cutículas ressecadas

Cutículas ressecadas: quais são as causas e como evitar

Sabia que nosso Hidratante Labial é um excelente aliado para cutículas hidratadas?

cutículas ressecadas

Muito se fala sobre cuidados específicos com a pele das mãos: é importante mantê-las sempre hidratadas (especialmente em tempos de pandemia, quando o álcool em gel constante é cruel com a região). Além de protegidas da exposição solar, já que são expostas o dia inteiro - dirigindo, na piscina, mexendo no celular... Mas sabia que cutículas ressecadas também são uma realidade?

Para quem gosta de fazer as unhas, o cuidado especial com a nail art e o esmalte são constantes, mas a região específica das cutículas também merece atenção. Afinal, elas agem como uma barreira de proteção das unhas.

+ 6 cuidados para manter as unhas sempre saudáveis

Por que as cutículas ficam ressecadas?

As cutículas ressecadas acontecem por uma série de fatores: a frequência com que lavamos as mãos e usamos álcool em gel são especificamente mais agressivas com a região, que é mesmo mais sensível. A água quente, o frio e o contato constante com produtos de limpeza, por sua vez, também entram na lista dos fatores que abrem espaço para cutículas ressecadas, assim como o uso exagerado ou não adequado do alicate. Ah, e vale incluir aí nessa listinha o uso de removedores de esmaltes, que também podem deixar as cutículas ressecadas.

Como tratar cutículas ressecadas?

Cuidar do quadro ou melhor ainda, evitá-lo, é simples: da mesma forma que hidratamos nossas mãos, devemos sempre lembrar de manter nossas cutículas hidratadas também.

Entre os conselhos para evitar cutículas ressecadas, dermatologistas indicam, especialmente no inverno, darmos um respiro às nossas unhas quando sentimos nossas cutículas ressecadas, e sempre tomar cuidado em não retirá-las em excesso na manicure. Ah, e nunca arranque as pelinhas com os dentes, viu? O hábito pode causar feridas e inflamações, e só piorar o problema.

Como hidratar cutículas ressecadas?

A hidratação local pode ser feita com hidratantes, e sabe quem é um ótimo aliado das cutículas hidratadas? O nosso Hidratante Reparador, com pantenol, ceramidas biomiméticas, manteiga de karitê, eletrólitos e alfa-bisabolol. "Nas semanas que não tiro as cutículas e só troco o esmalte, eu tiro o esmalte, dou uma empurradinha nas cutículas e as hidrato bem com o Hidratante Reparador", conta Julia Petit, que segue hidratanto suas cutículas com o nosso "cremão" ao longo de toda a semana. Ela conta, inclusive, que com isso, suas unhas pintadas chegam a durar duas semanas: "Tem semana que nem trocar o esmalte preciso, dura muito. É que aplico o Hidratante Reparador todo dia antes de dormir, então as cutículas ficam perfeitas por duas semanas".

Quando é hora de tirar as cutículas, Julia também lança mão do Hidratante Reparador: "Quando mexo nas minhas cutículas, elas ficam muito vermelhas", explica. "Então ele acalma bastante o vermelho, além de hidratar. Passo o Hidratante Reparador antes mesmo de passar o esmalte", ensina. "Você pode também passar depois do esmalte, quando ele secar".

Julia aponta mais uma vantagem do Hidratante Reparador usado nas unhas: ele não deixa o esmalte fosco, como pode acontecer com alguns hidratantes. "O Hidratante Reparador é o último passo da minha rotina à noite, então depois de passar no rosto, já passo nos pés e nas unhas. Ele mantém as cutículas bem lindas, é incrível".

Para quem também tem o nosso Hidratante Labial, aliás, ele também é um ótimo hidratante para a região das cutículas: sua fórmula com manteiga de shorea, vitamina E, extrato de physalis e phytoesqualano promove a reparação da pele criando uma barreira protetora que deixa a pele hidratada e macia. O phytoesqualano entra com uma hidratação intensa, enquanto a manteiga de shorea protege e a vitamina E contribui com ação antioxidante. Para fechar, o extrato de physalis tem ação calmante e anti-inflamatória.

Voltar para o blog