poros dilatados

Poros dilatados: causas, mitos e como minimizar a aparência

Por que eles existem? Como vão embora? Quais são os mitos ao seu redor? A gente te conta tudo.

poros dilatados

Poros dilatados sempre foram motivo de incômodo estético. Desde o estouro dos filtros nas redes sociais, porém, esse incômodo parece ter tomado uma proporção ainda maior. Se nos acostumamos a ver nossa pele sem nem um poro sequer com um simples toque na tela, como é que fica quando nos olhamos nos espelho e damos de cara com a nossa pele de verdade - com poros, tantas vezes dilatados?

Antes de mais nada, é importante lembrar que poros dilatados são apenas uma característica da pele, especialmente da pele oleosa, e não um problema. Basta saber lidar com eles, entendendo a importância de mantê-los limpos e desobstruídos e pronto: tudo fica mais fácil de tratar (e lidar também). Poros têm uma função importante: eles são responsáveis pela secreção de suor e sebo. Além disso, é por eles também que saem os pelos da nossa pele. Quer uma curiosidade? Só no nosso rosto, há mais de 300 mil poros! "Todos nós precisamos dos poros, todo mundo tem poros, eles têm uma função fisiológica. Não dá para achar que você vai tirar tudo e ficar com pele de filtro de Instagram", começa Dra. Monalisa Nunes.

+ 6 ativos que ajudam a minimizar a aparência de poros dilatados

Mas com tanta informação sobre poros dilatados, fica difícil saber o que é mito e o que é verdade sobre o assunto. Nossa comunidade, por exemplo, tem uma série de perguntas sobre eles. E aqui vamos responder todas elas.

Qual é a principal causa dos poros dilatados?

A principal, como muitos já devem saber, é a oleosidade da pele em excesso. Além disso, a combinação desse excesso de produção de sebo mais o acúmulo de células mortas que acaba ficando depositada ao redor dos poros fazem com que sua aparência fique ainda maior. Mas há outros fatores que podem contribuir com o quadro, como água quente demais no banho, lembra? "Com essa desidratação que acontece com o banho muito quente, a pele entende que precisa produzir ainda mais óleo (é o famoso efeito rebote), o que pode causar uma dilatação nos poros", lista a dermatologista Dra. Camila Rosa. Ainda na lista do que pode incentivar poros dilatados? O suor e o o próprio tempo, que traz o envelhecimento da pele, que vai ficando mais flácida.

Poros dilatados têm a ver com genética?

Você com certeza já deve ter ouvido por aí que poros dilatados são questão de genética. Mas na verdade, segundo Dra. Camila Rosa, a genética aqui está ligada ao fator pele oleosa - e é a pele oleosa que costuma ter poros mais dilatados.

+ Como a Água Micelar e o Hidratante Facial ajudam a reduzir a aparência dos poros

Quais são os maiores mitos sobre poros dilatados?

Um dos maiores mitos sobre poros dilatados é que eles estão diretamente ligados à desidratação da pele: "Poros dilatados fazem parte de um perfil de pele mais crônico, a desidratação pode ser algo mais momentâneo. Peles hidratadas podem ter poros dilatados", afirma Dra. Monalisa. Outro mito que corre por aí é que é possível diminuir os poros com cauterização. De novo: a origem do problema é a produção de sebo em excesso da glândula, não o poro em si. Sobre esse tipo de procedimento para tratar poros dilatados, Dra. Camila Rosa alerta: "Isso só agrava o problema, uma vez que deixará a pele com cicatrizes".

Poros podem ficar maiores no fim do dia?

Não é impressão sua, eles podem sim, viu? Dra. Monalisa Nunes explica que isso acontece por conta do aumento da oleosidade na pele no fim do dia.

+ Sérum Antiacne e o auxílio para diminuir a aparência de poros dilatados

Dá para diminuí-los?

Sim, dá. O primeiro e mais importante passo? Procurar uma dermatologista. É o médico que vai decidir o melhor tratamento e recomendar uma rotina de beleza diária, que deve ser seguida à risca, aliando ativos que ajudam no tratamento do problema. Tome muito cuidado com dicas caseiras e automedicação: elas podem agravar o problema. Dra. Monalisa Nunes cita ainda mais fatores que podem ajudar na diminuição dos poros dilatados: "Com fotoproteção, tratamentos tópicos seborregulares e renovadores celulares e procedimentos dermatológicos como peelings e laser, é possível sim", lista.

