Quais cuidados devemos ter após a depilação?

Seja cera, laser ou lâmina, hidratação é fundamental

Não importa o tipo de depilação você escolhe, se você é do time que gosta de se depilar, precisa sempre pensar no bem da sua pele. Ter cuidados após a depilação para que pelos não encravem e a pele se recupere bem é saudável e essencial para evitar desconfortos.

Há métodos melhores ou piores, mas isso quem decide é você e seu dermatologista. Porém, para ajudar com os cuidados após a depilação, dentro do método que você achar melhor, temos dicas preciosas para compartilhar e inclusive vamos te contar se o Hidratante Reparador pode ajudar (spoiler: sim!).

Depilação x epilação: tem diferença?

Antes de tudo, é legal saber que existe uma diferença entre depilação e epilação, mas a gente acaba não usando no dia a dia e chamando tudo de depilação mesmo. Saber a diferença entre eles ajuda a entender um pouco mais sobre os métodos que a gente escolhe, se tem efeito mais ou menos prolongado.

  • Epilação: é a retirada dos pelos desde a raiz do bulbo piloso, com efeito mais prolongado. Aqui entram os métodos: cera, laser, luz pulsada, pinça, linha, aparelhos elétricos.
  • Depilação: é a retirada de pelo rente à pele, sem retirada da raiz. Isso acontece com lâminas, aparadores de pelo e cremes depilatórios. Tem efeito menos prolongado.

Cuidados básicos: os mesmos para todos os tipos

Seja lâmina, cera, linha ou qualquer outro tipo que você escolha, saiba que há cuidados básicos, que são os mesmos para todo o pós-depilação, como hidratar bastante: "Além disso, evitar produtos que são abrasivos ou irritativos e evitar exposição solar (a pele fica mais sensível e pode causar manchas). São os mesmos cuidados”, aponta a Dra. Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve.

+ Depilação: há um método que é melhor?

É claro que alguns tipos, como laser, por exemplo, precisam de alguns cuidados além dos básicos e entraremos nesse papo em breve.

Hidratação é importante

Talvez você esteja se perguntando o motivo da hidratação ser tão importante para o pós-depilatório. Segundo a Dra. Monalisa, a hidratação é essencial porque o processo de depilação, independentemente do tipo, interfere na barreira natural de proteção da pele.

“Muitos deles também deixam a pele mais sensível e mais irritada. Além disso, os métodos que extraem o pelo da raiz (epilação), como por exemplo, a cera e a pinça, deixam o folículo piloso exposto. Então, é muito importante hidratar para que a pele se restaure o mais rápido possível e também para dar um conforto melhor em relação a sensibilidade e irritação”, aponta.

+ Pele irritada: como acalmar, tratar e usar o tempo a seu favor

Por isso, escolha um hidratante correto para o seu tipo de pele, converse com seu dermatologista e invista na hidratação.

Lâmina: cuidados antes e depois

Quando escolhemos fazer depilação com lâmina, para que sua pele fique bem e evitar a foliculite, por exemplo, o cuidado começa antes e não só depois. "O ideal é fazer um preparo da pele para depilação, utilizando substâncias ou produtos que contenham ação bacteriostática (que não deixam crescer bactérias ali) e anti-inflamatórias. Isso evita a formação de foliculite e a contaminação do folículo, e costuma ser suficiente para evitar essas bolinhas que surgem com a depilação com lâmina", explica a especialista.

+ Hidratantes da Sallve: conhecendo as diferenças

Uma das maiores preocupações são os pelos encravados. Para evitá-los, sempre se depilar no sentido do pelo, ou seja, se o pelo está de cima pra baixo, passar a lâmina de cima para baixo. "Quando você faz o contrário, o pelo fica muito curtinho e a tendência é encravar. Também é bom depilar com água morna, após o banho, quando os pelos estão bem mais macios e é mais fácil de depilar", dá a dica ainda o médio.

Isso tudo inclui quem faz a barba com lâmina, tá? Hidratar a pele no pós-barbear é essencial para deixar a pele do rosto, que é naturalmente mais sensível, protegida.

Laser: atenção com o sol

Já falamos sobre depilação a laser mais profundamente aqui no blog, mas nunca é demais relembrar cuidados. No caso do laser, os cuidados são antes e depois também e podem variar de acordo com o tipo de laser. Por isso, siga a orientação do profissional que fará o procedimento.

Quando falamos do pós-depilatório, a orientação primordial é hidratar bem.  O ideal também é não tomar sol entre uma sessão e outra. Caso haja exposição solar, usar fotoprotetor com FPS 60 ou maior. A depender do profissional que irá realizar a depilação, a indicação é suspender ácidos e uniformizadores sete dias antes da aplicação.

Cera, linha, pinça

Tanto na cera, na linha ou na pinça, os pelos são arrancados. Isso causa um processo inflamatório que pode manchar(tanto manchas pós-inflamatórias quanto melasma). Por isso, é preciso ter cuidado.

+ Conheça todo o poder de hidratação do nosso Hidratante Reparador

O ideal é não se expor ao sol após a depilação e, caso isso aconteça, lembrar de usar protetor solar, é claro. O uso de cremes e loções com ingredientes calmantes também são indicados.

Além disso, hidratar com um hidratante que tenha ativos calmantes. Água termal pode ser bem-vinda!

Hidratante Reparador pode ajudar no pós-depilação?

O Hidratante Reparador pode ajudar muito nessa hidratação que a pele precisa após sessões depilação ou epilação. Inclusive porque ele ajuda muito na reparação da barreira cutânea da pele, além de acalmar. Ele é um hidratante múltiplo, não comedogênico, para rosto e corpo, que nutre e acalma peles secas e sensibilizadas, repara danos e restaura regiões extremamente ressecadas.

+ Hidratante Reparador pode ser usado no corpo todo e nós temos dicas!

Na fórmula, ceramidas e pantenol contam com propriedades que auxiliam na reconstrução e cicatrização da barreira da pele. O alfa-bisabolol vem com ação anti-inflamatória, calmante e antioxidante. Além disso, a Manteiga de Karité hidrata criando uma barreira que ajuda a reduzir a perda de água e também trabalha para amenizar inflamações. Por fim, os eletrólitos garantem o balanço hídrico da pele.

Como já te dissemos, a hidratação é recomendada para todos os tipos de pele. E aqui fica a dica para quem faz a barba com lâminas também. “O Hidratante Reparador seria perfeito, porque a pele do rosto é um pouco mais sensível. O uso seria logo após barbear. Eu costumo indicar até que antes de barbear hidrate e depois de barbear hidratar também”, alerta a Dra. Monalisa Nunes.

E aí, que tal incluir o Hidrantante Reparador na sua rotina?

vamos conversar?

mais do blog

buscar

sua sacola

subtotal

Loading
Login efetuado com sucesso!