A exposição solar sem proteção é um dos principais fatores desencadeantes do melasma, doença crônica que causa manchas escuras e amarronzadas no rosto. E, com a chegada do verão, a atenção precisa ser redobrada quando o assunto é proteção solar. Afinal, ninguém quer uma piora no quadro, não é mesmo?
Por isso, conversamos com dermatologistas para entender os principais cuidados de quem tem melasma na estação mais quente e ensolarada do ano.
Melasma piora no verão?
A Dra. Lilian Brasileiro, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), alerta que o verão é, sim, uma estação que pode acabar trazendo uma piora no quadro do melasma. Principalmente, por conta da maior exposição ao sol, com direito à praia, piscina e parques.
+ 10 mitos e verdades sobre manchas de sol na pele
“O verão é uma estação crítica para quem tem melasma, pois a combinação de radiação UV intensa, aumento da temperatura ambiente e maior exposição ao ar livre cria condições ideais para a piora do quadro”, afirma a dermatologista.
Mas calma que tem alguns cuidados que ajudam evitar essa piora!
Como cuidar do melasma no verão?
A regra número 1 é: nada de economia de protetor solar nesse verão! “Os cuidados devem ser redobrados, com o uso rigoroso de protetor solar com cor, reaplicado a cada duas horas, e o reforço de barreiras físicas como chapéus, óculos e roupas com proteção UV”, dá a dica a Dra. Lilian.
+ 8 problemas de pele que podem aparecer no verão
A Dra. Paola Pomerantzeff, dermatologista membro da SBD, ainda complementa: "Bronzear o corpo aumenta a chance do melasma piorar. Portanto, é preciso escolher: ficar bronzeado e piorar o melasma, ou se privar do bronze e suavizar o melasma. Ter os dois, infelizmente ainda não é possível."
Além da proteção redobrada, no rosto e no corpo, a Dra. Lilian Brasileiro afirma que é necessário manter alguns cuidados especiais com a pele no verão, para evitar desequilíbrios e manter a pele saudável.
+ 9 lugares em que você não pode esquecer de passar protetor solar
“Hidratação adequada e o uso de antioxidantes tópicos ajudam a reduzir os danos causados pelos radicais livres. Adotar uma rotina de skincare regular, incluindo produtos que tratam e previnem a pigmentação, é essencial para o controle eficaz”, explica.
Para resumir, aqui uma listinha com todos os cuidados para cuidar da pele com melasma no verão:
- Não descuide da proteção solar! No rosto, idealmente com cor, e no corpo, tá bom? Sempre em quantidade adequada e com reaplicação a cada duas horas. Entrou no mar, piscina ou suou demais? Reaplique após a secar a pele, mesmo com protetores resistentes à água e ao suor.
- Atenção ao horário! Evite atividades ao ar livre em horário de pico solar, entre 10h e 16h.
- Abuse de bonés, chapéus, óculos escuros e roupas com proteção UV.
- Evite procedimentos estéticos agressivos durante o verão.
- Faça sempre um acompanhamento com dermatologista para adaptar sua rotina da melhor forma possível.
Protetor Solar Antimanchas Com Cor
Nosso Protetor Solar Antimanchas Com Cor tem formato prático de bastão, que protege, uniformiza e trata em uma passada. Tem alta proteção solar FPS 90 UVA/UVB PA++++, muito alta proteção contra luz visível e alta resistência à água e ao suor.
Com ácido tranexâmico e niacinamida na fórmula, conta com uma poderosa ação antimanchas, que potencializa o tratamento contra manchas solares. Disponível em 8 tonalidades, tem uma cobertura média, que permite a construção de camadas e garante uma pele uniforme, mas sem brilho excessivo.