preparar a pele para o verão

5 dicas para preparar a pele para o verão

Como preparar a pele para o verão e garantir sua saúde a estação inteira? Aqui te damos algumas dicas simples para inserir já na sua jornada da pele.

preparar a pele para o verão

Todo mundo já conhece as indicações mais importantes para cuidar da pele no verão: capriche no protetor solar, se atente aos horários mais indicados para se expor ao sol e invista em acessórios como chapéus e óculos escuros para manter-se ainda mais protegido. Mas sabia que preparar sua pele para o verão é importante para manter sua saúde durante toda e temporada?

+ 5 motivos para proteger sua pele dos danos da exposição solar

Para o verão 2022, aliás, Dra. Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve, ressalta ainda mais a importância de entrar na temporada com o pé direito e todos os cuidados em dia: "Muita gente está muito pálida, há muito tempo sem pegar sol, com a vitamina D baixa, e isso pode gerar uma ansiedade em pegar Sol e se bronzear. Mas fazer isso sem proteção, de maneira intensa, logo no primeiro dia, é perigoso. A exposição solar intensa, feita dessa forma, não é adequada: só vai gerar queimaduras, e a vitamina D não vai crescer do nada. Então vá com calma, com exposições progressivas", aconselha a especialista.

Mas como já começar a sua pele para a estação mais quente do ano? Aqui a gente reúne cinco dias infalíveis e simples de colocar em prática.

1- De cara, preparar a pele para o verão pede o hábito do protetor solar

Protetor Solar é obrigatório o ano inteiro (não importa se está nublado ou frio, nem se você está dentro de casa - ou fora), mas no verão ele é ainda mais fundamental para proteger sua pele da radiação solar. A melhor forma de se preparar sua pele para o verão é ir treinando para não esquecê-lo em hipótese alguma, começando já a inserir esse hábito de aplicá-lo todos os dias, sem pular nenhum. Assim, o passo se torna tão mecânico quanto lavar o rosto e vira parte da rotina. Ah, e não se esqueça: ele deve ser reaplicado a cada duas horas.

+ Como passar protetor solar (e reaplicar também)

2- Pequenos ajustes na sua jornada para preparar a pele para o verão

Uma nova estação pode pedir por fórmulas mais leves - especialmente se você tem pele oleosa. Por isso, esse é o momento ideal para pesquisar hidratantes em texturas sérum-gel, por exemplo, como o nosso Hidratante Firmador, para preparar sua pele para o verão. Vale ficar de olho também se sua pele está ficando mais oleosa, o que pode causar mais cravos e espinhas. Como evitar? Um limpador facial que controle a oleosidade sem ressecar a pele e, que tal, nossa Bruma Reequilibrante, que vai te ajudar a controlar a oleosidade ao longo do dia?

+ A rotina de cuidados com a pele ideal para cada clima

3- Esfoliação: aliada na preparação da pele para o verão

Esfoliar a pele, como a gente já te contou, ajuda a dar viço, desobstruir poros, uniformizar tom e textura da pele e estimular a renovação celular. Tudo isso, especialmente para quem tem acne, é super bem vindo para preparar a pele para o verão: poros desobstruídos e renovação celular em dia diminuem bastante a probabilidade de cravos e espinhas.

4- Sua pele está hidratada?

Vale sempre lembrar: pele hidratada é pele com sua barreira protetora íntegra. E barreira cutânea íntegra é uma pele menos suscetível a irritações, sensibilização e doenças, ou seja: pronta para o verão. Por isso, preste atenção se sua pele não está ressecada, e capriche na hidratação, para preparar sua pele para o verão e não sofrer com ressecamento, efeito rebote ou irritação.

+ Por que é tão importante hidratar a pele?

4- Alimentação

A alimentação também pode ajudar a preparar sua pele para o verão - aliás, para mantê-la saudável durante o ano inteiro, sabia? Para esta estação, no caso, Dra. Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve, indica uma dieta rica em alimentos antioxidantes, como frutas vermelhas, berries e frutas cítricas, boas para diminuir a inflamação do nosso corpo. A dermatologista indica ainda frutas ricas em água para melhorar a hidratação do nosso corpo, como melancia e melão, além, claro, de beber bastante água, para manter corpo e pele hidratados.

+ Os alimentos da estação: primavera e verão

5- Exposição solar gradativa

Proteger a pele não significa abrir mão do bronzeado: quer bronzear a pele no verão? A melhor forma é fazer isso gradativamente, em pequenas quantidades e no horário indicado, que exclui o horário das 10h às 16h. "Em pequenas quantidades e nos momentos adequados, a exposição solar tem efeitos benéficos como ativar a cascata de produção da vitamina D. Por outro lado, a exposição exagerada pode causar danos que vão desde queimaduras, vermelhidão, manchas e envelhecimento precoce, a acne, queda da imunidade e câncer de pele”, aponta a Dra. Monalisa Nunes.

Dr. Fábio Gontijo, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e especialista em Oncodermatologia do Hospital Albert Einsten, ainda dá algumas dicas preciosas e diz que é preciso paciência. “A melanina se forma somente de 48h a 72h após a exposição solar”, aponta. Por isso, paciência na hora de se bronzear, sem se esquecer do Protetor Solar, que não vai atrapalhar no processo.

+ Bronzeamento saudável: isso existe mesmo?

Como a incidência de radiação ultravioleta está cada vez mais agressiva em todo o mundo, Dra. Monalisa Nunes ainda faz um alerta: “Esse horário (de não se expor ao sol das 10h às 16h) é recomendado na maioria das literaturas. Porém, considerando que em alguns locais do Brasil a radiação solar é muito mais intensa, vale a pena considerar o bom senso em exposição prolongadas mesmo em horários ditos como seguros”, explica.

Voltar para o blog