O que é aquele espacinho vazio nas embalagens da Sallve?

O que é aquele espacinho vazio nas embalagens da Sallve?

Se você sempre quis saber o que é aquele espaço vazio nas nossas bisnagas, pronto: a gente te explica sua importância!

Você já conhece nossas embalagens - sabe que elas são 100% recicláveis, e também quem está por trás de seu design todo colorido: Antonella Vanoni, design lead da Sallve, que já te contou como é seu processo de criação - da escolha do formato às cores de cada novo lançamento. Mas e aquele espacinho que vem vazio nas nossas embalagens?

Com vocês, o headspace

Ele tem um nome: headspace! O headspace é um espaço necessário em qualquer embalagem em formato bisnaga, para que o produto não transborde no processo de selagem das mesmas.

Tenta imaginar como funciona: durante o processo de envase dos produtos em suas bisnagas, elas ficam em uma fábrica, enfileiradas, com a parte de cima aberta. O produto é depositado em cada uma delas e, em seguida, em uma linha de produção, as mesmas passam por uma máquina que vai selá-las - como um esmagamento mesmo. Essa selagem é exatamente aquela extremidade superior da bisnaguinha que você tem em casa.

"Se tivermos o volume muito justo, o produto vai transbordar nesse processo", explica Flávio Pesante, consultor de P&D, embalagem e inovação da Sallve. "Esse headspace existe para preservar a integridade e segurança do produto, já que se ele encostar no ferramental pode gerar contaminação por impurezas presentes na própria máquina de selagem".

O headspace e o design

"Mais do que qualquer coisa, o headspace é uma necessidade técnica encontrada em diversos produtos: de alimentos a cosméticos", completa Antonella, explicando que para muitas pessoas, esta é a primeira vez que o headspace é visto assim, por fora - mas ele sempre está presente. "Por prezarmos muito pela transparência com a nossa comunidade, no nosso processo de criação de embalagem optamos por ter nossos shapes sempre translúcidos, sendo possível ver não só o conteúdo interno como também o espaço de ar que existe", explica nossa design lead, sobre como incorporou esse headspace que você nunca vê, mas que ficou visível nas nossas embalagens translúcidas.

Prazer, headspace!

Voltar para o blog