Geralmente é ali em torno dos 12 anos que começa de fato a nossa jornada com a pele, não é mesmo? É quando vão começando a surgir os primeiros cravos e espinhas e, na grande maioria das vezes, a acne aparece. Desesperados, os jovens recorrem a espremer tudo, deixando de lado o mais importante: o cuidado e o tratamento daquela pele. Mas como começar a cuidar da pele na adolescência?
O que acontece com a pele na adolescência?
Dra. Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve, começa essa conversa puxando a importância de cuidar da pele para bem mais cedo: "Isso deve acontecer desde que a gente é bebê". Ela se refere às três etapas essenciais de uma rotina de skincare: limpar, hidratar e proteger.
+ Conheça as três etapas essenciais de uma rotina de skincare
O que muda, quando chegamos à adolescência, segundo a dermatologista, são os produtos que vamos passar a usar, e que já começam a ser mais voltados para uma pele oleosa, e não mais produtos voltados para a infância. "Mas essas três etapas, de limpar, hidratar e proteger, precisam começar desde cedo mesmo!"
Essa transição acontece em torno de 11 ou 12 anos, dependendo do adolescente, então um bom marcador para o início desses cuidados mais específicos é o início da puberdade. "A pele do adolescente costuma ser uma pele com mais tendência a oleosidade, então geralmente é uma pele oleosa ou mista. É uma pele que está em formação e modificação proveniente de alterações hormonais.
+ 9 dicas para cuidar da pele oleosa e que são simples de seguir
Desse ponto de vista hormonal, há o aumento dos hormônios sexuais, que são a testosterona, progesterona e estradiol. Na adolescência, a produção desses hormônios começam a aumentar, e essa alteração em suas taxas começa a ter ação nos orgãos sexuais, causando aumento de pelos, dando início ao ciclo menstrual, atuando na libido e daí por diante. Na pele, é fácil de entender: esses hormônios têm ligação direta com as glândulas sebáceas, então quando eles aumentam no nosso organismo, elas começam a produzir mais óleo, daí a pele mais oleosa.
Esse aumento na produção de sebo, por sua vez, causa a obstrução dos poros, e com isso surgem os cravos e espinhas.
Acne na adolescência: como tratar
Aqui entra um dos ingredientes mais famosos do skincare: o ácido salicílico. Ele é um BHA (beta-hidroxiácido) que não só promove a renovação celular na superfície da pele como consegue penetrar os poros, dissolvendo o excesso de sebo dentro deles, desobstruindo-os e eliminando os cravos e espinhas.
Entre outros benefícios do ácido salicílico para a pele oleosa estão o controle de produção de óleo pelas glândulas sebáceas e a diminuição da hiperqueratinização (controle excessivo de queratina, um dos responsáveis pelo surgimento da acne). Além disso, ele também diminui a proliferação bacteriana e o processo inflamatório local. O ácido salicílico, aliás, não precisa ser usado apenas no rosto: ele funciona muito bem para tratar a acne corporal, foliculite e até queratose pilar.
Dra. Monalisa Nunes explica que o ácido salicílico geralmente é inserido na rotina da pele na adolescência em sabonetes: "A gente geralmente começa por um sabonete de ação adstringente".
+ 8 mitos sobre a acne desvendados para aprender a tratar
É aí que entra o nosso Limpador Antiacne: ele é um gel-espuma livre de sulfatos feito especialmente para o cuidado diário das peles acneicas. Sua fórmula conta com ácido salicílico, melaleuca e niacinamida, para controlar a oleosidade, limpar profundamente sem ressecar, auxiliar no tratamento de cravos e espinhas, minimizar a aparência de poros dilatados, deixando a pele macia e sem repuxar.
+ Quiz da pele: você sabe o que a sua pele realmente precisa?
