#jornadadapele: Vitor Duarte, a acne e a busca pela "pele perfeita"

O Vitor usou a linha Antiacne por 25 dias e está por aqui para contar tudo que sentiu durante esse período e ainda compartilhar sua jornada com a acne

"A maioria das pessoas acha que acne passa, é uma fase. E acho que para determinadas pessoas ela passa mesmo. Mas comigo não é assim", começa Vitor Duarte, um homem adulto de 25 anos, que segue lidando com a acne desde a adolescência, e botou a prova nossa linha Antiacne por 25 dias.

Afinal, acne não é um assunto só para adolescentes ou só da mulher adulta. Ela também atinge homens adultos e pode ser persistente, precisando de acompanhamento, cuidados e tratamento por um período maior de tempo. Essa é a história do Vitor com a acne, mas poderia ser a de várias outras pessoas.

vitor duarte
Vitor Duarte antes de usar a linha Antiacne por 25 dias. Na foto, ele usa corretivo abaixo dos olhos, máscara de cílios, gel de sobrancelha e o Hidratante Labial.

Quem é o Vitor Duarte?

Atualmente morando em São Paulo (SP), o Vitor é de uma cidade pequena no interior do estado, chamada Barbosa. Ele é formado em arquitetura (mas não atua mais na área), tem uma drag queen (a Vitoria Sargatti) e é extremamente ligado a tudo que envolve arte e cultura. Os amigos dizem que ele é "pau para toda obra" e tem muitas habilidades – sabe costurar, pintar e tem uma loja de bijuterias online.

+ A importância de tratar a acne além do skincare

Sempre foi viciado em produtos de beleza, autocuidado e tudo que engloba esse universo. E, durante o nosso papo, ele se definiu com uma pessoa vaidosa algumas vezes. "Depois da pandemia, saí do emprego na arquitetura e comecei a doar mais meu tempo para pesquisar sobre coisas de beleza, produtos de beleza e maquiagem também. Sou super da arte, cultura e tudo mais. Bem mais que arquitetura. Tô numa busca incansável para me achar, para encontrar o que eu realmente vou querer fazer. Todo mundo precisa trabalhar, obviamente. Estou tentando me achar nesse meio. Não me arrependo de nada", compartilha.

A pele, a acne e o emocional

Quando o assunto vai para a pele, a história dele com a acne começa cedo, desde os 12 anos. "Sempre tive muita acne. Muita para minha percepção, eu sou exagerado. E entre 12 e 13 anos, começou a nascer barba e a inflamar também. Até hoje quando eu faço a barba é assim. Sou muito vaidoso. Quando começou na puberdade, meu rosto começou a ficar feio, não me sentia bem com ele", relembra.  

+ 8 mitos sobre a acne desvendados para aprender a tratar

O Vitor tem uma acne que aumenta por estresse e que é muito ligada ao seu emocional. Ele foi diagnosticado com depressão hereditária aos 17 anos: "Essas coisas emocionais são bem mais complicadas para mim. Tenho acompanhamento médico e tomo remédio desde então. Tudo isso influencia muito na minha pele."

"A acne sempre me afetou e até hoje me afeta. Hoje sou mais tranquilo, tento me desconstruir cada vez mais e consigo aceitar uma espinha que nasce. Eu não tinha, até os meus 19 anos, acne na testa. Parece que eu fiz 20 anos e falaram: vamos colocar acne ali na testa dele. Nossa, brotou. Nessa época, eu ficava muito triste emocionalmente, o que piorava o quadro. Minhas espinhas aparecem quando eu fico meio tristinho. Quando começou na região da testa, eu nem saía de casa. Cheguei a faltar a faculdade por causa de espinha."

Vitor Duarte

O arquiteto também foi vítima de muita opinião que não pediu e muitas sugestões de tratamento, mas nunca foi de acreditar em sugestões malucas, porque sempre amou pesquisar a fundo sobre o assunto e fazia tratamentos com dermatologistas. "Já me falaram que eu tenho sangue sujo, e por isso que tenho muita acne, por isso que minha pele fica muito inflamada as vezes", conta.

+ Estresse causa acne sim! Entenda por que e aprenda a tratar

Dá para aceitar a acne?

