Peptídeo antiolheiras: o que é e quais os benefícios?

Conheça o mecanismo de ação desse ativo inovador para a região dos olhos

Um ativo diferentão que ajuda a suavizar olheiras azuladas, amarronzadas ou arroxeadas. O peptídeo antiolheiras é um ativo inovador com foco em resultados visíveis na região dos olhos.

"Ele auxilia na redução de olheiras, pois estimula a eliminação de pigmentos derivados da hemoglobina (como a biliverdina e o ferro), que causam a coloração escura das olheiras. Além disso, melhora a firmeza, o tônus da pele e suaviza o inchaço", conta a pesquisadora da Sallve Kathleen Sales.

Mas como ele consegue fazer tudo isso? Vem que vamos explicar todos os detalhes!

peptídeo antiolheiras

O que é o peptídeo antiolheiras?

Primeiro, é legal entender o que são peptídeos e por que eles são ativos cosméticos tão legais. Peptídeos são formados por cadeias de aminoácidos ligados por ligações peptídicas.

+ 12 hábitos que aceleram o envelhecimento da pele

Os peptídeos são importantes para o bom funcionamento do nosso corpo e podem ter diversas propriedades dependendo da ordem e combinação em que os aminoácidos estão dispostos para sua formação. Eles podem ter propriedades antioxidantes, cicatrizantes, renovadoras, uniformizadoras, entre muitas outras.

No caso do “peptídeo antiolheiras”, ele é formado por uma combinação de elementos, que formam um ativo com benefícios incríveis.

Primeiro, é claro, as "matriquinas" – Pal-GHK e Pal-GQPR -, peptídeos derivados da matriz extracelular e iguaizinhos aos naturais da nossa pele. As matriquinas agem para regular e organizar uma sequência de eventos necessária para o reparo da nossa pele.

+ Quais são os tipos de olheiras, o que pode agravar e como tratar?

Esses peptídeos ajudam a reforçar a firmeza da pele na região dos olhos, o que é muito importante para quem sofre com olheiras, já que uma pele mais fina e frágil nessa região favorece o aparecimento de olheiras, afinal, vasos sanguíneos e pigmentos tendem a ficar mais visíveis.

Olheiras sanguíneas

Além das matriquinas, o “peptídeo antiolheiras” conta com a crisina, um flavonoide, e a n-hidroxisuccinimida, um quelante de ferro, que ajudam a uniformizar a região.

Antes de entrar nesse papo é legal entender que existe uma relação direta entre pigmentos derivados da hemoglobina e o aparecimento de olheiras, como aquelas mais azuladas, amarronzadas e arroxeadas.

A hemoglobina é uma proteína presente nas hemácias, células vermelhas do nosso sangue que transportam oxigênio. Quando há alguma fragilidade, como má circulação, estresse, cansaço e alergias, por exemplo, essas células extravasam dos vasos sanguíneos e se degradam, deixando alguns pigmentos depositados na pele.

+ Bolsas nos olhos: causas e ativos para ajudar a eliminá-las

Um deles é a hemossiderina, um pigmento que contém ferro e causa uma coloração escura das olheiras, variando de marrom e roxo.

Os outros dois são a bilirrubina e a biliverdina. A primeira é verde-azulada e a segunda, amarelada. Ou seja, são aquelas olheiras mais amareladas ou esverdeadas.

As olheiras sanguíneas ou olheiras pigmentares sanguíneas – essas causadas pelos pigmentos sanguíneos – costumam entrar no grupo das olheiras vasculares, mas acabam que também podem entrar no grupo das pigmentares, mesmo que não estejam ligadas a melanina. Afinal, é uma causa vascular, mas que se manifesta de forma pigmentar.

+ Área dos olhos: cuidados e dicas para inserir na sua rotina

No peptídeo antiolheiras, a crisina estimula uma enzima envolvida na eliminação de bilirrubina e biliverdina, enquanto o NHS atua na hemossiderina, que contém ferro na composição. Ele ajuda a tornar o ferro solúvel, facilitando sua eliminação e diminuindo a pigmentação escura. Incrível, né?

Quais os benefícios do peptídeo antiolheiras na pele?

Como você já percebeu, os benefícios do peptídeo antiolheiras são inúmeros. Entre os principais estão:

  • Suaviza o tom das olheiras
  • Melhora a firmeza da pele ao redor dos olhos
  • Reduz bolsas e o inchaço na região dos olhos
  • Auxilia na melhora da microcirculação e a drenagem local

Ou seja, um ativo que tem foco em reduzir olheiras, suavizando o tom, além de estimular a microcirculação local mantendo a região dos olhos com aparência descansada.

Sérum Antiolheiras

sérum antiolheiras

Um tratamento antiolheiras com eficácia comprovada e resultados visíveis a partir de 4 semanas de uso. Sua fórmula une o poder da cafeína vetorizada a um poderoso peptídeo especialista para agir uniformizando progressivamente o tom de olheiras vasculares (roxas ou azuladas) e pigmentares (amarronzadas), além de reduzir o inchaço, bolsas e linhas finas ao redor dos olhos. A fórmula ainda conta com partículas de brilho que iluminam a região, promovendo um disfarce imediato das olheiras.

Que tal incluir na sua rotina de cuidados com a pele?

Voltar para o blog