Microbioma Cutâneo: entenda sua importância para a pele

Já ouviu falar sobre o microbioma cutâneo? Ele é formado por milhares de bactérias, fungos e vírus que protegem a nossa pele.

Bactérias, fungos e vírus habitam na nossa pele, sabia? São milhares deles e a função não é a de nos prejudicar. Bem pelo contrário: eles estão ali para proteger o nosso organismo contra a hipersensibilidade, o ressecamento e outras doenças de pele. São eles que formam o microbioma cutâneo.

microbioma cutâneo

O que é o microbioma cutâneo?

"Esse ecossistema cutâneo é formado por pequenos organismos que desenvolvem uma espécie de barreira de proteção, mantendo o pH da pele em equilíbrio e prevenindo o surgimento de germes patogênicos. Esses microrganismos são chamados de comensais, ou seja, vivem associados a outro organismo, mas sem prejudicá-lo." explica a SBDRJ - Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional Rio de Janeiro.

O microbioma cutâneo é uma forte proteção para quem sofre com acne, dermatite atópica e psoríase.

Higiene da face

A higiene do rosto pode ser feita até duas vezes ao dia com um sabonete suave específico para a área, como o Limpador Facial. É importante não usar um sabonete agressivo, porque quanto mais você desengordura a pele, mais a pele resseca e mais óleo ela tenta fabricar pra compensar o ressecamento, podendo provocar o famoso efeito rebote.

A Dra Marisa Gonzaga da Cunha já nos ensinou que é importante entender que não podemos retirar todo o sebo que a nossa pele produz. Porque o microbioma cutâneo, esse conjunto de bactérias, fungos e vírus que colonizam a nossa pele, se mantém saudáveis na presença do sebo de uma maneira adequada. A higiene é fundamental para uma pele saudável, mas opte sempre por um sabonete facial sem detergentes agressivos.

limpador facial

Microbioma cutâneo e a dermatite atópica

Durante a 17ª edição do SBD Live, um encontro online promovido pela SBD - Sociedade Brasileira de Dermatologia - a dermatologista Clarissa Prati apontou que "durante os surtos de dermatite atópica, a diversidade bacteriana diminui e a proporção de Staphylococcus aureus aumenta. Em média, passa de 35% para 90%. É muito. Essa bactéria tem uma capacidade maior de sensibilizar a pele e isso é conhecido como a produção de superantígenos. Eles estimulam a resposta imune Th2 e outros mediadores inflamatórios, e as exotoxinas acabam por ser uma característica de determinadas cepas da Staphylococcus aureus”, destacou.

Cuidados para um microbioma cutâneo saudável

Outros fatores podem alterar o microbioma da pele, como uma alimentação desequilibrada, a ingestão de álcool em excesso, o tabagismo, o estresse emocional e produtos agressivos. Quando o microbioma é afetado, essas bactérias boas são removidas, e no seu lugar, as bactérias e fungos “ruins” podem se instalar causando sensibilidade, ressecamento da pele, infeções e inclusive episódios de acne, dermatite atópica e psoríase.

10 fatores que influenciam na saúde da nossa pele

Um banho com água quente pode ser um fator desencadeante. A Dra Camila Rosa já nos explicou que "dermatites pioram muito com água quente, pois já existe uma alteração da barreira cutânea, que se agrava com a alta temperatura da água". Portanto, banhos mornos, combinado? E claro, com um sabonete que não agrida a pele.

Outro cuidado fundamental é: pele hidratada é pele saudável. A hidratação faz com que a nossa pele se torne um habitat favorável a microrganismos bons. Uma pele que não retém ou repõe suas moléculas de água apresenta alguns problemas: “ela se torna mais sensível, suscetível a descamação e com maior sensibilidade, o que pode levar ao agravamento de doenças pré-existentes ou surgimento de lesões na pele”, alerta o dermatologista Dr. Damiê De Villa. A nossa dupla da hidratação está aqui: Antioxidante Hidratante + Hidratante Firmador.

Para quem tem predisposição: um dermatologista pode indicar o tratamento com prebióticos (para a pele) e probióticos (para o intestino).

E como a gente bem sabe, quando cuidamos de fora para dentro, mas também de dentro para fora (bebendo água, fazendo exercícios...) a nossa pele reflete todo esse viço.

Tem alguma dica, dúvida ou sugestão? Fale com a Sallve. A gente adora trocar experiências!

vamos conversar?

mais do blog

buscar

sua sacola

  • Loading