Banho quente: água quente faz mal para a pele?

Banho quente: água quente faz mal para a pele?

A água quente faz mal para a sua pele, não tem como fugir. Mas calma que ninguém precisa tomar banho gelado pra sempre!

Você com certeza já ouviu falar que água quente é inimiga real oficial de uma pele saudável. Mas como faz para tirar da sua rotina de desde sempre aquele banho quente ao fim do dia, tão relaxante? Banho quente é delicioso, ninguém nega - mas a mais pura verdade é que água quente não faz bem para a sua pele. Mas calma!

"Sua pele é formada por diversas estruturas que devem estar em equilíbrio. Quando alguma coisa atrapalha esse equilíbrio, temos alteração da barreira cutânea", começa explicando a dermatologista Dra. Camila Rosa.

Antes de continuar, aquela refrescada básica na memória, porque já falamos muito aqui no blog sobre barreira cutânea. Ela forma uma espécie de "muro" sobre a sua pele, protegendo-a de problemas como a proliferação de bactérias, infecções e desidratação. Pense nela como um mecanismo de defesa do seu organismo, que não permite a penetração de agentes externos na sua pele. É ela que determina também o pH da sua pele, lembra?

Os efeitos negativos do banho quente na pele

Pois bem: lembra daquele papo de que a gente não pode jamais entrar na onda de querer tirar toda a oleosidade natural da nossa pele? A água quente faz justamente isso. O resultado? Barreira cutânea afetada e pele desidratada.

Outro efeito muito ruim da água quente sobre a nossa pele? "Com essa desidratação, a pele entende que precisa produzir ainda mais óleo (é o famoso efeito rebote), o que pode causar uma dilatação nos poros", lista Dra. Camila.

Quer mais um motivo para deixar a água quente no passado, pelo menos quando for lavar o rosto? "Dermatites pioram muito com água quente, pois já existe uma alteração da barreira cutânea, que se agrava com a alta temperatura da água", explica a dermatologista.

Mas calma que ninguém precisa tomar banho frio no inverno ou em qualquer outra estação se não quiser. É só você tomar banho morno ou quente, mas não pelando a ponto de irritar a sua pele e deixá-la vermelha.

"A água pode ser morna. Nesta temperatura, ela consegue remover a oleosidade da pele sem excessos e limpá-la sem agredir sua barreira cutânea", ensina a Dra. Camila. "Quanto mais alta a temperatura, pior para nossa barreira cutânea! O ideal é o equilíbrio sempre, nada em excesso faz bem", encerra a Dra. Camila.

A dica é: tomou um banho super quente no inverno? Capriche na hidratação em seguida para não acabar com a pele desidratada. Combinado?

Diminuindo a temperatura do banho quente: agua fria, sua maravilhosa!

A água fria, por outro lado, tem efeito de vasoconstrição, que ajuda a diminuir a vermelhidão e irritação de dermatites e outras sensibilidades da pele e até o tamanho dos poros. Além disso, baixas temperaturas ativam a circulação sanguínea, o que dá um viço natural à sua pele.

Hidratante Reparador

hidratante reparador

Você já conhece nosso Hidratante Reparador? Só ele nutre e acalma peles secas e sensibilizadas, repara danos e restaura regiões extremamente ressecadas. Sua fórmula não comedogênica combina ingredientes emolientes e umectantes poderosos como as ceramidas Biomiméticas e pantenol, com propriedades calmantes e que auxiliam na reconstrução e cicatrização da barreira da pele. O alfa-bisabolol entra com ação anti inflamatória, calmante e antioxidante, enquanto a manteiga de karité hidrata criando uma barreira e reduz a perda de água. Para completar, os eletrólitos garantem o balanço hídrico da pele.

Como os produtos da Sallve ajudam a manter a barreira cutânea da sua pele íntegra

O Hidratante Reparador formulado especialmente para peles sensíveis, secas e ressecadas, mas seus benefícios são comprovados em todos os tipos de pele, e ele pode ser usado no corpo todo. O Hidratante Reparador reduz a vermelhidão e acalma, deixando a pele luminosa e com toque macio, sendo um ótimo amigo para a sua pele após a depilação. Ele também previne acinzentamento e descamação e é é um cremão vegano, sem silicone, sem óleo mineral e sem crueldade.

Antioxidante Hidratante Corporal

Já o Antioxidante Hidratante Corporal é o melhor do tratamento para a pele do corpo em uma loção cremosa de rápida absorção. Sua fórmula une compostos antioxidantes (Vitamina E, Carnosina, extrato de café e óleo de semente de uva) a hidratantes como o Phytoesqualano, oferecendo uma série de benefícios com sensorial confortável e refrescante.

Além de oferecer hidratação prolongada, sua composição garante proteção de danos causados pela poluição, prevenção de sinais do tempo, melhora a circulação local e aumento da elasticidade.

Voltar para o blog