Hidratante para pele com acne: por que é importante e como escolher o seu

Como escolher o hidratante para a pele com acne? Aqui você aprende, com ajuda de dermatologistas e dicas da Sallve.

hidratante pele acne

Embora a gente já tenha falado muito aqui sobre as três etapas essenciais de qualquer rotina de skincare - limpar, hidratar e proteger -, no caso da pele acneica tanto se pensa no tratamento (que entra ali depois da etapa da limpeza) que a hidratação acaba ficando em segundo plano. As atenções parecem sempre se voltar integralmente para controlar a oleosidade e secar cravos e espinhas. Mas hidratante para pele com acne é muito importante.

Tem mais um fator aí: por muito tempo a crença era a de que a pele com acne precisava estar sempre esturricada, sem qualquer vestígio de óleo. Hidratante? Nem pensar, vai dar espinha! A Dra. Camila Rosa já até explicou de onde veio esse medo: de tantas experiências com o hidratante errado. Mas como assim errado? "As pessoas acabam usando um hidratante para quem tem pele seca, mas hidratantes para pele oleosa/acneica são específicos. Quando não se escolhe o produto adequado você vai acabar tendo mesmo espinhas, aumento dos poros e daí por diante"

Por que é importante usar hidratante na pele com acne?

Hidratar a pele é um passo essencial, não importa o tipo ou a condição, e isso inclui a pele acneica: "Hidratar a pele com acne é importantíssimo, porque o hidratante ajuda a repor e manter a barreira natural de hidratação da pele intacta", explica Dra. Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve. "Quando essa barreira está deficiente, a pele fica mais sensível, mais suscetível aos fatores externos... É uma pele mais frágil". A dermatologista explica ainda que o hidratante entra nessa jornada para acalmar a pele e deixá-la menos inflamada. "Ele também ajuda nos tratamentos de acne, que muitas vezes podem ser irritativos e secativos", completa.

Dra. Liliana Bechelli Torloni, dermatologista consultora da Sallve, faz coro, ao explicar que a acne tem como uma de suas manifestações dermatológicas justamente o comprometimento da barreira cutânea, que protege a pele de agressões externas: "Quando a hidratação da pele está em dia, sua pele está protegida e muito menos suscetível a ficar irritada, por exemplo. Além disso, não há espaço para o tão falado efeito rebote, que é quando sua pele produz mais óleo justamente para compensar essa barreira cutânea fragilizada".

+ Customizando a hidratação e combinando os hidratantes da Sallve

Como escolher um hidratante para pele com acne?

Dra. Monalisa Nunes ensina que hidratantes para a pele acneica devem ser potentes, mas não comedogênicos, ou seja, com fórmulas que não entupam os poros. "Normalmente nesses casos, indico hidratantes para pele sensível. Gosto muito desse approach de tratar a pele acneica como se fosse uma pele sensível. Afinal de contas, uma pele inflamada, que arde e dói com facilidade, é sensivel". Vale lembrar que todos os tipos de pele podem ser sensíveis - por exemplo: uma pele oleosa pode ser oleosa e sensível.

Sua indicação? Hidratantes em gel, gel-creme, voltados para pele mais sensível, com ativos calmantes como alfa-bisabolol e niacinamida. Outro ativo ótimo para a pele acneica quando se fala em hidratação? O ácido hialurônico. "Ele é maravilhoso para a pele com acne porque geralmente as fórmulas que o incluem são não comedogênicas, em gel ou gel-creme. Além disso, ele faz parte da barreira natural de hidratação da pele, então entra para deixar a pele mais equilibrada e fortalecida".

hidratante pele acne

É aí que entra o nosso Hidratante Firmador. Além do ácido hialurônico em oito formas e três pesos, ele conta com os ativos calmantes alfa-bisabolol e pantenol, que acalmam a pele e têm ação cicatrizante. Já o Extrato de Ruibarbo é um fortalecedor de defesas naturais da nossa barreira cutânea. O ativo, usado desde a milenar medicina chinesa, ajuda a ativar os mecanismos naturais de hidratação da pele, promovendo uma hidratação estrutural a longo prazo.

+ Hidratantes da Sallve: qual escolher?

O Hidratante Firmador é um sérum-gel. Essa combinação faz com que as fórmulas sejam leves e absorvidas rapidinho pela pele!