Outros cuidados importantes têm a ver com textura: na adolescência, o ideal é optar por fórmulas leves, como gel, sérum-gel, sérum ou emulsões, por exemplo. Ainda nessa listinha, opte por fórmulas não comedogênicas, ou seja, que não entupam os poros. E, de novo, jamais esqueça o protetor solar.
+ Protetor solar para pele com acne: por que é tão importante e como escolher
O que evitar?
A dermatologista complementa ainda que embora o controle da oleosidade da pele comece a entrar em cena, é muito importante evitar uma rotina muito secativa e não incluir um hidratante nos cuidados com a pele: "É muito comum que na rotina da pele na adolescência só se receite um sabonete com ácido salicílico e um adapaleno ou peróxido de benzoíla para tratar, sem nenhum outro cuidado. Não há a inclusão de um protetor solar ou hidratante. Isso acaba ressecando em excesso a pele, irritando essa pele, sem formar a base dos cuidados.
+ Hidratante para pele com acne: por que é importante e como escolher o seu
Produtos à base de álcool, como muitos tônicos, também podem ser evitados. Eles removem óleo em excesso da sua pele e podem causar efeito rebote, gerando inflamações e até causando mais espinhas.
Outro cuidado já muito falado, mas não custa repetir: não esprema as espinhas. Quando você espreme um cravo, pode estar, na verdade, empurrando o sebo e as bactérias para o fundo do poro causando inflamação e até mesmo uma espinha. Espremer cravos e espinhas podem evoluir para uma cicatriz de acne e até manchas. O ideal é que a extração seja feita por uma profissional através da limpeza de pele, para diminuir o risco de inflamações em vez de aumentar o problema.
O papel da alimentação
Prestar atenção aos nossos hábitos alimentares é sempre positivo, mas isso não significa uma dieta radical ou muito restritiva. "Alimentos embutidos, industrializados ou gordurosos inflamam o corpo. São alimentos que não são digeridos da forma mais adequada. E uma das bases da acne é a inflamação. Então sim, por um lado tem essa ligação direta com a questão da inflamação. Mas há também outro fator, como o caso de alimentos gordurosos, que deixam a pele mais gordurosa também. Um exemplo é quem come muita cenoura e beterraba e acaba ficando com a pele muito amarelada. Como esses alimentos vão para a circulação sanguínea, a pele acaba absorvendo parte disso", segue Dra. Monalisa.
Sua dica? "Não há um alimento específico que diminua acne, e sim uma alimentação balanceada como um todo", afirma a dermatologista. Ou seja: não precisa entrar em uma dieta restritiva caso você não tenha alergias ou intolerância alimentar. "Você pode comer doces e industrializados aqui e ali, não é o alimento específico sozinho que vai influenciar na acne. É a quantidade".
O segredo é, portanto, o equilíbrio: "É incluir alimentos saudáveis como frutas, legumes e verduras na sua alimentação, beber muita água e basear sua alimentação em alimentos que vêm diretamente da natureza, como por exemplo arroz e feijão", finaliza Dra. Monalisa.
Conselhos de uma dermatologista: responsabilizar e acalentar
Dra. Monalisa Nunes encerra a conversa revelando o que diz a seus pacientes que a procuram para tratar a pele na adolescência: "Eu ensino o básico, que é muito importante, e explico que tudo isso faz parte da fase pela qual eles estão passando. Não quer dizer que vai durar para sempre. São variações", conta. "Mas ressalto a importância do cuidado, que é subestimado. Porque na adolescência, mais do que nunca, os aspectos da pele são estigmatizantes e impactam muito a auto-estima. Além disso, eles podem deixar cicatrizes e manchas que vão acompanhar esse adolescente pelo resto da vida. Então sim, é um quadro que deve ser cuidado. O adolescente tem que, desde jovem, criar essa maturidade e responsabilidade de que sim, ele é responsável pela pele dele, e essas escolhas que ele fizer na vida vão impactar toda a sua história com a sua pele".
