5 dicas para ter uma excelente consulta com o dermatologista

Como se preparar para tirar o máximo proveito de uma consulta com seu dermatologista?

Por: Mariana de Freitas (@mariidefreitas)

dermatologista

Todos sabemos que o médico dermatologista é um profissional essencial para que possamos cuidar da nossa pele da melhor forma. A pele é um órgão e possui condições que muitas vezes apenas ele estará apto a tratar, como o temido câncer de pele - o mais comum no Brasil. Por isso, é imprescindível ter o acompanhamento de um médico dermatologista quando tratamos da pele. Seja pelo plano de saúde, particular ou mesmo pelo SUS. Mais do que estética, é questão de saúde.

+ Quanto tempo temos que esperar entre a aplicação de cosméticos?

Mas como tirar o melhor proveito de uma consulta com o dermatologista? Vamos às dicas:

Tenha um limite de orçamento definido

A maior crítica feita em relação aos atendimentos dermatológicos é em relação ao valor dos produtos que são prescritos ao final da consulta. Veja bem: o médico dermatologista é treinado para prescrever o melhor que ele conhece, porém muitas vezes isso pode sim estar fora do seu orçamento. Por isso é importante ter transparência nesse momento e, sem medo, falar o máximo que você pretende gastar com aquela “rotina”.

+ Pele irritada: como acalmar, tratar e usar o tempo a seu favor

Caso contrário, você pode estar saindo com uma prescrição incrível, mas sem constância ela não será tão incrível assim. Então seja transparente, diga quanto você pretende gastar e saia do consultório com uma rotina que cabe no seu bolso. Mesmo que ela seja simples, com constância ela será eficaz.

Tire foto de todos os seus produtos em uso atualmente

Sejam cosméticos ou medicamentos. Isso é muito importante! Sem essa informação, o dermatologista fica no escuro para prescrever novos produtos. Além disso, assim ele poder verificar se algum dos produtos em uso pode estar causando algum tipo de alergia, por exemplo. Se quiser, pode fazer melhor ainda, levando numa bolsa todos esses produtos, para o médico analisar ainda mais detalhadamente.

+ Qual é a ordem de uso de todos os produtos da Sallve?

Exames de sangue

Leve os seus exames de sangue mais recentes, de preferência dos últimos 12 meses. Isso já agiliza muito caso o médico tenha alguma suspeita que possa ser sanada com o resultado dos exames. Mesmo que ele peça novos exames, não deixe de levar os últimos que você tiver.

Anote todas as suas queixas e as defina por ordem de prioridade

Se você sofre com acne, manchas, se incomoda com as olheiras e linhas de expressão, defina uma ordem de prioridade para que o tratamento seja focado no que é mais urgente para você e explique-o para seu dermatologista.

+ Pele seca ou desidratada? Entenda a diferença entre elas

Vá completamente sem maquiagem, de cara lavada

Ou, no mínimo, leve demaquilante para que você possa remover tudo e ficar com a pele limpa para ser examinada. Só assim o dermatologista vai conseguir ver a sua pele bem de perto e examinar suas queixas. Também é uma boa ideia ir sem esmalte nas unhas, pois alguns diagnósticos são feitos através da análise delas. 

Sabemos que muitas pessoas não se sentem bem atendidas pelos médicos dermatologistas que escolhem, seja pela correria – que ocorre muitas vezes em consultas realizadas pelo plano de saúde devido ao excesso de pacientes – ou pela própria consulta, mas não desista! Para cuidar ainda melhor da pele, é essencial ter um dermatologista ao seu lado. É como um casamento mesmo. Então aproveite essas dicas e não desista encontrar o dermatologista para a sua vida!

vamos conversar?

mais do blog

buscar

sua sacola

subtotal

Loading
Login efetuado com sucesso!