O Vitor explica que seu processo de aceitação da própria pele foi longo e surgiu na faculdade, quando teve mais acesso à cultura e a arte. Foi aí que notou que pele perfeita não existe: "Só depois dos 19 anos é que eu fui começar a querer, não normalizar, mas a aceitar a minha acne. Aceitar que minha pele é oleosa, que sempre vou ter poros dilatados, que é algo que me irrita muito. Sempre quis ter aquela pele lisinha, que é instruída no padrão da sociedade como uma pele perfeita. Quando eu entrei para faculdade, a gente meio que começa a ver o mundo aberto, ver pessoas que pensam, raciocinam, filosofam. Foi onde eu comecei a quebrar minhas barreiras de padrão estético. Eu comecei a aceitar mais minha pele."

+ As principais causas das espinhas, explicadas por uma dermatologista

"Hoje eu acho que comecei a entender que pele perfeita é a minha pele de agora, mesmo com acne, mas demorou muito. Hoje em dia tem marcas que lidam de um jeito humanizado, mas o que atrapalhava muito a gente, pessoas com acne, era porque o marketing era: 'você está defeituoso'. Hoje é sobre a realidade, sobre ser humanizado. Percebi que minha pele era perfeita, que tá tudo bem ter acne, que não é algo que vai me deixar mais bonito ou menos feio ou horroroso, sabe? Não é isso que me define", completa.

Vitor e a linha Antiacne da Sallve

Vitor Duarte após 25 dias de uso da linha Antiacne. Na foto, ele usa corretivo abaixo dos olhos, máscara de cílios, gel de sobrancelha, blush na maçã do rosto e lip tint.

O Vitor, que já era um fã antigo do nosso Sérum Antiacne, fez questão de confessar aqui que ele nunca acreditou muito em linhas para acne e que a experiência de testar a linha Antiacne da Sallve por 25 dias foi, sim, surpreendente.

+ Quais são os graus de acne e quais os tratamentos para cada um?

"Nunca fiz um skincare voltado totalmente para acne, uma linha inteira, porque eu nunca acreditei em produtos antiacne. Quando eu era jovem, lembro que ganhei da minha mãe uma linha assim, e não vi resultado. Só resolvia com produtos que a dermatologista passava. Então, nunca acreditei muito assim. A linha da Sallve foi muito boa, porque realmente eu vi resultados logo na primeira semana. A experiência pra mim foi fácil, boa e muito gostosa. É um momento que eu paro para cuidar de mim, para ser vaidoso comigo mesmo", conta.

E o que ele percebeu a curto prazo?

Logo de cara, Vitor notou que os produtos não estavam ressecando a pele: "Geralmente, produto voltado para acne sempre resseca a pele. E isso eu não gosto, porque a minha pele é oleosa. Se eu resseco ela muito, parece que fica mais oleosa depois e fica pior. Passa duas semanas e aparece mais espinha. E essa linha não, nenhum produto que eu usei ressecou a minha pele. O Limpador Antiacne não só não resseca e como ajuda muito a controlar minha oleosidade. Isso foi o que me mais me chamou a atenção de começo assim, de princípio."

+ Como a Linha Antiacne controla e amolece cravos

O segundo ponto foi que o Vitor sentiu que a acne parecia desinflamar mais rápido. "A acne nem chegava a ficar com pus. Não chegava a inflamar. E se inflamasse, em dois dias também já desinflamava", lembra.

Os favoritos: Limpador e Tônico Antiacne

No coração do Vitor, o Limpador e o Tônico Antiacne já tem morada. "São meus produtos favoritos. O Limpador dá uma boa segurada na oleosidade. O Tônico me ganhou, porque você sente que a pele tá limpa, sem ressecar e não deixa a pele irritada. Amo sentir que minha pele está limpa, mas não gosto de sentir que minha pele está irritada. Ele faz isso. Ele é um produto ótimo para quem ama sentir a pele limpa. E também acalma a pele, fica bem tranquilinha. Eu me apaixonei."

+ Óleo Antiacne: benefícios e como usar o óleo facial no tratamento da acne

Aqui ele ainda aproveita para falar que a Máscara Antiacne foi uma surpresa por não secar na pele ("sinto que minha pele fica hidratada") e para contar da sua experiência com o Óleo Antiacne. "No começo foi meio complicado porque minha pele é oleosa e o mito é que quanto mais óleo você coloca, pior é, mas é um mito. Comecei a entender minha pele e ver como ia reagir. Tanto que eu passei a não usar mais hidratante quando eu uso o óleo à noite. Ele já ajuda na hidratação e dá o que minha pele precisa."

Rotina prática e eficaz

O arquiteto até demora para escolher uma coisa só que gostou da linha. Mas de cara fala que achou a linha prática e fácil de usar: "Gosto de skincare, mas sou preguiçoso, então gostei de ser prático. Tá ali a linha completa. Você usa e pronto."

