Se você ainda não viu "Amor pelo Cabelo" pare tudo e assista!

Se você ainda não viu "Amor pelo Cabelo" pare tudo e assista!

Quebra de estereótipos e muito amor em um curta-metragem para grandes e pequenos: "Hair Love" é uma animação para se ver, rever e mostrar a todos.

"Tutorial de cabelo (ou de make) é só futilidade, bla bla bla". Quem nunca ouviu esse papo? Mas olha só, os tão famosos vídeos de passo a passo não são nada insignificantes. Eles oferecem uma boa porção de autoestima, eles podem nos ensinar a nos vermos de outra forma e a cultivarmos o amor próprio. Eles dão uma força enorme a quem está aprendendo a se dedicar uns minutinhos a mais ao dia, ou a quem precisa de uma mãozinha para colocar os fios no lugar.

Um exemplo enorme desse amor é o curta-metragem em animação "Amor pelo Cabelo" (Hair Love), que não por acaso ganhou a estatueta do Oscar da sua categoria este ano e que, depois de ganhar uma versão em livro, virou audiobook narrado por ninguém menos que Blue Ivy Carter, filha de Jay Z e Beyoncé! Olha que fofura:

Amor pelo cabelo: amor de pai e filha

Tanto o curta de animação quanto o livro foram escritos pelo ex-jogador da NFL Matthew A. Cherry, que declarou: “Eu queria ver uma jovem família negra no mundo da animação. Os pais negros são submetidos aos piores estereótipos e as pessoas que eu conheço estão muito envolvidas na vida de seus filhos”. O que Matthew fez foi dar vida ao personagem Stephen, um pai que se viu pela primeira vez obrigado a pentear os cabelos da filha Zuri, mas que não sabia nem por onde começar.

O curta de seis minutos quebra estereótipos: o do machismo, o do racismo, o da velha história de "cabelo ruim" que já ouvimos / lemos tantas vezes. Ele mostra o pai se dedicando a arrumar os cabelos da filha seguindo os tutoriais publicados pela mãe de Zuri, com os olhares atentos de seu gato. Evidenciando que os cabelos de Zuri são fortes, têm vida e que são maravilhosos.

"Amor pelo Cabelo" tem também um papel fundamental, o de representatividade. Uma foto que circulou no Facebook mostra a importância desse poder: uma menina que se identificou com Zuri.

Facebook Mídia Ninja

Não é emocionante? O livro está à venda nas livrarias e o curta (que você pode assistir abaixo) foi disponibilizado pela Sony no YouTube. Mas o sucesso não termina por aí: depois de curta, livro e audiobook, "Amor aos Cabelos" vai virar um seriado de 12 capítulos na HBO, batizado de "Young Love", e que vai contar a história da família do livro.

Assista o curta abaixo e já entre no clima de tanta fofura:

Voltar para o blog