Outra opção pode ser o Hidratante Facial, em textura gel creme de sensação refrescante deixa a pele com brilho mas não pegajosa, e nem aumenta a oleosidade da pele, além de reduzir os poros e aparência de linhas finas.

hidratante pele acne

Além dessa textura específica, o Hidratante Facial se destaca ao proporcionar mais hidratação e emoliência para a superfície da pele do que o Hidratante Firmador, mas com um sensorial mais leve do que o Hidratante Reparador.

E não só isso: o Hidratante Facial reúne ativos incríveis e inovadores em sua categoria, como o beta-glucan (conhecido como o "novo ácido hialurônico": "Além de ser um ingrediente incrível por conta da sua enorme capacidade de atrair água para a superfície da pele, o beta-glucan vai restaurar a barreira cutânea e ajudar a acalmar a vermelhidão da pele irritada, agindo ainda como um antioxidante", conta Julia Petit.

As principais causas das espinhas, explicadas por uma dermatologista

Linha Antiacne

linha antiacne

Aqui na Sallve, algumas fórmulas podem te ajudar no tratamento da acne solar, como os integrantes da linha antiacne. Ela é a primeira jornada especialista em pele acneica, pois trouxemos uma rotina completa de tratamento antiacne que inclui: Limpador Antiacne, Tônico Antiacne, Sérum Antiacne, Óleo Antiacne e Máscara Antiacne. Conheça cada um dos produtos:

Limpador Antiacne

Limpador Antiacne é um gel-espuma, livre de sulfatos, feito especialmente para o cuidado diário das peles acneicas. desenvolvido para o uso facial, incluindo área dos olhos, mas também pode ser usado no corpo, sua fórmula possui Ácido SalicílicoMelaleuca e Niacinamida, formando uma poderosa ação para tratar e evitar o aparecimento de cravos e espinhas.

Tônico Antiacne

Tônico Antiacne é um tônico adstringente de limpeza, desenvolvido para peles acneicas - até as mais sensíveis. Ele limpa e controla a oleosidade da pele enquanto acalma e alivia a irritação da acne.

Sua fórmula com melaleucacentella asiáticaniacinamida e fermentados vegetais formam um poderoso aliado no tratamento e prevenção da pele acneica do rosto, mas também pode ser usado no corpo.

Sérum Antiacne

Você já conhece nosso Sérum Antiacne? Muito mais do que um secativo poderoso, ele é um sérum que ajuda a tratar e prevenir acne sem ressecar. Só ele contém o ácido salicílico - um BHA que desentope os poros - em sua concentração máxima de 2%, a melaleuca com o 4-terpineol que oferece todos os benefícios bactericidas e anti-inflamatórios sem irritar a pele, e a niacinamida e o extrato de buchu,que controlam a oleosidade e ajudam a minimizar poros dilatados

O sérum antiacne tem um efeito secativo de espinhas em até 24 horas sem ressecar. Ele também previne o aparecimento de espinhas e cravos, desobstrui e minimiza poros dilatados, controla a oleosidade e melhora cicatrizes e manchas de acne, reduz a presença das bactérias causadoras da acne, a inflamação e a vermelhidão, e ainda repara a barreira de proteção da pele.

Óleo Antiacne

Óleo Antiacne é um sérum-óleo facial de tratamento e prevenção à acne. Com absorção leve e rápida, ele tem o poder de hidratar a pele, ao mesmo tempo que fortalece a barreira de proteção e reequilibra a oleosidade da pele.

Sua poderosa fórmula contém óleo de melaleuca, que oferece todos os benefícios bactericidas e calmantes, sem irritar a pele, e Ácido Salicílico, que desobstrui os poros, além de óleo de jojoba e óleo de cominho preto. E o acabamento? Suave, macio e sem qualquer aspecto de oleosidade excessiva.

Máscara Antiacne

Máscara Antiacne é uma máscara de tratamento para efeito de alívio da acne. Ela controla oleosidade, reduz vermelhidão, acelera o processo de recuperação da pele com espinhas e amolece cravos.

Sua textura é super cremosa, não resseca e nem repuxa a pele, deixando um acabamento macio e hidratante. a fórmula possui Argila Verde, Ácido Salicílico, Centella Asiática, Alfa-Bisabolol Alantoína, formando um poderoso aliado no cuidado semanal da pele acneica.

E aí que tal incluir os produtos da linha antiacne na sua rotina de cuidados?

Lembrando sempre que é importante consultar um dermatologista para que o diagnóstico seja feito de forma precisa e, em casos mais intensos, medicações possam ser incluídas no tratamento sem riscos.

vamos conversar?

mais do blog

buscar

sua sacola

subtotal

Loading
Login efetuado com sucesso!