+ O que os produtos da Linha Antiacne fazem pelos nossos poros?

"Mas o que eu mais gostei é que além de tratar a acne, de tratar as inflamações da pele e tudo mais, comecei a perceber um glow, a pele um pouco mais iluminada, mais clara, diminuiu as manchinhas de acne. As manchas não estavam nem aparecendo, porque não inflamava mais", explica.

Ele afirma que hoje, passados os 25 dias de uso, sua acne não inflama tanto quando antes. "Inflamava muito e doía. Hoje eu sinto que depois de quase um mês a minha pele está sabendo lidar melhor com a acne. Ela consegue, usando os produtos, combater essa acne mais rápido. Você tem que fazer seu skincare, seu tratamento, porque é um paliativo. Mas eu sinto que minha pele se adaptou bem, está respondendo mais rápido", finaliza.

+ Linha Antiacne: como montar sua rotina diurna e noturna

Linha Antiacne

Você já conhece a Linha Antiacne da Sallve? Ela é a primeira jornada especialista em pele acneica, pois trouxemos uma rotina completa de tratamento antiacne que inclui: Limpador Antiacne, Tônico Antiacne, Sérum Antiacne, Óleo Antiacne e Máscara Antiacne. Conheça cada um dos produtos:

Limpador Antiacne

Limpador Antiacne é um gel-espuma, livre de sulfatos, feito especialmente para o cuidado diário das peles acneicas. desenvolvido para o uso facial, incluindo área dos olhos, mas também pode ser usado no corpo, sua fórmula possui Ácido SalicílicoMelaleuca e Niacinamida, formando uma poderosa ação para tratar e evitar o aparecimento de cravos e espinhas.

Tônico Antiacne

Tônico Antiacne é um tônico adstringente de limpeza, desenvolvido para peles acneicas - até as mais sensíveis. Ele limpa e controla a oleosidade da pele enquanto acalma e alivia a irritação da acne.

Sua fórmula com melaleucacentella asiáticaniacinamida e fermentados vegetais formam um poderoso aliado no tratamento e prevenção da pele acneica do rosto, mas também pode ser usado no corpo.

Sérum Antiacne

Você já conhece nosso Sérum Antiacne? Muito mais do que um secativo poderoso, ele é um sérum que ajuda a tratar e prevenir acne sem ressecar. Só ele contém o ácido salicílico - um BHA que desentope os poros - em sua concentração máxima de 2%, a melaleuca com o 4-terpineol que oferece todos os benefícios bactericidas e anti-inflamatórios sem irritar a pele, e a niacinamida e o extrato de buchu, que controlam a oleosidade e ajudam a minimizar poros dilatados.

O sérum antiacne tem um efeito secativo de espinhas em até 24 horas sem ressecar. Ele também previne o aparecimento de espinhas e cravos, desobstrui e minimiza poros dilatados, controla a oleosidade e melhora cicatrizes e manchas de acne, reduz a presença das bactérias causadoras da acne, a inflamação e a vermelhidão, e ainda repara a barreira de proteção da pele.

Óleo Antiacne

O Óleo Antiacne é um sérum-óleo facial de tratamento e prevenção à acne. Com absorção leve e rápida, ele tem o poder de hidratar a pele, ao mesmo tempo que fortalece a barreira de proteção e reequilibra a oleosidade da pele.

Sua poderosa fórmula contém óleo de melaleuca, que oferece todos os benefícios bactericidas e calmantes, sem irritar a pele, e Ácido Salicílico, que desobstrui os poros, além de óleo de jojoba e óleo de cominho preto. E o acabamento? Suave, macio e sem qualquer aspecto de oleosidade excessiva.

Máscara Antiacne

A Máscara Antiacne é uma máscara de tratamento para efeito de alívio da acne. Ela controla oleosidade, reduz vermelhidão, acelera o processo de recuperação da pele com espinhas e amolece cravos.

Sua textura é super cremosa, não resseca e nem repuxa a pele, deixando um acabamento macio e hidratante. a fórmula possui Argila Verde, Ácido Salicílico, Centella Asiática, Alfa-Bisabolol e Alantoína, formando um poderoso aliado no cuidado semanal da pele acneica.

E aí que tal incluir os produtos da linha antiacne na sua rotina de cuidados?

Lembrando sempre: consultar um (a) dermatologista é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele, combinado? ;)

vamos conversar?

mais do blog

buscar

sua sacola

subtotal

Loading
Login efetuado com sucesso!