Dra. Camila Rosa complementa com mais um tratamento dermatológico, que deve ser feito no consultório do seu médico: o tratamento de luz pulsada de 340 nanômetros, que vai agir especificamente na glândula sebácea, diminuindo o seu tamanho e funcionando também como bacterioestático. Outro ponto positivo do tratamento? Ele ajuda a melhorar a penetração dos cosméticos prescritos pelo seu dermatologista, auxiliando ainda na melhora da acne e da aparência geral da pele.

+ Poros desobstruídos com o Tônico Renovador

Poros dilatados podem diminuir com o uso de tratamentos cosméticos?

A atuação dos cosméticos nesse caso pode seguir por dois rumos: promovendo o efeito ótico de preenchimento de poros (que diminui o aspecto dos poros dilatados e não seu tamanho de fato) ou controlando a oleosidade/desobstrução dos poros. Isso, por sua vez, acaba reduzindo de fato a aparência dos poros mesmo. Entre os ingredientes que podem ajudar a diminuir poros dilatados está a niacinamida, estrela de várias fórmulas da Sallve, como Antioxidante Hidratante, Sérum Antiacne, Hidratante Facial e Água Micelar.

Há publicações, aliás, como essa do Dermatology Times, que afirmam que a niacinamida ajuda a, de fato, reduzir o tamanho dos seus poros. Seja a aparência ou de fato o tamanho, esse benefício acontece por conta da ação reguladora de produção de sebo na pele pela niacinamida. Produtos que incentivem a renovação celular da pele também ajudam nessa frente, além de desobstruir os poros, evitando cravos e espinhas.

Tratando poros dilatados com os produtos da Sallve

Na família de produtos da Sallve, há alguns produtos que ajudam a diminuir o tamanho dos poros, graças a alguns ingredientes de suas composições:

No Sérum Antiacne, além da niacinamida, o extrato de buchu ajuda justamente nessa tarefa por notoriamente auxiliar a regulação a produção de sebo da pele. Já o ácido salicílico da sua fórmula ajuda na renovação celular da pele, penetrando nos poros para retirar o excesso de sebo e bactérias que podem se acumular e causar acne.

Vale lembrar que o extrato de buchu também aparece na fórmula do nosso Limpador Facial. Essa planta da África do Sul tem uma grande quantidade de óleos essenciais e inúmeros benefícios, como ação anti-inflamatória, ajudar a controlar a produção de oleosidade e, claro, diminuir a aparência dos poros.

O Tônico Renovador também ajuda a diminuir a aparência dos poros dilatados: "Os alfa-hidroxiácidos (AHAs) presentes na formula funcionam como esfoliantes, promovendo a renovação celular, removendo/ diminuindo o sebo e as células mortas que se depositam ao redor dos poros, responsáveis por fazer com que eles pareçam maiores", diz Renata Ribon de Melo, do time de pesquisa e desenvolvimento da Sallve.

"Manter a pele hidratada também é importante para evitar o efeito rebote, que pode provocar um aumento da oleosidade. Dessa forma, a combinação de oito formas de ácido hialurônico, pantenol, cogumelo Fu Ling e fermentados vegetais do Hidratante Firmador auxiliam justamente neste ponto, para diminuir a aparência de poros dilatados", ela segue.

No caso da Água Micelar, os tensoativos também ajudam nessa ação: "Quando os poros estão com muito sebo, eles ficam mais abertos, aparentes mesmo. Quando você tira esse excesso de oleosidade e faz uma limpeza, eles tendem a diminuir”, explica Renata.

+ Qual é a diferença entre o Bálsamo Demaquilante, o Limpador Facial e o Leite Micelar?

Inclusive, em Teste de Eficácia Percebida, um grupo de participantes de pesquisa, com diferentes tipos de pele, usou a Água Micelar durante 21 dias, de acordo com as instruções de uso. Deste grupo, 90% dos participantes da pesquisa notaram que o produto controlou a oleosidade da pele; enquanto 86% dos participantes consideraram que houve diminuição no tamanho dos poros (menores, menos aparentes).

+ Qual é a diferença entre tônico e leite micelar?

Já nos testes de Eficácia Percebida do Hidratante Facial, após o uso do produto por 28 dias, 72% notaram que, a pele não ficou mais oleosa que o normal após usar o produto; enquanto 100% notaram os poros menos aparentes.

Sérum Antissinais

Sérum Antissinais é um sérum hidratante com retinol puro a 0,3% para tratamento noturno, que promove uma potente renovação celular. aliado a ativos poderosos como peptídeo de cobre e niacinamida, aumenta a síntese de colágeno, diminui a profundidade de rugas e linhas finas, minimiza a aparência de poros dilatados, uniformiza tom e textura, suaviza marcas, além de promover melhora da firmeza e da elasticidade da pele. a fórmula ainda conta com ácido hialurônico, que promove hidratação à pele. 

Voltar para o blog