaviza bolsas e inchaço abaixo dos olhos

A Dra. Mônica Aribi já nos contou aqui no blog que as bolsas palpebrais surgem porque temos coxins gordurosos subpalpebrais: “essas bolsinhas de gordura são sujeitas a inchaço toda vez que a pessoa come muito sal, bebe álcool, tem uma alimentação desequilibrada ou dorme mal. Elas costumam aparecer e ficam muito nítidas, justamente, porque essa pele é bastante fininha e a região muscular também. Então, é muito nítido esse pequeno inchaço que elas que elas sofrem.”

As bolsas nos olhos são consequência do acúmulo de líquido naquela região, e tem muito a ver com desidratação também. O sono desregulado e o cansaço desidratam o nosso corpo causando esse acúmulo de líquido.

+ Pele cansada: 5 efeitos do cansaço na sua pele e como amenizá-los

Além disso, há a própria gordura mesmo, algo que se agrava com o processo de envelhecimento e a chegada da flacidez - também podem causar bolsas nos olhos.

A cafeína vetorizada age como vasoconstritor e drenante, ajudando a estimular a microcirculação local, ajudando a reduzir o acúmulo de água e gordura na região. Com isso, adeus bolsas e inchaço ao redor dos olhos, e claro olheiras de cansaço, que são vasculares.

  • Combate o envelhecimento precoce e reduz linhas finas

A cafeína é um poderoso antioxidante e combate os radicais livres, ajudando com o envelhecimento precoce da pele e o aparecimento de rugas, linhas e flacidez. Além disso, ela atua na reestruturação da matriz dérmica, contribuindo para deixar a pele mais firme e elástica.

Sérum Antiolheiras

Nosso Sérum Antiolheiras é um tratamento com eficácia comprovada e resultados visíveis a partir de 4 semanas de uso. Sua fórmula une o poder da cafeína vetorizada a um poderoso peptídeo especialista para agir uniformizando progressivamente o tom de olheiras vasculares (roxas ou azuladas) e pigmentares (amarronzadas), além de reduzir o inchaço, bolsas e linhas finas ao redor dos olhos. A fórmula ainda conta com partículas de brilho que iluminam a região, promovendo um disfarce imediato das olheiras.

Que tal incluir na sua rotina de cuidados com a pele?

Voltar para o blog