5 dicas da Camila Fremder para quem quer ler mais

5 dicas da Camila Fremder para quem quer ler mais

E de quebra ainda tem indicação de livros

"Como é que faz pra ler mais? Como é que você arruma tempo pra ler?", essas são duas das perguntas que a Camila Fremder mais recebe de seus seguidores. E para responde-las ela fez um IGTV com a Sallve, com - se prepara!! - cinco super dicas para quem quer ler mais.

Instagram @cafremder

1 - Introduzir a leitura na sua rotina

"A primeira delas é basicamente simples. Ou seja, ler todos os dias", ensina a escritora e roteirista. A Camila conta que o seu horário sagrado para a leitura é na hora de dormir: é preciso que vire um hábito, um ritual para o sono. Ela, aliás, lembra que o celular nesse horário faz o papel inverso e funciona como um estimulante.

Quem tem dificuldade para ter uma boa noite de sono pode seguir firme a sugestão da Camila. A leitura faz parte dos conselhos de ouro do departamento de estudos do sono do Instituto Karolisnka, da Suécia, viu?

"As vezes eu leio três páginas, as vezes eu leio três capítulos, mas eu leio todos os dias. Escolha um horário da tua rotina para ler. E leia todos os dias.

Pra quem quer começar com um dos livros da Camila: você encontra todos

2 - Siga perfis literários nas redes sociais

"Quando você segue perfis literários você começa a ler sobre vários livros que talvez você não conhecesse, não chegasse a pesquisar. Abre um pouco o seu leque de gêneros e de autores. Seguir esses perfis é legal porque você foge um pouco do convencional, foge também daquelas listas dos mais vendidos

Os perfis indicados por Camila são:

3 - Comece com livros menores

Os livros enormes, super grossos, acabam nos dando uma intimidade. Aposto como nesse momento te passou pela cabeça aquele livrão que ficou muito tempo na mesinha de cabeceira, parado, não é? A dica da Camila é a de começar com livros menores, o que acaba sendo gratificante quando você está começando a engatilhar o hábito da leitura e consegue terminar um livro sem dificuldade. É aqui que ela indica o perfil literário da Tati Bernardi, o É Coisa Fina, que é só sobre livros de até 200 páginas.

"Porque quando a gente termina de ler um livro dá um pique pra ler um outro. E a gente termina o outro, vai indo e diz meu Deeeeeus, eu leio! Tem essa coisa. Muito ao contrário de quando a gente começa a ler um livro e para no meio, começa a ler livro e para na quinta página, e a gente fala: 'cara não gosto de ler, não adianta". Então, vamos combinar: começa a fixar o ritmo com livros de até 200 páginas.

4 - Experimente outros gêneros

As vezes a gente pode ter lido algumas biografias e achar que gosta de ler só esse gênero. E ficar estacionado, sem ler diariamente, porque não tem uma biografia que te atraia nesse momento. Ou, acabar lendo só o que pode ajudar no trabalho ou nos estudos. "Porque você acha que você tá lendo e ao mesmo tempo aquilo está te servindo para uma outra coisa. Como se um romance, uma história, uma ficção, não te ensinassem coisas para você usar no teu dia a dia. E te ensina muito: histórias, culturas diferentes, personagens diferentes, outras vivências", aponta a Camila.

"Testar novos gêneros e tirar essa noia de que se você ler uma ficção, um romance você vai estar perdendo tempo de ler um livro que dê informações para a carreira".

5 - Estipular metas fáceis

O que ela ensina é de se colocar uma meta fácil de se atingir: pode ser a de ler um mínimo de três páginas ao dia. "Leu cinco, ótimo. Leu dez, uau. Mas lê três todos os dias. E as vezes, entender que o livro tem um tempo para entrar na história. Se permita entrar na história e não pare na segunda página. Calma. Toma esse tempo para você também entrar na história".

Sugestões de livros

A Camila nos entregou de bandeja a lista de livros que leu esse ano.

Junte à lista acima o livro "Falso Espelho", dica que apareceu também no perfil da Taizze:

Tem dicas de livros que você adorou? Conta aqui!

Voltar para o blog