Linha Antiacne
Você já conhece a Linha Antiacne da Sallve? Ela é a primeira jornada especialista em pele acneica, pois conta com uma rotina completa e customizável de tratamento antiacne que inclui: Limpador Antiacne, Tônico Antiacne, Sérum Antiacne, Óleo Antiacne e Máscara Antiacne, que vão ajudar a controlar e reduzir a oleosidade excessiva da pele, desobstruir poros e diminuir sua aparência, acalmar a pele e eliminar cravos e espinhas. Tudo isso sem ressecar a pele. Todos os produtos podem ser usados no corpo, em regiões com acne.
+ Como a Linha Antiacne controla e amolece cravos
Conheça cada um dos produtos:
Limpador Antiacne
O Limpador Antiacne é um gel-espuma, livre de sulfatos, feito especialmente para o cuidado diário das peles acneicas. Desenvolvido para o uso facial, incluindo área dos olhos, mas também pode ser usado no corpo, sua fórmula possui Ácido Salicílico, Melaleuca e Niacinamida, formando uma poderosa ação para tratar e evitar o aparecimento de cravos e espinhas, controlando a oleosidade da pele sem deixar aquela sensação de pele repuxando.
Tônico Antiacne
O Tônico Antiacne é um tônico adstringente de limpeza, desenvolvido para peles acneicas - até as mais sensíveis. Ele limpa e controla a oleosidade da pele enquanto acalma e alivia a irritação da acne.
Sua fórmula com melaleuca, centella asiática, niacinamida e fermentados vegetais formam um poderoso aliado no tratamento e prevenção da pele acneica do rosto, mas também pode ser usado no corpo.
+ Sérum Antiacne x Óleo Antiacne: quais são as diferenças?
Sérum Antiacne
Você já conhece nosso Sérum Antiacne? Muito mais do que um secativo poderoso, ele é um sérum que ajuda a tratar e prevenir acne sem ressecar. Só ele contém o ácido salicílico - um BHA que desentope os poros - em sua concentração máxima de 2%, a melaleuca com o 4-terpineol que oferece todos os benefícios bactericidas e anti-inflamatórios sem irritar a pele, e a niacinamida e o extrato de buchu,que controlam a oleosidade e ajudam a minimizar poros dilatados.
O Sérum Antiacne tem um efeito secativo de espinhas em até 24 horas sem ressecar. Ele também previne o aparecimento de espinhas e cravos, desobstrui e minimiza poros dilatados, controla a oleosidade e melhora cicatrizes e manchas de acne, reduz a presença das bactérias causadoras da acne, a inflamação e a vermelhidão, e ainda repara a barreira de proteção da pele.
Óleo Antiacne
O Óleo Antiacne é um sérum-óleo facial de tratamento e prevenção à acne. Com absorção leve e rápida, ele tem o poder de hidratar a pele, ao mesmo tempo que fortalece a barreira de proteção e reequilibra a oleosidade da pele. Além disso, ele também ajuda a reduzir a inflamação da pele, cravos e espinhas.
+ O que os produtos da Linha Antiacne fazem pelos nossos poros?
Sua poderosa fórmula contém óleo de melaleuca, que oferece todos os benefícios bactericidas e calmantes, sem irritar a pele, e Ácido Salicílico, que desobstrui os poros, além de óleo de jojoba e óleo de cominho preto. E o acabamento? Suave, macio e sem qualquer aspecto de oleosidade excessiva.
Máscara Antiacne
A Máscara Antiacne é uma máscara de tratamento para alívio da acne. Ela controla oleosidade, reduz vermelhidão, acelera o processo de recuperação da pele com espinhas e amolece cravos.
Sua textura é super cremosa, não resseca e nem repuxa a pele, deixando um acabamento macio e hidratante. a fórmula possui Argila Verde, Ácido Salicílico, Centella Asiática, Alfa-Bisabolol e Alantoína, formando um poderoso aliado no cuidado semanal da pele acneica.
E aí que tal incluir os produtos da linha antiacne na sua rotina de cuidados?