Calcanhares e pés rachados: como tratar

Como tratar calcanhares e pés rachados? Aqui uma dermatologista te dá ótimas dicas e aponta mitos quando o assunto é pé rachado. A lixa? Fique longe, viu?

Pés rachados ou mais especificamente calcanhares rachados são algumas das queixas mais comuns quando falamos de cuidados com a pele do corpo. Não tem muito mistério: pés rachados são causados por um ressecamento excessivo da pele ou pelo atrito constante da região: "Quanto mais você andar descalço ou calçar sandálias desconfortáveis, maior a chance de ficar com os pés rachados", afirma Dra. Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve.

calcanhares e pés rachados como tratar

Pés rachados podem ter causas mais sérias?

Sim, pés rachados podem ser sintomas de outras doenças, como hipotireoidismo. É que o hormônio da tireoíde estimula a atividade das glândulas sebáceas e sudoríporas. Quando há uma queda nesse hormônio, ocorre a desidratação da pele, e o resultado pode ser pés rachados ou descascando. Outra doença ligada a pés rachados é a diabetes.

Mas Dra. Monalisa Nunes faz questão de esclarecer que as causas mais comuns são mesmo o ressecamento e o atrito constante na região: "No geral, pés ressecados não costumam ser sinal de outra doença".

+ Calos e calosidades: o que é, quais as diferenças e como cuidar

Como tratar e prevenir pés rachados

Muito além da estética, tratar pés rachados é questão de saúde: "Muitas vezes, as rachaduras são porta de entrada para microorganismos, como fungos e bactérias. Por sua vez, algumas dessas bactérias podem causar doenças mais graves, como a erisipela, que é uma doença que infecta toda a pele da perna", diz a dermatologista. "Além disso, caso a pessoa seja diabética, pés rachados podem se desenvolver em úlceras. Portanto, é importante manter a pele do pé integra, já que essa é uma parte do corpo que fica em contato com muita sujeira".

+ Pele sensível: o que é, quais as características e como cuidar

Tanto o tratamento quanto a prevenção de calcanhares e pés rachados tem como chave a hidratação. O ritual de passar um hidratante bem poderoso nos pés e em seguida calçar uma meia já é conhecido e indicado (especialmente antes de dormir!), mas a lixa, outra conhecida quando se fala em pés rachados, deve ser evitada: "É mito essa ideia de que quanto mais você lixar os pés, mais lisos eles vão ficar. Quanto mais você lixar um calo ou uma rachadura, mais você vai precisar hidratar", esclarece Dra. Monalisa Nunes.

No lugar da lixa, prefira fazer uma esfoliação, seguida por um hidratante de ação cicatrizante, como o Hidratante Reparador, que promove uma hidratação profunda e poderosa, além de acalmar e reparar a barreira cutânea. Tudo isso graças a ativos como pantenol 5%manteiga de karité, ceramidaseletrólitos e alfa-bisabolol.

Para prevenir pés rachados, vale ainda, além de esquecer o uso de lixas ("Só pioram o quadro", afirma Dra. Monalisa), evitar sapatos desconfortáveis ou o uso prolongado de sandálias desconfortáveis.

pés rachados

+ Pele do corpo: as diferenças para se conhecer

O nosso Tônico Renovador tem em sua fórmula 7% de AHAs, uma combinação dos ácidos láticomálico e glicólico, junto dos extratos de Hamamélis, Alcaçuz e Physalis. A função dos AHAs é a de promover uma esfoliação química (ou seja, sem grânulos) sem ressecar, além de hidratar e suavizar as cicatrizes.

Uso de ácidos no tratamento

Sabia que o Tônico Renovador da Sallve também é um ótimo aliado no tratamento e prevenção de pés rachados? É que os AHA (alfa-hidroxiácidos) presentes em sua fórmula podem ajudar no afinamento da camada córnea que está bem espessa nas calosidades - é a esfoliação química. Dessa forma, indica a especialista, "o Tônico Renovador ajuda no aspecto do calo como também aumenta a absorção do hidratante, que é essencial nesses casos”.

+ Tônico Renovador e Hidratante Reparador: os benefícios dessa dupla

A Dra Ana Cláudia Pompeu Raminelli, farmacêutica, doutora em cosmetologia e mestre em fármaco e medicamentos, explica como os AHAs (que são os alfa-hidroxiácidos presentes na nossa fórmula) agem:

"A ação hidratante que os AHAs têm está relacionada diretamente à capacidade química dessas moléculas em ligar-se à água e mantê-la no tecido. A ponto de haver estudos mostrando que a ação eficaz dos alfa-hidroxiácidos para fissuras plantares - as rachaduras existentes nos pés que são provenientes de ressecamento demasiado e que trazem um desconforto muito grande pro paciente além de um aspecto bastante esteticamente feio. Os alfa-hidroxiácidos revertem os casos de fissuras plantares pela hidratação e esfoliação que os mesmos apresentam".

vamos conversar?

mais do blog

buscar

sua sacola

subtotal

Loading
Login efetuado com sucesso!