Sabonete para pele oleosa: como escolher seu limpador facial para lavar o rosto

Em busca de um sabonete para pele oleosa? Aqui a gente te dá dicas para escolher o seu e explica por que lavar a pele oleosa é tão importante.

sabonete para pele oleosa

A etapa da limpeza da pele oleosa pode ser pauta para muitas conversas: há quem tenha aprendido a vida toda que lavar o rosto várias vezes ao dia ajuda a manter a oleosidade longe. Que pele repuxando é sinal de missão cumprida. E que, depois de lavar o rosto, quanto menos óleo você sentir na sua pele, melhor. A gente por aqui, porém, sabe que nada disso é verdade, né? Tudo é uma questão de equilíbrio, palavra-chave quando se fala em pele - especialmente a oleosa. Por isso, é essencial encontrar o sabonete para pele oleosa ideal para inserir na sua rotina.

+ É obrigatório lavar o rosto duas vezes por dia?

Essa mentalidade de que a pele oleosa só está limpa quando a sentimos repuxando vem de anos e anos de uma cultura antiga de que cuidar da pele oleosa / acneica era simplesmente tirar toda a oleosidade que ela produzia. Sabe aquela pele que chega a repuxar de tão ressecada após a limpeza? Costumava ser sinal de sucesso, né? Hoje a gente sabe bem que é sinal de que sua rotina de skincare está desequilibrada.

+ O meu, o seu, o nosso relacionamento com nossa pele oleosa

Por que é importante lavar o rosto?

A etapa da limpeza na rotina de skincare é essencial. É ela que vai retirar dela todas as impurezas e sujidades que podem causar cravos, espinhas e até irritação ou sensibilidade, além de prepará-la para receber os ingredientes de todos os produtos que você vai passar em seguida.

Na pele oleosa, com um sabonete para pele oleosa ela pode ir mais longe, já ajudando a controlar a quantidade de sebo. Repare: controlar, não eliminar por completo. Primeiro porque nossa pele precisa de uma quantidade específica de óleo para manter sua barreira protetora íntegra. Segundo, pelo já famoso efeito rebote.

"As pessoas confundem a oleosidade natural da pele com pele suja", comenta Julia Petit sobre essa sensação de pele repuxando ser o objetivo de tantas rotinas. "Sim, a sua pele pode estar produzindo muito óleo, mas isso não significa que ela está suja. É tão estranho, é quase como se as pessoas se sentissem suja com a hidratação natural da própria pele".

Dra. Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve, complementa, incluindo aqui a importância de lavar o rosto para quem tem acne: "Limpar a pele acneica é essencial para tirar a sujidade e os produtos que você passa na pele como parte do tratamento - muitos destes, inclusive, que não podem ficar na pele durante o dia", explica Dra. Monalisa. "Além disso, o próprio processo da acne libera uma quantidade grande de sebo, que dá margem à proliferação de bactérias, por isso limpar o rosto é fundamental".

Como escolher um sabonete para pele oleosa?

O essencial é optar por fórmulas que limpem profundamente e ajudem a controlar a oleosidade da pele, mas sem ressecar. Se você tiver acne, há fórmulas que ajudam mais ativamente no controle de cravos e espinhas, com ácido salicílico.

sabonete para pele oleosa

Nosso Limpador Facial, assim como tantas fórmulas da Sallve, foi criado para todos os tipos de pele, mas ele traz muitos benefícios para a limpeza da pele oleosa. "Um dos nossos principais objetivos na hora de desenvolver o Limpador Facial era limpar profundamente a pele, remover o excesso de oleosidade mas ao mesmo tempo hidratá-la para evitar o efeito rebote", conta Julia Petit.

+ Lavar o rosto: 7 erros comuns que você pode cometer e como evitá-los

Isso acontece graças à niacinamida e o extrato de buchu. A niacinamida é uma das melhores amigas da pele acneica / oleosa: na limpeza da pele oleosa ela age regulando diretamente a produção de óleo pelas glândulas sebáceas, melhorando a textura da pele, uniformizando o tom, ajudando a combater inflamações e, olha que incrível, diminuindo poros dilatados - de acordo com estudos como esse do Dermatology Times, que afirma que a niacinamida ajuda a, de fato, reduzir o tamanho dos seus poros. Seja a aparência ou de fato o tamanho, esse benefício acontece por conta da ação reguladora de produção de sebo na pele pela niacinamida. Vamos lá:

A principal causa de poros dilatados, como muitos já devem saber, é a oleosidade da pele em excesso. A combinação desse excesso de sebo mais células mortas acaba ficando depositada ao redor dos poros. O resultado? A aparência deles fica ainda maior. Portanto, produção de sebo regulada? Poros com a aparência menor e textura da pele mais uniforme.

+ Pele sensível: o que é, quais as características e como cuidar

O extrato de buchu entra reforçando essas ações: ele também é um seborregulador, ajudando na diminuição dos poros - e, assim como a niacinamida, também é anti-inflamatório (o que o torna um aliado no combate às espinhas).

Todas essas ações entram na fórmula do Limpador Facial para contribuir com sua limpeza profunda mas delicada: com ação anti-poluição, ele ajuda a desobstruir os poros, retira a maquiagem leve e o filtro solar. Tudo isso enquanto hidrata e reconstrói a barreira protetora da pele sem repuxar, graças ao super hidratante pantenol e o phytoesqualano presentes em sua fórmula.

+ A importância de se usar um limpador específico para o rosto

O phytoesqualano é uma molécula muito próxima de um composto que a pele produz naturalmente (lembra dos biomiméticos?). E aí o que acontece? Nosso organismo a reconhece e a processa como se ela tivesse sido produzida por ele mesmo, absorvendo-a e promovendo assim a reparação da barreira natural da sua pele.

sabonete para pele oleosa

Outra opção para a limpeza da pele oleosa é o Limpador Antiacne. Assim como o Limpador Facial, ele é um gel-espuma livre de sulfatos, feito especialmente para o cuidado diário das peles acneicas. Desenvolvido para o uso facial, incluindo área dos olhos, ele também pode ser usado no corpo.

Em sua fórmula, o ácido salicílico, além de auxiliar no processo inflamatório da pele, penetra e desentope os poros, promovendo uma esfoliação química que auxilia no controle e prevenção de cravos e espinhas. A melaleuca, por sua vez, ajuda a regular a presença de bactérias na pele e também age como anti inflamatório, suavizando a vermelhidão. Para fechar? A niacinamida, que, como já contamos, age ativamente no controle da produção de sebo pelas glândulas sebáceas.

"O Limpador Antiacne não só não resseca e como ajuda muito a controlar minha oleosidade. Isso foi o que me mais me chamou a atenção de começo", conta Vítor Duarte, que usou a Linha Antiacne por 25 dias para cuidar da sua pele acneica. Beatriz Bebiano, que também usou a Linha Antiacne por esse período, para mostrar a eficácia da linha, concorda: "O Limpador Antiacne é o meu favorido da Linha Antiacne. Ele faz uma limpeza que não parece que a pele vai cair depois. É uma limpeza profunda, mas que é bem confortável. Quando você termina de lavar o rosto, sente a pele macia, sequinha. Ela não tá doendo, não tá machucando. A gente geralmente tem preguiça de lavar o rosto, né? Mas com o Limpador Antiacne virou um momento de prazer para mim. Se eu pudesse, passaria cinco minutos massageando o rosto com ele".

E aí: já escolheu o seu?

vamos conversar?

mais do blog

buscar

sua sacola

subtotal

Loading
Login efetuado com sucesso!